Sobre o curso

Explore as melhores estratégias para alcançar o sucesso na indústria esportiva com o MBA Executivo em Gestão e Marketing Esportivo da Trevisan Escola de Negócios! Esse programa foi desenhado para capacitar profissionais a conquistar posições de destaque em um setor em expansão, que movimenta mais de US$ 121 bilhões anuais em todo o mundo.

Em um mercado altamente competitivo como esse, é necessário preparo para identificar oportunidades e superar desafios. E, com nosso MBA, você adquire expertise em gestão, marketing e esporte.

Nosso MBA em Gestão e Marketing Esportivo é o primeiro da América Latina a entrar no Top 50 mundial! Veja aqui o ranking completo e saiba mais.

Os estudantes têm acesso a conteúdos multidisciplinares atualizados, ministrados por docentes especialistas do mercado esportivo. Nossa parceria com organizações de destaque – como a Johan Cruyff Institute, na Espanha – proporciona viagens de campo e visitas técnicas, agregando experiências práticas e enriquecedoras.

A Trevisan se destaca por oferecer uma formação abrangente e de excelência, promovendo uma integração eficaz entre teoria e prática na gestão e no marketing esportivo.

Os estudantes desenvolvem habilidades estratégicas, aprendem a oferecer produtos e serviços de excelência, e se preparam para atuar em diversas áreas e locais, como clubes, federações, empresas patrocinadoras, agências de marketing, gestão de estádios, mídia esportiva, secretarias de governo e escritórios de direito desportivo. Esse MBA online ao vivo te capacita para participar ativamente do mercado de esporte no Brasil, quebrar barreiras e se tornar um profissional de sucesso nessa área.

Não perca a oportunidade de se destacar em um mercado em crescimento! Se prepare para inovar, se adaptar ao novo cenário e alcançar o sucesso na indústria esportiva, transformando sua paixão em uma carreira brilhante e repleta de conquistas!

A quem se destina

Abra caminho para o sucesso com o MBA Executivo em Gestão e Marketing Esportivo da Trevisan. Esse MBA online ao vivo foi planejado para amantes do mercado esportivo que querem liderar nesse ambiente vibrante e em constante evolução.

Seja você um profissional experiente em busca de aprimoramento ou alguém que quer ingressar no setor de esporte no Brasil, essa especialização é a melhor forma de alcançar esse sonho! Nossa abordagem prática e atualizada permite uma imersão completa no universo esportivo, capacitando você com as habilidades essenciais para o sucesso.

Ao concluir o curso e receber seu certificado, você tem tudo o que precisa para entrar no mercado de trabalho, conquistando posições estratégicas na área de marketing esportivo. Seja atuando em clubes renomados, empresas patrocinadoras, agências de marketing ou em outros segmentos do setor, você tem tudo o que precisa para enfrentar os desafios e oportunidades que te aguardam!

O salário de um Diretor de Marketing experiente é superior a R$10.200*.

*Fonte: Vagas.com.br.

Modalidade Ao vivo

Ideal para quem busca praticidade, autonomia e comodidade, mas prioriza o contato virtual com colegas e professores.
As aulas virtuais dão autonomia para o aluno estudar onde quiser!
No início do curso é disponibilizado o calendário acadêmico para que o estudante faça o seu planejamento e participe das aulas ao vivo*.
Note que cerca de 20% do conteúdo do curso é composto por matérias online (assíncronas). Elas são disponibilizadas no primeiro dia de aula e são parte integrante do programa, devendo ser concluídas até o último dia do curso. Além da facilidade de fazer essas matérias na hora mais adequada pra você, elas permitem que o curso seja concluído num tempo mais curto.

*As aulas permanecerão disponíveis aos estudantes até o final do curso. Aproveite esta oportunidade para revisitar o conteúdo sempre que precisar.

Diferenciais

Nosso MBA em Gestão e Marketing Esportivo conquistou uma posição de destaque, sendo o primeiro da América Latina a figurar entre os Top 50 do mundo! Confira aqui o ranking completo e descubra mais sobre essa grande conquista.

Na Trevisan Escola de Negócios você encontra tudo o que precisa para uma formação completa, que aborda todos os pontos mais importantes do ramo e que abre novas portas para um futuro profissional repleto de  oportunidades profissionais.

Durante o curso, você terá acesso ilimitado e gratuito ao Programa de Competências para a Empregabilidade da Fundação Wadhwani. Este programa é projetado para preparar os estudantes para o mercado de trabalho, fornecendo habilidades e conhecimentos essenciais para a inserção, retenção e progressão na carreira. Além disso, o programa inclui a ferramenta “Preparador para Entrevista”, um simulador que permite praticar entrevistas e identificar pontos de melhoria, ajudando você a se preparar melhor para os processos seletivos.

Conteúdo do Curso

Módulo: Visão Estratégica do Esporte

  • Gestão Estratégica de Organizações Esportivas – (32h)
  • Estratégia de Marketing Esportivo – (32h)
  • Ciência do Esporte – (24h)
  • Compliance e Governança no Esporte – (22h – 100% online)

Módulo: A Indústria Esportiva

  • Gestão de Eventos Esportivos – (32h)
  • Gestão Contábil e Financeira no Esporte – (32h)
  • Ferramentas de Marketing Esportivo – (24h)
  • Gestão de Arenas e Instalações Esportivas – (22h – 100% online)

Módulo: Administração e Legislação Esportiva

  • Liderança e Psicologia Esportiva – (32h)
  • Direito e Legislação Esportiva – (32h)
  • Patrocínio Esportivo – (24h)
  • Esporte e Sociedade – (20h – 100% online)

Módulo: Tendências e Inovação no Esporte

  • Gestão Esportiva no Mundo – (32h)
  • Inovação e Tecnologia no Esporte – (32h)
  • Comunicação e Mídia no Esporte – (24h)
  • Business Analytics e Roadmaps por Data Driven – (22h – 100% online)

    Carga horária total: 438 h/a

    TCC não obrigatório, conforme Resolução n. 01 de abril de 2018, do Ministério da Educação.

    http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85591-rces001-18/file

ACESSO ÀS AULAS

Após a confirmação do pagamento, você terá acesso imediato às aulas das disciplinas 100% online do seu curso. As aulas ao vivo seguirão o cronograma disponibilizado na plataforma e pela coordenação do curso.

Aprovação, Certificado e Cadastro no ministério da educação

Para obter a certificação, o estudante deverá obter nota mínima 7 (sete) nas avaliações. Caso não alcance este requisito, o estudante deverá fazer novamente a(s) respectiva(s) disciplina(s) em caráter de dependência (DP), acarretando na cobrança de valor financeiro adicional.

Ao final do curso, o estudante que cumprir os requisitos para aprovação conforme Regulamento, é conferido o certificado de Pós-graduação lato sensu, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar, de acordo com a Resolução CNE/CES N° 1/2018 de 06 de abril de 2018, publicada no D.O.U. em 09 de abril de 2018.

Consulte aqui o cadastro do curso no Ministério da Educação.

Módulo Internacional

A Trevisan Escola de Negócios oferece um módulo internacional desenvolvido exclusivamente pelo Johan Cruyff Institute para os interessados em se aprofundar na indústria esportiva. Serão cinco dias de estudos com profissionais de destaque e visitas técnicas em instalações e entidades esportivas locais em Barcelona, uma das cidades mais importantes do mundo para o futebol e os esportes olímpicos.

Confira todos os detalhes desta parceria em Study Trip Barcelona: Gestão Esportiva na Prática

Coordenação

Nicolas Caballero

 Experiência de mais de 25 anos nas áreas de Gestão, Marketing e Patrocínio Esportivo. Coordenador de Curso e Docente em nível de graduação, especialização e mestrado. Orientou trabalhos em nível de especialização, mestrado e doutorado. Atuou em assessorias de marketing esportivo, agências de publicidade e departamentos de marketing e empresas patrocinadoras do esporte no Brasil e exterior. 
 
Docentes

 
Ary José Rocco Júnior

Professor Associado e pesquisador da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP). Vice-coordenador do Laboratório de Gestão, Políticas, Marketing e Comunicação em Esporte e Educação Física (LAGECOM-EEFE/USP). Membro do Conselho de Esporte do Estado de São Paulo, da Comissão de Avaliação e Aprovação de Projetos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte (CAAP) da Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo e do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Desportes no Gelo (CBDG). Ex-Presidente da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABRAGESP). Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas – SP (1989) e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1994), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006).
Carlos Aragaki

Carlos Aragaki, graduado e mestre em Ciências Contábeis pela PUC-SP, acumula experiências importantes em sua carreira. Dos 29 anos de trajetória possui experiência em auditoria estatutária e para a consolidação CPC/IFRS, em projetos de auditoria interna, análise de risco e de controles internos – COSO / SOX, auditoria para fusões, aquisições e emissão de laudos de avaliação contábil. Ampla experiência em auditoria de empresas de capital aberto e empresas familiares que requerem auditoria das suas demonstrações financeiras (BNDES/empréstimos). Adicionalmente, 17 anos são marcados pela especializada atuação na área de auditoria de clubes de futebol, sendo membro do Conselho Federal de Contabilidade na elaboração da resolução CFC de padronização das práticas contábeis dos clubes de futebol, analista e membro da Academia Lance do diário esportivo O Lance.
Vice-presidente de Administração e Finanças da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, faz parte da Câmara dos Contadores do Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil) e é professor de auditoria na PUC-SP.
Cristiano Caús

Sócio fundador e responsável pela área de Direito Desportivo do CCLA Advogados;
Mestre em Direito Internacional do Esporte pelo ISDE, de Madrid – Espanha;
Especialista em Direito Desportivo pela Faculdade de Direito de São Bernardo;
Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola Paulista de Direito;
MBA em Gestão e Marketing Esportivo pela Trevisan Escola de Negócios;
Consultor Jurídico do Santos Futebol Clube e da Federação Paulista de Futebol;
Autor do livro Direito Aplicado à Gestão do Esporte – 2013;
Professor e Coordenador de Direito Desportivo da Trevisan Escola de Negócios;
Árbitro indicado na Lista de Arbitragem Esportiva da CBMA;
Ranqueado pelo Leaders League e pelo Chambers and Partners como um dos 3 principais advogados esportivos do Brasil, desde 2020.
  Eric Bacconi Golçalves
Eduardo Corch

Pós-graduado em Sports Marketing pela University of California, Berkeley, com 25 anos de experiência no mercado esportivo, trabalhando em empresas como Adidas, BRF e Bridgestone, além da agência Havas Sports & Entertainment. Foi líder de projeto para marcas na Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016. Gerenciou contratos de patrocínios com clubes, atletas e entidades esportivas.

Fábio Wolff

Com 28 anos de atuação no mercado e mestre em Indústria do Futebol pela Universidade de Liverpool, Inglaterra, Fábio Wolff é um dos nomes mais reconhecidos na indústria do marketing esportivo no Brasil. Desde 2006 ele comanda a Wolff Sports, agência que já fechou mais de 2500 contratos nos últimos sete anos, envolvendo 107 clubes, nacionais e internacionais. Ele também é apresentador do podcast “Patrocinei!”, colunista no site MKTEsportivo e professor no curso de MBA em Gestão e Marketing Esportivo na Trevisan. Eleito pela Confut Sudamericana, Profissional de Marketing Esportivo de 2022 na América do Sul.

Fernando Fleury

Atualmente, sou fundador e CEO da Armatore Market + Science -somos uma deeptech pioneira em análise de fãs em larga escala – e tenho trabalhado com inovação e tecnologia para criar novos modelos de negócios para a indústria com a construção de soluções avançadas e modelos preditivos usando inteligência artificial, aprendizado de máquina e ciência de dados para entender os fãs desejam, necessitam, aspiram e compram para ajudar as organizações a aumentar o engajamento de fãs, suas audiências, converter mais vendas, criar patrocínios mais valiosos e muito mais.
Acredito que a tecnologia está mudando o comportamento do consumidor e as decisões de negócios exigem a compreensão de um consumidor em constante mudança e evolução. Um consumidor cada vez mais participativo e ativo nas tomadas de decisão. E para isso uma inteligência artifical capaz de dar respostas efetivas é fundamental.
Tenho 20 anos de experiência em marketing, comunicação e vendas; PhD com foco em comportamento do consumidor e marcas (FEA-USP / UMass); Experiência no desenvolvimento e implementação de pesquisa, inteligência e estratégias de marketing, marketing digital, promoções, relacionamento e prospecção de clientes, parceiros e patrocinadores. Experiência em empresas de diversos segmentos de mercado (área pública e privada), lançamento de novos produtos, gestão de contas, interface com clientes, gestão e liderança de equipes multifuncionais.
Com professor acadêmico leciono em cursos de graduação, MBA, Mestrado e Doutorado, no Brasil e no exterior. Também desenvolvo pesquisas ligadas a área de comportamento de consumo e inteligência artificial com diversas instituições parceiras em âmbito nacional é internacional.

Fernando Trevisan

Diretor da Trevisan Escola de Negócios. Mestre em Marketing Estratégico pela Cranfield University (UK). Bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV). Bacharel em Comunicação Social: Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Co-autor do livro Nos Bastidores da Educação Brasileira – A Gestão Vista por Dentro. Membro do Conselho Fiscal da Fundação Dorina Nowill para Cegos e da Associação de Apoio à Criança Deficiente (AACD). Criador de cursos e eventos na área de gestão esportiva. Criador da CONAFUT – Conferência Nacional do Futebol. Membro da Academia Lance! de especialistas em gestão esportiva desde abril de 2013.

Georgios Stylianos Hatzidakis
Mestre em Educação Física com Especialização na FGV-SP em Adm. Esportiva e Curso Avançado de Gestão Esportiva– CAGE – IOB – Instituto Olímpico Brasileiro\n45 anos de experiência em Organização de Eventos Esportivos. Sólida vivência Esportiva nos segmentos de Clubes e Entidades dirigentes, Experiência em implantação de Projetos de Ensino Superior (Graduação, Pós-graduação e Extensão).\nAutor do Livro Gestão, Compliance e Marketing no Esporte.\nAssessor de Inovação, Comunicação e Planejamento da Secretaria de Esportes de São Paulo.\nPresidente do Panathlon Club de São Paulo.\nProfessor de Pós-Graduação na Trevisan, Dom Bosco, ESA entre outras.\nProprietário da OLYMPIA SPORTS – (eventos para AMBEV, NESTLÉ, SEEJMG, SEME E OUTROS)\nEx-Coordenador do MBA em Gestão e Marketing Esportivo da TREVISAN e Ex-Presidente do Instituto de Educação Desportiva da UNIBAN\nEx-Diretor de Programa da Secretaria Nacional de Esporte Educação Lazer e Inclusão Social- SNELIS da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania\nEx-Gerente de Governança Corporativa e Comunicação Digital da CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo. (Administrativo e Projetos Especiais)\nEx- Conselheiro Federal – CONFEF (Conselho Federal de Educação Física) e Regional – CREF.
Ivan Rizzo

Bacharel (EAESP FGV) e Mestre (ESPM) em administração e doutor em ciencias pela USP, com mais de 20 anos de experiência entre agências, prestadores de serviços e clubes esportivos e governo do estado. Experiência em live marketing, patrocínio, programas sócio torcedor e principais linhas de receita dos clubes.
Jose Colagrossi

Formado em marketing pela Fairleigh Dickinson University e com MBA pela Columbia Business School, Jose Colagrossi soma mais de 30 anos de carreira nos segmentos de Inovacão, Inteligência de Mercado, Pesquisa, Gestão de Dados, Marketing, Engajamento Digital, Mídia e Comunicação, Patrocínio e Ativações, no Brasi, Estados Unidos e Reino Unido. Especialista nas tecnologias de Big Data, IA e Machine Learning, Colagrossi foi Diretor Executivo do Ibope Repucom, COO Global de Digital e Esportes da Kantar, Superintendente de Marketing, Comunicação e Inovação do Corinthians e atualmente é Vice-presidente Executivo da GT7.
Juliana Nabono Martins

Mestre em Ética e Integridade no Esporte pela Katholieke Universiteit Leuven, com vasta experiência na organização de eventos culturais e esportivos. Atuou, também, na realização da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 em São Paulo e nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Libia Lender Macedo

Graduação e Mestrado – USP
Ampla experiência universitária em cursos de Eventos, Gestão Esportiva e Educação como professora (SENAC, Escuela de Estudios Real Madrid e atualmente na graduação e Pós ESPM e MBA da Treisan Atuante no segmento de eventos (corporativos & esportivos) com planejamento, produção e consultoria, nas áreas de gestão/hunting/capacitação de staff. Participando de mega eventos como Jogos Pan americanos, Copa do Mundo e Jogos olímpicos. Idealizadora do @dicaevento e articuladora de temática de Esporte feminino, em especial futebol.
Luis Carlos de Oliveira

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu – USJT;
Doutorando em Promoção de Atividade Física e Saúde pela – USJT;
Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento Atividade Física e Saúde GETAFS / USJT;
Diretor do CELAFISCS – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul;
Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física GEPAF-USP;
Membro da Executiva da Rede de Atividade Física das Américas – RAFA/PANA;
Professor do Centro Paula Souza – Faculdade de Tecnologia do Esportes – Curso de Tecnologo em Gestão Esportiva e do Lazer;
Diretor I da Coordenadoria de Esportes da Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo.
Luis Felipe Tubagi Polito

Doutorado em Ed. Física; head do Núcleo de Excelência em Fisiologia do Ex. e Treinamento e do Núcleo de Prep. Física p/ Tenistas – Tennis Performance; Coord. Saúde e Performance do Sport Club Corinthians Paulista.
Marcello Giulio
Italiano, formado em Administração pela universidade “Luigi Bocconi” de Milão, Fifa Master 15th edition, Executivo de Futebol –CBF Academy.
Hoje é CEO da NY Soccer Legends, um programa 360* de futebol em New York City com diversos produtos: escola de futebol, summer camps, after-school, futebol competitivo.
Além disso, ele ocupa o cargo de Professor de Liderança, Gestão de Pessoas e Psicologia Esportiva no MBA de Gestão e Marketing Esportivo e no Curso de Agentes Esportivo da Trevisan Escola de Negócios desde 2018.
Trabalhou como diretor do projeto do FC Barcelona no Brasil participando ativamente ao planejamento e a implementação estratégica dos diferentes produtos de competição e entretenimento. Colaborou com algumas agências esportivas de gestão de carreira de atletas e marketing esportivo como gestor e consultor de negócios.
Foi também jogador do US Pergocrema e treinador da base da FC INTERNAZIONALE MILANO.
Fala fluente italiano, inglês, espanhol e português.
Marcelo Tolentino Abreu

Atuando a 28 anos no mercado com Análise de Crédito; de Risco Empresarial e estruturações de negócios. No cenário do futebol, realizamos Diagnósticos de Risco Empresarial – DRExp.
Mateus Rafael Ortiz Grings

Mateus Grings é consultor SAP na Indústria de Esportes e Entretenimento. Trabalha na SAP Labs Latin America, Hub de Inovação da SAP na América. Possui MBAs nas áreas de Gestão de Projetos e Marketing Estratégico e Graduação em Administração de Empresas. Visitou estádios e arenas inteligentes, clubes e centros de treinamento na Alemanha e parques temáticos referência em entretenimento/diversão nos EUA e Europa.
Renata Miranda Ianni

Graduada em Psicologia pela Universidade Mackenzie. Mestre em Ciências pela UNIFESP no Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas (Linc). Especialista em Psicologia do esporte pelo Sedes Sapientiae. Especialista em Neuropsicologia pelo CETCC. Atualmente atuo em empresas com atendimento com Biofeedback para gestão de estresse e ansiedade; atuo em clínica com psicoterapia, avaliação neuropsicológica, atendimentos com Bio e Neurofeedback e com preparação psicológica esportiva e/ou de performance. preparação psicológica esportiva ou de performance Ministro aulas em cursos de pós graduação ligados ao esporte e a neuropsicologia, e ministro curso específico e supervisões de Biofeedback.
Rodrigo Fortuna

Administrador, Mestre em Direito com especialização em gestão do esporte pela Case Western Reserve University e University of Pennsylvania. Consultor e pesquisador, foi considerado um dos professores de Gestão Esportiva mais influentes do mundo pela publicação Sport Management Education.
Processo Seletivo e Matrícula

O processo seletivo é composto pelas seguintes etapas:
1ª Etapa Inscrição – Preenchimento da ficha ou compra direta no site
2ª Etapa Pagamento – Pagamento da taxa de matricula
3ª Etapa Matricula – Entrega, via sistema, dos documentos abaixo:
• Cópia do RG e CPF ou Registro Funcional/ Carteirinha do Conselho Profissional (válidas
como documento de identificação – necessário conter número do RG, CPF e
naturalidade do aluno), CNH (aceita mediante apresentação de documento
complementar que informe a naturalidade do aluno), Passaporte ou RNE para alunos
estrangeiros.
• Cópia Certidão de Nascimento ou Casamento (necessário o envio caso o documento de
identificação não conste a naturalidade)
• Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso) – Para fins de matricula, caso ainda
não possua o diploma, será aceito o certificado de conclusão ou declaração da
conclusão do curso de graduação. Lembrando que para a conclusão do curso e
expedição do certificado de pós-graduação é obrigatório o envio da cópia do diploma
de graduação.


(*) Na impossibilidade de entrega do Diploma de Graduação no momento da matrícula, em caráter temporário, será aceita a cópia autenticada da Declaração de Conclusão da Graduação, com data da colação de grau. Nestes casos, serão estipulados novos prazos para entrega do Diploma, documento imprescindível para matrícula em cursos de pós-graduação.
Em caso de cancelamento da matrícula em até 7 dias, contados a partir do recebimento do acesso às aulas, será realizado a devolução do valor integral.