Sobre o curso

Empreendedores e gestores se deparam diariamente com diversas questões de natureza econômica que exercem impacto para as empresas. O conhecimento de conceitos de macroeconomia e uso de indicadores é crítico para o ambiente de negócios, tornando-se essencial a construção de cenários econômicos para auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Neste curso, além de compreender o funcionamento e os principais conceitos associados a estas políticas macroeconômicas, indicadores associados ao crescimento econômico-social e indicadores para análise de comércio internacional, também conhecerá os impactos da transformação digital pela perspectiva econômica. Acesse o conteúdo do curso e aprenda mais sobre todo o processo de transição da chamada Nova Economia para a Economia Digital e o contexto do mundo VUCA, o papel econômico da tecnologia e inovação, assim como os fatores que levam à emergência de uma nova visão de mercado e de comportamento no contexto da Economia Criativa e Colaborativa.

O Snack é 100% online, você só precisa ter acesso a internet, computador, tablet ou celular. Você poderá assistir quando, como e onde quiser! O conteúdo ficará disponível para consumo por 30 dias. É mais autonomia no seu aprendizado.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

Para aprofundar as suas habilidades relacionadas aos conceitos da Economia e suas aplicações para análise de cenários e compreensão no contexto da Transformação Digital, os temas abordados são:

- Introdução a cenários econômicos: lei da escassez, fluxo circular da renda e ciclos econômicos
- Cenários econômicos: indicadores macroeconômicos e sociais
- Cenários econômicos: sistema tributário brasileiro e regressividade tributária
- Políticas macroeconômicas e política fiscal
- Política fiscal: execução dos gastos públicos, déficit e endividamento
- Política monetária: representações e instrumentos
- Contas externas e comércio internacional: taxa de câmbio, mercado cambial e contas externas
- Contas externas, comércio internacional e balança comercial
- Comércio internacional: protecionismo, dumping e blocos econômicos
- Economia digital: da hipertrofia financeira ao mundo vuca
- Economia digital, criptomoedas e blockchain
- Economia criativa e transformação digital

Corpo Docente

Fabricio Pessato atua há 20 anos como professor universitário em cursos de Graduação e Pós-Graduação, palestrante e consultor na área financeira e de projetos de investimento. É membro do Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças (IBEF). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá. Experiência como gestor acadêmico na Coordenação de Cursos de Finanças e Ciências Contábeis no Grupo Ibmec, também é membro da Comissão Assessora da Avaliação ENADE para Gestão Financeira (INEP). Autor de livros, diversos artigos e participação em imprensa sobre economia e finanças.