Sobre o curso

Uma das principais fontes de receita da indústria esportiva vem das empresas de mídia, que compram os direitos de transmissão das competições. No futebol brasileiro, por exemplo, cerca de 40% do faturamento total dos clubes são originados das vendas dessas propriedades. Além disso, novas plataformas de comunicação e engajamento digital com os torcedores vêm surgindo, transformando profundamente este mercado, como os chamados serviços de OTT (over-the-top) e streaming . Na outra ponta, tanto os atletas quanto as entidades esportivas têm percebido o potencial de criar o seus próprios conteúdos, dentro e fora das competições, criando um novo ambiente de relacionamento com o fã.

Objetivo

Familiarizar os alunos com as relações entre o esporte e os mais diversos meios de comunicação. Explorar a importância desta relação para o sucesso de um evento esportivo.
Apresentar os mais diversos fatores que impactam esta relação e os resultados que os diferentes cenários podem proporcionar.

Conteúdo do curso

• Introdução ao histórico Relações Mídia x Esporte.
• Departamento de Comunicação de Entidades Esportivas
• Diferenciação entre Relações Públicas e Assessoria de Imprensa
• Introdução sobre Direitos de Transmissão
-Negociação de Direitos de Mídia
•O Esporte na Era da Internet
-Batalha mercadológica TV convencional x streaming
-Gerenciamento de Redes Sociais
• Gestão de Crise no Esporte
-Era das Fake News – como reagir
-Reportagens Negativas e tendenciosas
• Apresentação de Plano Completo de Comunicação de um Evento Esportivo.

Professor Responsável

  • José Colagrossi