ESG: Quais são as vantagens de implementar essa metodologia em uma empresa
ESG é um dos tópicos que mais têm ganhado destaque no mundo empresarial, e muito disso se dá devido ao fato de que essa abordagem tem atraído cada vez mais holofotes, seja por meio de um número maior de clientes ou de mais investidores.
No entanto, se você ainda não tem total certeza sobre o que é ESG exatamente e quais são os benefícios e vantagens que uma empresa possui ao utilizar dessa metodologia, então embarque com a Trevisan Escola de Negócios nesse conteúdo e saiba tudo sobre o assunto para não perder tempo e começar a aliar a sua governança à ESG! Boa leitura.
Antes de prosseguir, o que é ESG e qual a sua importância?
A primeira coisa que vamos explicar hoje é o significado dessa sigla que é cada vez mais falada. ESG significa Environmental, Social and Governance que, em tradução livre, seria Ambiental, Social e Governança, três pilares de fundamental importância e que são as bases para as métricas que são aplicadas pelas empresas que seguem este princípio.
Consequentemente, vemos também mais do que apenas o que é ESG, mas também a sua importância atualmente. E para ficar mais claro, devemos analisar o seguinte ponto: as medidas aplicadas fazem parte de uma análise de riscos que fazem toda a diferença na hora de um investidor tomar uma decisão, e essa pesquisa leva em consideração o meio ambiente e os impactos das empresas nele, bem como o bem-estar das pessoas e dos trabalhadores da empresa em questão.
Sendo assim, boas práticas de ESG são aquelas que se importam com a sustentabilidade e o bem-estar dos colaboradores, suficientes para evitar problemas judiciais, trabalhistas ou ações por impactos causados ao meio ambiente, e por isso são tão importantes e estão cada vez mais em alta!
E quais os benefícios de aplicar o ESG?
Uma vez entendido o significado de ESG, vamos falar sobre os benefícios de ter esses cuidados e seguir essa metodologia, corporativamente falando. Então para você que se pergunta como se dá a relação entre ESG e empresas no quesito vantagens, veja conosco quais são as principais que podemos analisar:
1. Contribui para a melhora do meio ambiente e da sociedade
Se as práticas da sua empresa visam evitar danos causados ao ecossistema, é fato que você está gerando um impacto positivo por não agredir a natureza como um todo. Como consequência, toda a sociedade é beneficiada com isso.
No entanto, não podemos fechar ESG apenas em sustentabilidade, uma vez que uma empresa que se preocupa com essas métricas também visa proporcionar um ambiente de trabalho positivo, que valoriza e não explora (de nenhuma forma) os colaboradores.
2. Redução dos custos
Se você começa a mudar os seus hábitos para pensar no meio ambiente por meio da redução do consumo de papel e plástico – para dar exemplos –, é fato que os seus custos passam a ser menores. Sendo assim, as suas contas começam a fechar com mais facilidade, e você não precisa se preocupar com custos e gastos adicionais.
E seguindo o que falamos sobre não ser autuado ou sofrer processos judiciais, esses são outros pontos que fazem com que você não tenha que se preocupar com maiores despesas devido à multas e processos, entre outros.
3. Cria uma imagem positiva
Atualmente, as empresas têm sido cada vez mais cobradas pelos cidadãos no que diz respeito à preservação e à não degradação do meio ambiente, ponto de cada vez mais destaque hoje em dia. Logo, se você tem uma empresa ESG, no sentido de ser uma organização que se preocupa com essas métricas, você cria uma imagem positiva da sua marca.
Consequentemente, você ganha maior competitividade no mercado, destaque na mídia e uma melhora da sua relação com o grupo de pessoas ou organizações que podem ter algum interesse de relação com a sua empresa. Não podemos deixar de lado também que o vínculo com os seus colaboradores se torna mais transparente, o que melhora os laços com todos os públicos que podem se interessar pela sua empresa.
4. Direcionamento dos impostos para programas sociais e culturais
Outro ponto que pode ser alcançado por meio das métricas dessa metodologia é o bom direcionamento das taxas que você precisará pagar. E o mais recomendado é direcioná-las para programas sociais e culturais, principalmente os que visam proteger animais ou o meio ambiente.
Como consequência dessa ação, que já é positiva por si só, você também consegue impactar o público externo, ou seja, quem está fora da sua empresa. E é exatamente com base nisso que surge a próxima vantagem que vamos citar.
5. Atrai clientes, acionistas e investidores
Com bons investimentos em ESG é fato que cada vez mais pessoas vão se interessar pela sua marca. Aqui, não estamos fechados somente em clientes que vão chegar até a sua empresa buscando os seus serviços, mas também acionistas e novos investidores.
O resultado disso é bem simples: a sua empresa começa a crescer em todos os aspectos, atraindo mais clientes, atraindo pessoas que podem comprar ações da sua empresa e aumentando, cada vez mais, a importância da sua empresa para o mercado como um todo.
6. Deixa os colaboradores satisfeitos
Por se tratar de uma ação (ou mais) que visa o bem-estar das pessoas que trabalham na sua organização, é fato que a satisfação deles vai aumentar. Como consequência, não serão raros os casos de indicações e de pessoas que querem fazer parte da sua empresa, por se tratar de um bom local de trabalho em todos os quesitos possíveis. E com um time cada vez maior, as chances de alcançar ótimos resultados também aumentam!
Como começar a ter ESG na liderança?
Para você que se preocupa com esses pontos e quer começar a investir nesse ramo, nós não poderíamos deixar de lado uma instrução sobre como iniciar! Então é exatamente por isso que vamos abordar agora como, ou por onde começar. E o primeiro passo é melhorar o time interno da sua empresa.
A ideia é fomentar ações que, para muitos, são tidas como pequenas. Então comece com a diminuição do uso de papéis no geral, bem como artigos descartáveis, preferindo usar a luz do dia à iluminação artificial, reduzindo o tempo de utilização do ar condicionado, entre outras ações. Uma ótima forma para ajudar nisso em todo o ambiente corporativo é por meio de campanhas para a conscientização.
No aspecto de liderança, aplicar uma política de ética, normas, transparência e responsabilidade interna é uma boa forma. E no âmbito social, você pode resolver criar programas de conscientização que usem de palestras, eventos, visitas entre outras atitudes que podem ajudar.
Para ficar mais fácil, é importante conhecer os índices ESG usados em nosso país, que são:
- Índice de Carbono Eficiente – ICO2;
- Índice Brasil ESG;
- Sistema B;
- Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3);
- Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT B3);
- Estratégia Investimento Verde.
E para te ajudar, você pode contratar um profissional que fez algum curso de ESG e que conhece todos os pontos importantes dessa metodologia e como aplicá-los corretamente, criando ótimas formas de ação para todos os colaboradores seguirem.
Ele será o responsável por definir uma estratégia condizente e adequada com os índices analisados, estabelecer as práticas a se adotar no primeiro momento, como será a estruturação dos dados, fazer a análise de efetividade e formar um conselho, sempre envolvendo todos os colaboradores para que seja o mais natural e intrínseco à política da empresa possível.
Ao aplicar todos os pontos adequadamente, você começará a ver os frutos que a avaliação ambiental, social e de governança pode gerar para o dia a dia da sua empresa!
E se você ficou interessado e quer saber mais, não deixe de conferir também os cursos da Trevisan sobre o tema, onde temos um MBA de ESG, que é o MBA Executivo em ESG e Impact e bem dois cursos rápidos para a sua escolha, sendo o Curso Rápido de Negócios, Sociedade e ESG e o de Gestão e Direito de Resíduos Sólidos. Venha conosco e dê o próximo passo na sua especialização profissional!