Sobre o curso

A indústria do futebol se reúne a cada quatro anos para seu maior espetáculo. Com audiência de 5 bilhões de pessoas e prestes a completar 100 anos existência, a Copa do Mundo é um dos maiores produtos de entretenimento já criados. Nesta edição no Qatar, alguns aspectos o tornam ainda mais emblemático em várias dimensões: geopolítica, social, organizacional e histórica. Vamos mergulhar de forma inédita no interior da edição mais complexa e polêmica, compreendendo os mecanismos que a levaram para um dos menores países do globo terrestre.

Objetivo
  • Apresentar as características de um megaevento esportivo
  • Explicar a transformação que faz deste um dos maiores produtos de entretenimento já criado
  • Compreender a complexidade de um evento que envolve: Governo, Fifa, Comitê Local, Seleções, Mídia, Público.
  • Debater o que faz desta edição um evento totalmente único e “divisor de águas”
Público Alvo
  • Estudantes de gestão esportiva
  • Profissionais ligas à indústria do esporte e entretenimento
  • Profissionais de Mídia
  • Pesquisadores
  • Jornalistas
  • Interessadas em geopolítica, geografia e Ciências Políticas
Conteúdo do curso

Aula 1 – Megaevento Esportivo
– O que faz de um evento o conceito de “mega”?
– Quais são os maiores eventos do planeta?
– Riscos e oportunidades para o país-sede

Aula 2 – Copa do Mundo: um produto de entretenimento
– História centenária
– Audiência de 5 bilhões de pessoas: como chegamos até aqui
– Modelo de negócio: como funciona, quem organiza, quem ganha

Aula 3 – Qatar 2022: um divisor de águas  
– Primeira edição completa realizada pela nova geração de dirigentes Fifa
– Primeira Copa no mundo árabe
– Candidatura e processo de seleção
– Especificidades locais: tamanho do país, regime de governo, religião, calendário

Aula 4 – Pós-Qatar 2022: Perspectivas para o futuro
– Como serão os Mundiais a partir de agora?
– O que podemos aprender com esta edição?

Modalidade Ao vivo

Ideal para quem busca praticidade, autonomia e comodidade, mas prioriza o contato virtual com colegas e professores. As aulas virtuais dão autonomia para o aluno estudar onde quiser!
Disponibilizaremos o calendário acadêmico para que o aluno faça o seu planejamento e participe das aulas ao vivo. A participação é fundamental para o sucesso do aprendizado.

Professor responsável

Ricardo Setyon – jornalista e cientista político com larga experiência internacional. Entre 1997 e 2010 atuou nos departamentos Técnico, de Protocolos, e de Marketing na FIFA, e em cerca de 20 eventos internacionais da entidade, especialmente em Copas do Mundo. Na Copa de 2014, trabalhou no departamento de Inteligência e Segurança. Foi também o Diretor de Comunicações do 1º Mundial de Clubes da FIFA, em 2000.

É especialista na Copa do Qatar, tendo sido consultor de campos-base de treinamentos de seleções e consultor de mídia internacional do CEO do Comitê Organizador. Será a 10ª edição de Copa da sua carreira, em que estará como membro da mídia internacional e parte do grupo de apoio ao Departamento de Comunicações da FIFA.