Sobre o curso

DUPLA CERTIFICAÇÃO: TREVISAN E JOHAN CRUYFF INSTITUTE

Ao mesmo tempo em que o esporte representa paixão e emoção, ele é um negócio cada vez mais estruturado e sofisticado. Atualmente, são giradas cifras próximas a US $500 bilhões por ano no mundo por meio da compra e venda de direitos de transmissão, patrocínios, bilheteria, produtos licenciados, entre outros.

Assim como em outros setores da economia, a indústria esportiva experimenta uma verdadeira revolução digital na forma como o evento é produzido, como a comunicação é realizada e como o relacionamento entre a marca e o fã é estabelecido.

Neste contexto, cresce a necessidade de profissionais aptos a lidar com um novo consumidor esportivo, para quem as opções de entretenimento são cada vez mais amplas, as necessidades mais imediatas, os desejos mais complexos, entre uma série de outras características desafiadoras para o gestor de marketing.

Confira o PDF com detalhes do curso.

Confira o vídeo de lançamento da parceria – Trevisan Escola de Negócios e Johan Cruyff Institute
Objetivo
  • Apresentar os conceitos fundamentais do marketing esportivo atual
  • Explicar o que este novo consumidor esportivo deseja e espera do relacionamento com a marca/modalidade/clube/atleta
  • Discutir os prós e contras das diferentes formas de transmitir o evento esportivo
  • Conhecer e exercitar as ferramentas disponíveis para desenvolver engajamento com os fãs
  • Compreender os interesses das marcas ao se relacionarem com o esporte
  • Trazer o que há de mais atual no mercado esportivo internacional
A quem se destina
  • Profissionais que já atuam na indústria esportiva e desejam ampliar a formação com uma chancela internacional;
  • Pessoas interessadas em ingressar no mercado esportivo.
Diferenciais do curso
  • Conteúdo Internacional
  • Dupla certificação
  • Créditos para o MBA
  • Conteúdo complementar (campus virtual)
  • Descontos em cursos futuros
Conteúdo do Curso

1.) Fundamentos de Marketing Esportivo – 16h
– O Esporte: Origem, Conceitos, a Indústria, o Negócio e o Marketing Esportivo
– Conceitos e Estratégias em Marketing Esportivo
– Introdução ao Branding Esportivo
– Modelo de Plano de Marketing em Entidades Esportivas

2.) Marketing Digital Aplicado ao Esporte – 8h
– A revolução digital e seu impacto na indústria do esporte
– Estratégia digital: muito mais que marketing
– Conteúdos e plataformas: o poder das redes sociais para criar engajamento de fãs
– Da geração de conteúdo à monetização
– O desenho de um Plano de Marketing Digital
– Como implementar nosso plano

3.) Fan Engagement – 8h
– Introdução ao “Fan Engagement”
– Conceitos-chaves de Fan Engagement
– Entendendo o torcedor
– Estratégia de Fan Engagement
– Melhores práticas de Fan Engagement
– Tendências atuais e o futuro do Fan Engagement

4.) Patrocínio Esportivo – 24h
– Construção, posicionamento e identidade de marca no esporte
– Estratégia de comunicação e imagem no esporte
– O papel do patrocínio esportivo na estratégia da marca
– As diferentes modalidades de patrocínio esportivo
– Exposição x Ativação: agregando valor ao patrocínio
– Métricas de avaliação do retorno sobre o investimento
– Marketing de Emboscada

5.) Comunicação & Mídia no Esporte – 24h
–  Relações Mídia e Esporte: um histórico
– Departamento de Comunicação de Entidades Esportivas
– Negociação de Direitos de Mídia
– Batalha mercadológica: TV convencional x streaming
– Era das Fake News: como reagir
– Modelo de Plano de Comunicação de um Evento Esportivo

MODALIDADE AO VIVO

É ideal para quem busca praticidade, autonomia e comodidade, além de possibilitar contato direto com seus colegas e professores.
As aulas virtuais (lives) dão autonomia para o aluno estudar onde e como quiser!

É fundamental a participação do aluno nas aulas ao vivo para o sucesso do aprendizado. Em casos excepcionais de ausência, é possível solicitar a gravação da aula perdida.

Coordenador

Fernando Augusto Trevisan
Diretor da Trevisan Escola de Negócios. Mestre em Marketing Estratégico pela Cranfield University (UK). Bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV). Bacharel em Comunicação Social: Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Co-autor do livro Nos Bastidores da Educação Brasileira – A Gestão Vista por Dentro. Membro do Conselho Fiscal da Fundação Dorina Nowill para Cegos e da Associação de Apoio à Criança Deficiente (AACD). Criador de cursos e eventos na área de gestão esportiva. Criador da CONAFUT – Conferência Nacional do Futebol. Membro da Academia Lance! de especialistas em gestão esportiva desde abril de 2013.

Quero me inscrever