Sobre o curso

Iremos tratar sobre os pilares, fundamentos e as principais tendências da transformação digital bem como quais são os mais importantes conceitos sobre o assunto para que a transformação digital seja eficiente e eficaz. Além disso, apresentaremos como a experiência do cliente é vista no processo da transformação digital e como acontecem as transformações dos modelos de negócios, desde os processos operacionais, técnicos da transformação digital até os agentes culturais.

Objetivo

▪ Capacitar os profissionais a estabelecerem um sistema de gestão de combate à fraude e o assédio nas organizações.
▪ Difundir os conceitos associada à aplicação prática, no que se refere à prevenção, detecção/identificação e reação a atos de Fraudes e Assédios nas Organizações, por meio da utilização de referenciais da Criminologia Forense, Filosofia e Sociologia.
▪ Identificar os possíveis riscos de imagem e reputação por conta de uma investigação mal conduzida ou que utilize meios ilegais para obtenção das informações.

Conteúdo do Curso

▪ Identificação e investigação de casos de fraude e assédio
▪ Níveis de Maturidade de uma área de investigação
▪ Pilares de uma área de Combate a Fraudes e Assédio
▪ Definição de Fraude
▪ Impacto da Fraude
▪ Corrupção & Fraude – Uma confusão de conceitos
▪ Árvore da Fraude;
▪ Tipologia da Fraude
▪ Frequência por tipo específico de fraude
▪ Média de perda / tipo de fraude
▪ Estatísticas sobre Assédio
▪ Profissionais expostos a dilemas éticos
▪ Qual área deve ser a responsável pela operação e gestão da investigação?
▪ Quem são os investigadores forense?
▪ O que fazem os investigadores forense?
▪ Habilidades necessárias no combate a fraudes
▪ Estabelecer orçamento para área
▪ Formação da equipe
▪ Treinamento da equipe -Certificações
▪ Obstáculos internos para investigação
▪ Como surgem as investigações?
▪ Entrevista Demissional
▪ Canal de Denúncias
▪ Metodologia da Investigação – Diretrizes e Plano de Ação
▪ Ferramentas disponíveis

▪ Técnicas de Entrevista Investigativa Moderna
▪ PORQUE fazer uma entrevista: definições e conceitos; elementos da comunicação;
a comunicação na entrevista; audição ativa; tipos de entrevistas; fluxograma da
entrevista;
▪ OBJETIVOS de uma entrevista: ética empresarial; fraude e assédio; Compliance nas
organizações; aspectos jurídicos do processo de entrevista; ações comuns resultadas
do processo de entrevista; obstáculos durante a entrevista; representação durante a
entrevista;
▪ QUEM entrevista: perfil do entrevistador; atitudes do entrevistador que
comprometem a entrevista; a ética do entrevistador; estilos de entrevistador;
▪ QUEM entrevistar: tipos de entrevistados; abordagens para diferentes entrevistados;
o medo dos entrevistados; personalidade patológica; lidando com os receios dos
entrevistados;
▪ ONDE entrevistar: sala e local de entrevista;
▪ QUANDO aplicar uma entrevista: busca de informações; análise das informações
coletadas; definição de estratégia; agendamento e comunicação da entrevista;
▪ COMO entrevistar: preparação; estrutura da entrevista; fatores que atrapalham a
entrevista; estabelecendo padrões (Rapport); abordagem empática; tipos de
perguntas; confecção do relatório; entrevista por telefone.
▪ Condução do confronto positivo;
▪ Declaração direta e indireta de culpa;
▪ Transição;
▪ Lidando com as negações e objeções;
▪ Desenvolvimento de temas;
▪ Desenvolvendo a admissão;
▪ Obtendo a confissão

Detecção de Mentira e Obtenção de Informações
▪ As faces da mentira;
▪ Ferramentas de detecção de mentira;
▪ Por que mentimos?
▪ Fazendo ciência: Indicadores de Transparência;
▪ Compreendendo o código corporal;
▪ Compreendendo o código facial;
▪ Expressões faciais;
▪ Compreendendo o código verbal;
▪ Princípios básicos e regras gerais;
▪ Detalhando o código verbal;
▪ Tipos de objeções e negações;
▪ Identificando padrões;
▪ Características da voz – Paralinguístico;

Modalidade Ao vivo

É ideal para quem busca praticidade, autonomia e comodidade, além de possibilitar contato direto com seus colegas e professores.
As aulas virtuais (lives) dão autonomia para o aluno estudar onde e como quiser!

É fundamental a participação do aluno nas aulas ao vivo para o sucesso do aprendizado. Em casos excepcionais de ausência, é possível solicitar a gravação da aula perdida.

Professor responsável

Mario da Silva Junior, CFI - Especialista
▪ Administrador com MBA Logística Empresarial. Especialista em Investigações Corporativas e
Entrevista Forense. Diretor da S2 Consultoria e do Instituto de Pesquisa do Risco
Comportamental – IPRC.
▪ Em 20 anos de carreira conduziu mais de 4.000 entrevistas forenses no Brasil e ministrou
diversos treinamentos de Técnicas de Entrevista, Detecção de Mentira e de Apuração de casos
de Fraude e Assédio.
▪ Anteriormente, trabalhou no Ministério da Defesa, como Oficial do Exército Brasileiro, na
Creative Indústria e Comércio como Gerente de Operações e em Consultoria Internacional de
Gestão de Riscos Corporativos como Gerente de Compliance e Combate à fraude.
▪ Docente de Pós-Graduação e MBA de Gestão de Riscos e Compliance da Trevisan, da
Universidade Católica de Joinville, do IBMEC, FIA e UFScar.
▪ Autor de diversos artigos sobre Técnicas de Entrevista e Detecção de Mentira.
▪ Autor do livro “Manual do Entrevistador Investigativo Moderno.
▪ Primeiro brasileiro certificado pela International Association of Interviewers – CFI e segundo
colocado no prêmio CFI of the year 2017.