4 lugares para aprender mais sobre ESG

Se você acompanha as principais notícias do mercado, a sigla ESG pode não parecer estranha. O tema está crescendo cada vez mais em notícias, reportagens, artigos e relatórios relacionados ao comportamento empresarial das organizações.

ESG se refere a atenção da gestão de negócios relacionados a ações sociais, ambientais e de governança, a partir de seus valores éticos. Mas como isso pode afetar uma empresa e por que aderir às práticas de ESG pode impactar positivamente uma organização? É sobre isso que iremos falar neste artigo.

Continue lendo para entender melhor sobre as práticas ESG e conheça sugestões de 4 lugares para aprender mais sobre o assunto.

Investindo no conhecimento ESG

O impacto das organizações na comunidade e no meio ambiente entrou em evidência nos dias atuais, e a cobrança por ações sustentáveis pelas empresas está sendo cada vez mais necessária. Se você for em qualquer evento, por exemplo, vai encontrar painéis onde o termo ESG é colocado em discussão, pois ultimamente o tema é o fator central das discussões.

O ESG incorpora diversas questões ambientais, sociais e de governança, permitindo que o profissional avalie de forma holística cada um destes fatores, indo além das tradicionais métricas econômico-financeiras. Ao investir em um curso do segmento e se aprofundar no assunto, o aluno adquire o conhecimento para trazer para dentro da empresa questões cruciais para o bem da sociedade, para a construção de um mundo melhor e outros temas relacionados às questões voltadas ao meio ambiente, como debate sobre a diminuição de carbono, aquecimento global, poluição do ar, desmatamento etc; questões voltadas à responsabilidade social como direitos humanos, segurança no trabalho, diversidade de equipe, leis trabalhistas, investimento social privado etc; e questões ligadas às políticas de administração de organizações como a composição do conselho, auditorias, práticas anticorrupção, canal de denúncias etc; ambas de forma a afetar positivamente os resultados das empresas.

4 dicas de lugares para aprender mais sobre ESG

Como a pauta ESG está em ascensão dentro e fora das organizações, as empresas estão atentas a questões voltadas ao tema, além da procura por novas tendências que surgem no mercado. Com isso, o profissional que deseja atuar no ramo deve procurar por cursos onde ele possa adquirir conhecimento em assuntos relacionados à poluição, degradação do meio ambiente, vulnerabilidade social, desigualdade, entre outros.

Abaixo, apresentamos os quatro maiores e melhores exemplos para você investir em seu conhecimento em ESG:

Café com ESG – XP

No site Café com ESG da XP, você encontra as principais notícias do mundo relacionadas a ESG. São conteúdos voltados para profissionais e curiosos que procuram descobrir mais e se atualizar sobre a situação do Brasil e do mundo acerca do tema, incluindo os principais índices ESG nos países, comparativos da performance do ISE com Ibovespa e as listas de relatórios publicados pelo time da XP. Com esses dados, as organizações podem saber como investir e impactar os preços das ações do ramo em que atua, independente de qual seja.

Podcast ESG em Foco

O podcast ESG em Foco traz profissionais que são referência no assunto, trazendo referências, abordagens e desafios que passam frente às questões financeiras, sociais e ambientais de suas organizações. Você pode acessar os episódios em seu canal no Spotify ou na plataforma de sua preferência, basta buscar por ESG em Foco.

InBS – Instituto Brasileiro de Sustentabilidade

O Instituto Brasileiro de Sustentabilidade (INBS) oferece cursos sobre sustentabilidade e áreas correlatas, apresentando teorias e estratégias que funcionam para cada uma das pessoas e organizações que possuem interesse em aprender mais sobre ESG, com certificado válido em todo o país.

Conheça mais sobre o Instituto Brasileiro de Sustentabilidade e seus cursos no site da organização.

Trevisan Escola de Negócios

Se tornar adepto das práticas de ESG para uma organização exige conhecimento e um grande processo de adaptação. Nos cursos de ESG da Trevisan Escola de Negócios, o aluno aprende a como gerar impacto positivo nas questões sociais e ambientais, além de aprender a se posicionar aos problemas que são emergentes. São diferentes opções de cursos, entre eles o MBA Executivo em ESG e Impact, onde o aluno é capacitado a implantar programas e projetos estratégicos voltados à sustentabilidade dentro de uma organização, além de trabalhar com Análise de Risco ESG, Impact Investing, Governança e Responsabilidade Social e Ambiental. Negócios, Sociedade e ESG, onde o aluno aprende a utilizar ferramentas de suporte para criar estratégias de EESG & Impacto em seu ramo de atuação, além de estudar o impacto e a gestão de variáveis socioambientais para empresas, critérios de governança no mercado e legislação, e o curso rápido de Mercado e Regulação do Carbono, que capacita o profissional a gerenciar riscos e aproveitar oportunidades no contexto de mitigar e adaptar empresas à mudança global do clima.

Os pilares do ESG foram se tornando fundamentais nas tomadas de decisões de proprietários, diretores, gestores e investidores. Desde os últimos anos, as pessoas estão cada vez mais atentas sobre a postura que as empresas estão frente à responsabilidade social, fazendo com que as organizações passem a considerar seu impacto nas questões sociais, ambientais e financeiras do mundo. Se você deseja implantar ou iniciar uma agenda ESG em seu negócio, é muito importante estudar e se aprofundar no tema para entender como aplicá-lo em sua organização.