Curta Duração

O que são cursos de curta duração e 3 benefícios em fazer esse tipo de formação.

Ter uma carreira de sucesso é algo muito desejado por profissionais de diferentes ramos. E para isso, é necessário que a pessoa esteja em constante aprendizado, se atualizando e se desenvolvendo sempre, além de contar com uma boa formação.

E para quem deseja avançar profissionalmente e conquistar novas metas na sua carreira, uma opção rápida e eficiente é por meio dos cursos de curta duração. Quer saber mais sobre este assunto, entendendo o que é este tipo de capacitação e quais diferenciais ele oferece para o currículo? Então continue lendo este texto!

O que são cursos de curta duração?

O primeiro ponto que vamos explicar aqui é sobre cursos de curta duração. Este é um tipo de ensino que engloba diferentes cursos e especializações, e tem como principais elementos ser de curta duração e possibilitar a aplicabilidade imediata do aprendizado. Serve tanto para profissionais que precisam se atualizar sobre determinado tema, quanto para aqueles que necessitam ter uma visão rápida sobre uma nova área do conhecimento. E para permitir a aplicação prática, as aulas são formatadas para desenvolver as habilidades mais importantes do profissional do futuro, tais como:

  • Proatividade;
  • Gestão eficaz;
  • Tomada de decisões;
  • Espírito de liderança;
  • Resolução de problemas;
  • Orientação de equipe.

Com estes atributos, a pessoa se torna capaz de melhorar o perfil de líder e, consequentemente, aumenta a possibilidade de dar novos passos em sua carreira.

Quais os benefícios de realizar este tipo de educação?

Como vimos até aqui, por meio dos estudos ocorre uma maior capacitação profissional, resultando principalmente em gestões mais eficientes. Assim, tanto os gestores serão melhores, como também as empresas terão benefícios por contar com pessoas qualificadas para administrar os negócios. Mas além disso, existem outras vantagens que podemos encontrar, como:

Viver na prática o que se aprende

Um ponto que normalmente não encontramos no ensino superior é uma vivência prática. Por isso, é comum que a pessoa tenha dificuldade em sair da faculdade e logo se tornar um líder. E é aqui que os cursos de curta duração ganham destaque, uma vez que une questões práticas e teóricas, favorecendo que as ideias sejam amadurecidas e desenvolvendo características essenciais em um bom líder.

Aumento de autoridade no mercado

Uma vez que os cursos nesta área oferecem uma melhor capacidade de liderança, aperfeiçoando os conhecimentos, a probabilidade de se destacar é alta. Afinal, a pessoa começa a ser vista como uma autoridade no assunto e, por isso, se torna mais valorizada por outras empresas.

Aperfeiçoamento de acordo com o que o mercado exige de um líder

Não é novidade para ninguém que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, competitivo e exigente. E isso aumenta ainda mais quando falamos sobre líderes, pois eles são as pessoas que devem estar a par das novidades para oferecer a melhor gestão possível.

Desta forma, por meio desta especialização o aluno se encontra preparado conforme o que é requisitado para o cargo que ele possui ou almeja, contando com todas as características essenciais para se tornar um bom gestor de negócio.

Existem cursos diferentes?

Ao todo, podemos listar quatro tipos de cursos em escolas de negócios. E a diferença entre eles se dá na carga horária e no nível de certificação oferecido:

  1. Graduação: cursos com duração de até 4 anos, que formam profissionais para uma carreira no mundo dos negócios e conferem diploma de nível superior;
  2. Cursos de curta duração: cursos de curta e média duração (16h a 60h) indicados para atualização rápida e/ou aprofundamento em um assunto específico, que oferecem um certificado de conclusão de curso e cujos créditos eventualmente podem ser aproveitados numa pós-graduação;
  3. MBA: com mínimo de 360 horas, é voltado para quem deseja se especializar em determinada área, equilibrando conteúdo acadêmico com aplicação prática, e obter um certificado de pós-graduação lato sensu;
  4. Mestrado ou Mestrado Profissional: de 400 a 750 horas, tem um viés mais acadêmico e é indicado para profissionais que desejam desenvolver uma carreira como pesquisador e/ou professor.

Gostou de saber mais sobre os cursos de curta duração? Então não perca tempo e invista em ensino de qualidade hoje mesmo para melhorar a sua carreira profissional com a Trevisan!

Conheça os cursos:

Marketing