Inteligência de mercado
Você já ouviu falar em inteligência de mercado? A estratégia é muito parecida com a inteligência de negócios, ou business intelligence (BI), mas diferente desta, é focada exclusivamente no marketing. A MI (marketing intelligence) coleta e analisa dados e informações das mais variadas fontes, como registros de vendas, pesquisas de mercado e dados de redes sociais, para subsidiar planejamentos e decisões estratégicas de marketing. A transformação digital, além de permitir ampliar as bases de dados para pesquisa, sofisticou os processos de análise, tornando cada vez mais apurados os perfis de público-alvo, a projeção de tendências e o estudo da concorrência. Existem muitas plataformas e softwares que auxiliam na coleta e tratamento dos dados para MI. Um profissional bem preparado precisa dominar ao menos de duas a três delas para estar apto a projetar cenários e identificar oportunidades de aprimoramento ou novos negócios, dando uma vantagem competitiva real e mensurável à empresa.
Quer saber mais? Conheça o nosso curso sobre Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning.