Sobre o curso

A governança corporativa assegura que as estratégias, processos e valores organizacionais estão sendo corretamente seguidos, além de promover uma cultura de transparência na prestação de contas na empresa. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de facilitar o acesso ao capital e, simultaneamente, contribuir para a sua perenidade do negócio e o bem comum. A relevância do tema tem sido crescente, especialmente por nortear as organizações para que alcancem os resultados esperados e garantam o alinhamento entre os interesses dos administradores com os donos do negócio, assim como a adoção de práticas sejam consoantes às expectativas das partes interessadas e à sociedade como um todo. Como parte do movimento global, as organizações brasileiras passaram a adotar ações orientados para ética empresarial e transparência, com destaque para as ações relacionadas a ESG (do termo em inglês Environmental, Social and Governance – ou, em português, ASG, referindo-se à Ambiental, Social e Governança). Acesse o conteúdo e aprenda mais sobre a evolução da Governança Corporativa no mundo, seus impactos para o mercado brasileiro com destaque para a Lei Sarbanes-Oxley, organograma da Governança Corporativa e atribuições do Conselho de Administração, importância da auditoria, impactos das questões éticas para as práticas na gestão organizacional e o uso de indicadores como parâmetro para avaliação das ações recomendadas.

O Snack é 100% online, você só precisa ter acesso a internet, computador, tablet ou celular. Você poderá assistir quando, como e onde quiser! O conteúdo ficará disponível para consumo por 30 dias. É mais autonomia no seu aprendizado.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

Para aprofundar seus conhecimentos sobre a implantação de boas práticas de governança corporativa e o gerenciamento por meio de indicadores e auditorias, os temas abordados são:

- Aspectos fundamentais da governança corporativa
- Governança corporativa e stakeholders
- Pilares da governança corporativa
- Governança corporativa e conflito de interesses
- Governança corporativa e órgãos de sustentação legal
- Conselho de administração
- Governança corporativa e auditoria interna e externa
- Governança corporativa no mundo
- Ética na governança corporativa
- Responsabilidade social e ambiental
- Principais orientadores da boa governança
-  Indicadores de desempenho para avaliação da governança corporativa

Corpo Docente

Samara de Carvalho Pedro é Docente e Pesquisadora na área de Gestão da Inovação e Tecnologia, Sustentabilidade, Gestão Estratégica e Governança Corporativa. É Doutoranda em Administração pelo Centro Universitário FEI (2019), Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2019), Especialista em Formação de Docentes para Ensino Superior (2016) e Bacharel em Administração de Recursos Humanos (2013) pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Possui conhecimento nos sistemas IBM SPSS Statistics, SmartPLS, R, HubSpot e Tableau. Foi Bolsista por produtividade no Programa de Educação Tutorial - CAPES/SESu - MEC. Atuou em Instituição de Ensino Superior na área acadêmica e financeira com a utilização de CRM, em projetos de Educação Corporativa, Gestão de Pessoas, Comportamento do Consumidor e Marketing.