Sobre o curso

O MBA Executivo em ESG e Impact, foi elaborado com o propósito de atender à crescente demanda das organizações por gestores com conhecimento avançado em implantação de projetos e programas estratégicos de Sustentabilidade, Análise de Risco ESG, Governança, Impact Investing e Responsabilidade Social e Ambiental.

Este curso de MBA destaca-se por fornecer uma visão integrada dos projetos e programas, permitindo o uso de conceitos e técnicas para propor soluções aos problemas reais do mercado.

Objetivo

O MBA em Negócios Sustentáveis – ESG tem como objetivo formar gestores com foco na Gestão para a Sustentabilidade, verificando e considerando os impactos de decisões estratégicas nos pilares ESG.

O curso promove uma visão geral e estratégica dos processos de gestão socioambiental e de governança corporativa ao mesmo tempo em que busca transmitir uma consciência quanto às práticas factíveis e aplicáveis às instituições/empresas que visam perpetuar suas margens econômicas/financeiras como consequência das ações ESG.

Isso é feito para ampliar a performance das instituições e auxiliar na formação de programas e projetos de Sustentabilidade, utilizando a metodologia contida na tríade: (i) conhecer os marcos regulatórios para construção de KPI’s mínimos, (ii) contingenciar e construir matriz de risco e (iii) mitigação e melhorias com inovação.

A quem se destina

Profissionais graduados de diversas áreas que desejam entender e implantar projetos e programas com foco em Análises de Sustentabilidade, Governança, Responsabilidade Social e Ambiental em empresas públicas e privadas.

Ao concluir o curso de MBA Executivo em ESG e Impact, o aluno estará preparado para ocupar diferentes cargos executivos em ESG e Impact.

Salário inicial de um Head de ESG pode chegar a R$ 22.000*

*Fonte Guia Salarial 2023 da Robert Half.

Modalidade Ao vivo

Ideal para quem busca praticidade, autonomia e comodidade, mas prioriza o contato virtual com colegas e professores. As aulas virtuais dão autonomia para o aluno estudar onde e como quiser!

Disponibilizaremos o calendário acadêmico para que o aluno faça o seu planejamento e participe das aulas ao vivo. A participação é fundamental para o sucesso do aprendizado.

Diferenciais
  • Corpo docente com atuação global, network, participação em comunidades de ESG e Impact, formação de nível internacional com preço justo.
  • Durante o seu curso você terá acesso ilimitado e sem nenhum custo adicional a plataforma Degreed, a maior plataforma digital para desenvolvimento das competências e habilidades mais buscadas no mercado!
Conteúdo do Curso
Contextualização ESG: ambiente regulatório  
Contextualização ESG (12h) e Compliance (12h) 24
Governança corporativa 24
Marcos regulatórios em sustentabilidade  24
Maratona ESG 1 12
Disciplina EAD: Desenvolvimento Sustentável e o Conceito de Sustentabilidade Empresarial – Geração de Valor  24
   
Mapeamento de fatores ambientais, sociais e de governança  
Indicadores de sustentabilidade 24
Análise de risco para decisões estratégicas 24
Diretrizes para a matriz de risco em sustentabilidade 24
Maratona ESG 2 12
Disciplina EAD: Critérios para Análise de Report de Investimentos Atrativos no Mercado de Capitais – (Conceito de Materialidade)  24
   
Mitigação de riscos e soluções  
Gestão de riscos para mitigação de impacto 24
Mecanismos setoriais de riscos ESG 24
Ferramentas de análises de dados aplicada ao ESG 24
Maratona ESG 3 12
Mercado e regulação do carbono 24
   
Melhores práticas  
Economia circular 24
Sustentabilidade como valor 24
Critérios para aferição de sustentabilidade 24
Maratona ESG 4 12
Direito Ambiental – Logística Reversa e Recursos Hídricos 24


Carga horária total: 432h/a

TCC não obrigatório, conforme Resolução n. 01 de abril de 2018, do Ministério da Educação
http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85591-rces001-18/file

Certificado

Ao final do curso, o pós-graduando que cumprir os requisitos para aprovação conforme Regulamento, é conferido o certificado de Pós-graduação lato sensu, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar, de acordo com a Resolução CNE/CES Nº 1/2018 de 06 de abril de 2018, publicada no D.O.U. em 09 de abril de 2018.

Coordenação

Fabricio Soler

Profissional com mais de 20 anos de atuação nas áreas de meio ambiente, sustentabilidade, infraestrutura, compliance ambiental, análise de riscos e ESG;

Advogado, mestre em Direito Ambiental pela PUC, com MBA em Infraestrutura pela FGV, especialista em Gestão e Negócios do Setor Energético pela USP e pós-graduado em Gestão Ambiental também pela USP;

Coordenador dos cursos de educação executiva Compliance Ambiental e ESG e Gestão e Direito dos Resíduos da Trevisan Escola de Negócios, e professor convidado de diversas instituições como PUC, UFSCar, ESA OAB-SP, entre outras;

Consultor da ONU para o Desenvolvimento Industrial e da Confederação Nacional da Indústria, tendo participado de projetos junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento e ao Banco Mundial;

Indicado por prestigiosas publicações internacionais (Chambers and Partners, Leaders League, Latin Lawyer, The Legal 500 e Who’s Who Legal) e pela brasileira Revista Análise Advocacia como advogado admirado na área de Direito Ambiental;

Autor de livros e capítulos em obras especializadas nas áreas de ambiente, resíduos, compliance ambiental, sustentabilidade, energia, agronegócio, entre outras;

Mentor do Green Sampa da Agência São Paulo de Desenvolvimento no setor de tecnologias sustentáveis e do Youth Climate Leaders que atua com os desafios da crise climática e do desemprego estrutural;

Membro da Associação de Professores de Direito Ambiental do Brasil, ex-conselheiro do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP e ex-presidente da Comissão de Direito da Energia da OAB/SP;

CEO do Instituto PNRS;

Caroline Palermo

Especialista em Direito Tributário pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Advogada e Professora de Direito Tributário em cursos de pós-graduação e em cursos preparatórios para concursos públicos e exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Processo Seletivo e Matrícula

O processo seletivo é composto pelas seguintes etapas:
1ª Etapa Inscrição – Preenchimento da ficha ou compra direta no site
2ª Etapa Pagamento – Pagamento da taxa de matricula
3ª Etapa Matricula – Entrega, via sistema, dos documentos abaixo:
• Cópia do RG e CPF ou Registro Funcional/ Carteirinha do Conselho Profissional (válidas
como documento de identificação – necessário conter número do RG, CPF e
naturalidade do aluno), CNH (aceita mediante apresentação de documento
complementar que informe a naturalidade do aluno), Passaporte ou RNE para alunos
estrangeiros.
• Cópia Certidão de Nascimento ou Casamento (necessário o envio caso o documento de
identificação não conste a naturalidade)
• Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso) – Para fins de matricula, caso ainda
não possua o diploma, será aceito o certificado de conclusão ou declaração da
conclusão do curso de graduação. Lembrando que para a conclusão do curso e
expedição do certificado de pós-graduação é obrigatório o envio da cópia do diploma
de graduação.


(*) Na impossibilidade de entrega do Diploma de Graduação no momento da matrícula, em caráter temporário, será aceita a cópia autenticada da Declaração de Conclusão da Graduação, com data da colação de grau. Nestes casos, serão estipulados novos prazos para entrega do Diploma, documento imprescindível para matrícula em cursos de pós-graduação.
Em caso de cancelamento da matrícula em até 7 dias, contados a partir do recebimento do acesso às aulas, será realizado a devolução do valor integral.