Eficiência Tributária

Assim como as empresas se beneficiam da transformação digital, ela também traz mais eficiência e agilidade aos órgãos governamentais, entre eles os setores de fiscalização. Neste contexto, a contabilidade tributária – ramo do setor contábil que apura, monitora, planeja e faz a gestão dos tributos da empresa – assume um papel ainda mais estratégico na sustentação do compliance. Sua atuação deve começar antes mesmo do início das operações do negócio, gerindo a burocracia envolvida no processo de abertura de uma empresa e sustentando a escolha do melhor regime tributário para garantir a adequação e minimizar a carga tributária. Além disso, a contabilidade tributária tem a tarefa de analisar todas as operações identificando possíveis impactos fiscais e reduzindo os riscos. As empresas que contam com uma contabilidade tributária eficiente aumentam sua competitividade no mercado, na medida em que podem aproveitar melhor as oportunidades legais, ao mesmo tempo em que ganham relevância entre os potenciais investidores e melhoram sua imagem diante dos clientes dado o ganho de transparência que o processo permite.

Quer saber mais? Acesse já o link!