Sobre o curso
Desde 2020, o Fórum Econômico Mundial aponta a mudança do clima e a perda de biodiversidade como Top 10 riscos às economias do mundo. Estima-se que, só no Brasil, estes fatos representaram um custo de US$ 100 bilhões nos últimos 20 anos. Regulamentações também surgem tempestivamente dentro e fora do Brasil, com exigências de transparência e planejamento eficiente das questões climáticas. Em um cenário em que os riscos climáticos já apresentam perdas financeiras e impactos no setor produtivo, a estratégia climática tornou-se tema prioritário na gestão empresarial. Desta forma, o profissional capacitado para avaliar e orientar este planejamento corporativo estará à frente no mercado de trabalho.
Capacitar profissionais que já atuem ou que queiram fazer transição de carreira para as áreas de ESG e Sustentabilidade, em temas específicos do planejamento corporativo para a mudança do clima.
- Profissionais que já estejam nas áreas de ESG e Sustentabilidade;
- Profissionais interessados em fazer esta transição de carreira;
- Empreendedores/as e líderes de negócios.
Ideal para quem busca praticidade, autonomia e comodidade, mas prioriza o contato virtual com colegas e professores. As aulas virtuais dão autonomia para o aluno estudar onde quiser!
Disponibilizaremos o calendário acadêmico para que o aluno faça o seu planejamento e participe das aulas ao vivo. A participação é fundamental para o sucesso do aprendizado.
*Após o término do curso, as aulas ficarão disponíveis para os estudantes durante 6 meses. Aproveite essa oportunidade para revisar o conteúdo quando necessário.
- Conceitos Gerais:
- Mudança do clima: o que significa tecnicamente?
- Relevância, impactos e riscos associados
- Responsabilidade compartilhada, mas impactos diferenciados: justiça climática
- Agenda Internacional e Reports:
- Conferências Internacionais
- Emissões do Brasil e NDC Brasileira
- Movimentos de descarbonização
- Green Deal Europeu
- Regulamentação e exigência de transparência
- Reports e Frameworks: como divulgar os dados
- Avaliação e Definição de Metas
- Diagnóstico: Inventário de GEE e Cenário BAU
- Análise de Risco Climático
- Metas Climáticas
- Descarbonização e/ou Adaptação
- Netzero e neutralidade em carbono
- Plano de Ação e Monitoramento
- Medidas de descarbonização e adaptação
- Descarbonização inset e offset
- Soluções Baseadas na Natureza
- Engajamento da Cadeia de Valor
Profissional com mais de 15 anos de experiência em temas de sustentabilidade focados em mudança climática, formada em Relações Internacionais pela PUC – SP com estudos de extensão em Sustentabilidade e Responsabilidade Social na FGV -SP, MBA em Economia e Negócios pela Ufscar e mestrado pela Universidade de Sussex no Reino Unido. Teve experiência pelos três setores: privado em empresas multinacionais como PepsiCo e Suzano; Organismos internacionais ligados à ONU; Setor Público como Secretária municipal de meio ambiente, agricultura e desenvolvimento sustentável da cidade de Tietê, no interior paulista. Já coordenou projetos de planejamento urbano sustentável em mais de 20 cidades na América Latina e foi Gerente Sênior de Mudança Climática e Sustentabilidade da EY Brasil, atuando em desenvolvimento de estratégias para o setor privado e instituições financeiras alcançarem suas metas de descarbonização. Atualmente é Head de Sustentabilidade – Gerente Executiva da Bureau Veritas Group.