Sobre o curso

O curso de Formação de Agentes de Jogadores qualifica o profissional para atuar na intermediação de negócios do futebol e na gestão de carreira de atletas profissionais.

A CBF anunciou a volta dos exames obrigatórios para o exercício da atividade de intermediação no futebol brasileiro,

Após a FIFA desregulamentar, em 2014, a atividade de agenciamento de jogadores e o cancelar as licenças concedidas, coube às associações nacionais de cada país implantar sistema de cadastramentos de pessoas e empresas interessadas em explorar o mercado das intermediações no futebol.

Hoje, não mais se exige a aprovação em exame para ter permissão de atuar como intermediário, porém, a capacitação e o conhecimento ainda são diferencias para profissionais que atuarão no concorrido mercado do futebol mundial.

Objetivo

A seguir, listamos os principais objetivos que o curso de Formação de Agentes de Jogadores tem a oferecer para o profissional, são eles:

  • Apresentar as leis e regulamentos desportivos nacionais e internacionais, bem como os principais contratos utilizados e a jurisprudência dos tribunais esportivos sobre casos de intermediários;
  • Explorar as atividades complementares realizadas pelos agentes em benefício dos atletas, como: coaching, assessoria financeira e marketing pessoal;
  • Capacitar os agentes em técnicas de mediação e negociação;
  • Apresentar e debater a estrutura organizacional, os processos de gestão e a rotina do departamento de futebol de um clube brasileiro;
  • Conhecer o funcionamento de uma agência de jogadores e as atividades de intermediário;
A quem se destina

O curso de Formação de Agentes de Jogadores é destinado para os seguintes perfis:

  • Agentes e intermediários que já estão no mercado e buscam se reciclar ou adquirir conhecimento específico nas diferentes disciplinas oferecidas pelo curso;
  • Pessoas que desejam entrar no mercado da intermediação esportiva;
  • Pais de atletas que buscam conhecer as normas e contratos do futebol, bem como os direitos e deveres de um jogador, nas diferentes faixas etárias e estágios de carreira;
  • Advogados que buscam se atualizar nas leis e regulamentos aplicados aos negócios do futebol nacional e internacional;
  • Executivos, dirigentes e demais profissionais do futebol que queiram conhecer o mercado e as atividades de um agente de jogador.
Conteúdo do curso
  • Leis e regulamentos nacionais e internacionais sobre futebol;
  • Contratos de trabalho, formação e transferência de atletas;
  • Contratos de representação, intermediação e gerenciamento de carreira;
  • Assessoria Financeira e avaliação de ativos;
  • Gestão de carreira e coaching;
  • Marketing Pessoal e gestão de imagem;
  • Técnicas de mediação e negociação;
  • Jurisprudência da Câmara Nacional de Resolução de Disputas em casos envolvendo intermediários;
  • Gestão e organização do departamento de futebol de clube brasileiro;
  • Rotina e atividades de uma agencia de jogadores.
Diferenciais
  • Tradição – o curso mais antigo no mercado;
  • Abordamos a visão do clube e a visão internacional da FIFA;
  • Curso intensivo com melhor custo-benefício;
  •  Uma formação completa, que te prepara para o exame de intermediários da CBF e para a carreira além dela;
  • Professores atuantes no mercado;
  • Foco no futebol.
Modalidade Ao vivo

É ideal para quem busca praticidade, autonomia e comodidade, além de possibilitar contato direto com seus colegas e professores.
As aulas virtuais (lives) dão autonomia para o aluno estudar onde e como quiser!

É fundamental a participação do aluno nas aulas ao vivo para o sucesso do aprendizado. Em casos excepcionais de ausência, é possível solicitar a gravação da aula perdida.

Coordenador

Cristiano Caús – SSócio responsável pela área de Direito Desportivo do escritório CCLA Advogados; Mestre em Direito Internacional do Esporte pelo ISDE, de Madri; Especialista em Direito Desportivo pela Faculdade de Direito de São Bernardo e em Direito do Trabalho pela Escola Paulista de Direito; MBA em Gestão e Marketing Esportivo pela Trevisan Escola de Negócios; Autor do livro “Direito aplicado à gestão do esporte”; Professor titular da disciplina de Direito Desportivo da Trevisan Escola de Negócios; Membro da Comissão de Assuntos Jurídicos da Federação Paulista de Futebol; Advogado de diversos clubes e agentes do futebol nacional e internacional.

 

Docentes

Cristiano Caús – Sócio responsável pela área de Direito Desportivo do escritório CCLA Advogados; Mestre em Direito Internacional do Esporte pelo ISDE, de Madri; Especialista em Direito Desportivo pela Faculdade de Direito de São Bernardo e em Direito do Trabalho pela Escola Paulista de Direito; MBA em Gestão e Marketing Esportivo pela Trevisan Escola de Negócios; Autor do livro “Direito aplicado à gestão do esporte”; Professor titular da disciplina de Direito Desportivo da Trevisan Escola de Negócios; Membro da Comissão de Assuntos Jurídicos da Federação Paulista de Futebol; Advogado de diversos clubes e agentes do futebol nacional e internacional.

Fabio Mello – Sócio Proprietário da “FMS Gestão Esportiva”, empresa devidamente registrada na CBF para o gerenciamento de carreiras de atletas e treinadores. Formado em Gestão do Esporte e Pós Graduado em Administração e Marketing Esportivo, Fábio Mello é um dos principais nomes da nova geração de Agentes do Futebol Brasileiro, fato que o credenciou também a atuar como professor no “Programa de Formação de Intermediários no Futebol” da CBF Academy e do “Curso de Formação de Agentes de Jogadores” da Trevisan Escola de Negócios.

Marcello Giulio – Italiano, FIFA Master 15th edition. Trabalha no mercado de esportes e entratenimento há 13 anos. Teve passagem em clubes internacionais: FC Internazionale como treinador da base e no FC Barcelona como Diretor de Projetos no Brasil. Atualmente é sócio comercial da PSG Academy Brasil e Managing Partner da WStars ( consultoria de atletas e artistas). Foi também headhunter e coach para esse mercado.

Rafael Fachada – Doutorando e Mestre em Direito Desportivo (PUC/SP); Graduado em Direito (UFRJ); Membro do Grupo de Estudos em Direito Desportivo da FND/UFRJ; Coordenador Geral da Câmara Nacional de Resolução de Disputas da CBF; Autor do livro “Direito Desportivo: uma disciplina autônoma”.

Roberto Ваггacco – LL.M. em Direito (University of Oregon/17); Doutorando em Direito (USP); Mestre em Direito (USP/2019); Bacharel em Direito (USP/2013); Árbitro da Court of Arbitration for Sport (TAS/CAS); Árbitro e mediador da Court of Arbitration for Art; Mediador do Football Tribunal/FIFA; Membro da CNRD/CBF; Membro do Conselho Editorial da LawInSport.

Vinicius Lordello – Atual Executivo de Comunicação do Cruzeiro SAF, de Ronaldo Nazário, Vinicius Lordello tem dupla graduação (Ciências Sociais e Direito), Pós-graduado em Jornalismo Esportivo, Mestrado em Gestão de Reputação do Esporte, além de MBA em Gestão e Marketing Esportivo. Com passagens pelo Banco Itaú e Santos FC, onde foi Executivo de Comunicação em 2018, é Professor na CBF Academy, FIA/SP e Trevisan.

Rodrigo Siviéri – Professor de finanças, criador do curso Atitude Financeira e Empresário, iniciou sua carreira acadêmica ministrando aulas para graduação e pós graduação. Através das redes sociais, leva a educação financeira para milhares de pessoas todos os dias. Atualmente ministra palestras sobre Mercado Financeiro e Valuation em empresas de todo o Brasil. Engenheiro Civil por formação defende a ideia de que a educação financeira e o empreendedorismo são forças motoras capazes de mudar o Brasil.

Alexandre Mattos – Head Coach do Club Athletico Paranense; Eleito 4 vezes o Diretor Esportivo do ano; 10 títulos profissionais e mais de 70 títulos de base; Autor do livro: “Tudo começa com um sonho”.