Sobre o curso

Valor com cupom de desconto aplicado

O MBA Executivo em ESG e Impact da Trevisan oferece uma jornada única para quem deseja se destacar em um mundo empresarial em rápida evolução.

Desenvolvido para atender à crescente demanda por líderes empresariais com conhecimento avançado em Sustentabilidade, Análise de Risco ESG, Governança Corporativa, Impact Investing e Responsabilidade Social e Ambiental, nosso curso é a chave para transformar desafios em oportunidades enriquecedoras!

Desenvolvemos as aulas com uma abordagem prática e integrada, onde você não apenas entenderá os pilares fundamentais de ESG (Ambiental, Social e Governança), mas também aprenderá a aplicar esses princípios na tomada de decisões estratégicas e no desenvolvimento de programas de Sustentabilidade.

Nossa formação abrange tópicos essenciais, que vão desde a compreensão das regulamentações ESG até a análise de riscos para decisões estratégicas e a criação de soluções inovadoras.

No decorrer das aulas, entraremos em indicadores de sustentabilidade, governança corporativa e economia circular, ajudando no desenvolvimento de habilidades necessárias para enfrentar os desafios atuais e moldar o futuro dos negócios sustentáveis.

Na Trevisan Escola de Negócios, fornecemos uma visão geral e estratégica dos processos de gestão socioambiental e de governança corporativa ao mesmo tempo em que transmitimos uma consciência quanto às práticas factíveis e aplicáveis às instituições/empresas que visam perpetuar suas margens econômicas/financeiras como consequência das ações ESG.

Isso é feito para ampliar a performance das instituições e auxiliar na formação de programas e projetos de Sustentabilidade, utilizando a metodologia da tríade: (I) conhecer os marcos regulatórios para construção de KPIs mínimos; (II) contingenciar e construir matriz de risco; e (III) mitigação e melhorias com inovação.

Confira a Maratona ESG, onde reunimos profissionais do mercado corporativo para discutir sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa.
A quem se destina

O MBA Executivo em ESG e Impact é a trilha de conhecimento essencial para profissionais que desejam impulsionar a transformação em suas organizações.

Este MBA online ao vivo da Trevisan é destinado a graduados em áreas como Administração, Direito e Contabilidade, bem como profissionais de liderança que desejam adquirir uma visão abrangente dos negócios sustentáveis e impactar positivamente suas organizações.

Nas aulas online ao vivo, você tem a praticidade de poder assisti-las do conforto de sua casa, trabalho ou onde for mais conveniente – eliminando assim custos desnecessários com transporte ou alimentação –, mas ainda mantendo a interação tão valiosa que só ocorre nas aulas síncronas. 

Se você é uma mente curiosa, movida pela inovação e apaixonada por fazer a diferença, que busca compreender e implantar projetos e programas de Sustentabilidade, Governança, Responsabilidade Social e Ambiental em empresas públicas e privadas, este curso foi criado especialmente para você!

Ao concluir este MBA em ESG, você se torna um agente de mudança capacitado para ocupar cargos executivos na área de ESG e Impact. Isso não se limita a uma indústria específica, mas abrange diversos setores, onde você se prepara para liderar com visão e integridade.

Salário inicial de um Gerente de ESG pode chegar a R$ 18.000*

*Fonte Guia Salarial 2023 da Robert Half.

Diferenciais

Ao ingressar no nosso MBA Executivo em ESG e Impact, você terá acesso a uma experiência educacional enriquecedora, a melhor preparação para uma boa gestão para a sustentabilidade.

Nosso corpo docente é composto por especialistas com atuação global que lecionam e são ativos em comunidades dedicadas a ESG e Impact! Eles trazem uma perspectiva mundial sobre o tema e percepções atualizadas para a sala de aula. É uma formação de nível internacional com preço justo!

Mais do que apenas uma educação de alta qualidade, nosso MBA oferece oportunidades únicas de networking. Por meio das aulas, que ocorrem em modalidade online ao vivo, você fará parte de uma comunidade de colegas que compartilham seu interesse em Sustentabilidade e Impacto, conexões que podem abrir portas e colaborações em todo o mundo!

Para aprimorar ainda mais sua jornada de aprendizado, oferecemos acesso ilimitado, e sem custos adicionais, à Degreed, a maior plataforma digital para desenvolver as competências e habilidades mais demandadas no mercado atual!

O que você irá aprender

DISCIPLINA INTRODUTÓRIA 

  • Contextualização e Conceitos ESG – (12h)

MÓDULO 1: GESTÃO DE RISCOS E INDICADORES

  • Marcos regulatórios em sustentabilidade – (24h)
  • Análise de risco para decisões estratégicas – (24h)
  • Eficiência produtiva incorporando os critérios ESG – (24h)
  • Desempenho ESG – métricas e indicadores de performance – (24h)
  • Maratona ESG – (12h)

MÓDULO 2: GOVERNANÇA CORPORATIVA

  • O funcionamento e os agentes da governança corporativa nas empresas – (24h)
  • Liderança orientada por propósito e integração de partes interessadas na governança – (24h)
  • Inovação para um modelo de negócio sustentável – (24h)
  • Sustentabilidade como valor para o investidor – (24)
  • Maratona ESG – (12h)

MÓDULO 3: AMBIENTAL  

  • Direito Ambiental – Logística Reversa e Recursos Hídricos – (24h)
  • Economia circular – (24h)
  • Mudanças climáticas e mercado de carbono – (24h)
  • Maratona ESG – (12h)

MÓDULO 4: SOCIAL

  • Relacionamento comunitário – (24h)
  • O RH estratégico e aplicações práticas de metodologias e ferramentas ESG – (24h)
  • Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) – (24h)
  • Maratona ESG – (12h)

(Disciplina 100% onine – início imediato)

  • Desenvolvimento Sustentável e o Conceito de Sustentabilidade Empresarial – Geração de Valor – (24h)
  • Critérios para Análise de Report de Investimentos Atrativos no Mercado de Capitais – (Conceito de Materialidade) – (24h)

O curso conta com 444 horas/aula espalhadas entre classes semanais que ocorrem às terças e quintas, tendo uma duração de 15 meses para esta especialização.

O TCC não é obrigatório para a sua formação, conforme a Resolução nº 1 de abril de 2018, do Ministério da Educação (http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85591-rces001-18/file).

Modalidade Ao vivo

Para máxima facilidade e comodidade dos estudantes, este é um MBA online com aulas ao vivo, permitindo que você acompanhe do local em que preferir; basta ter acesso à internet.

Esta é a melhor modalidade para quem deseja ter maior praticidade, autonomia e comodidade, sem abrir mão de um ensino de qualidade, e podendo organizar a vida pessoal e profissional visando desenvolver habilidades importantes para a carreira!

Ao início do curso, é disponibilizado o calendário acadêmico para que você faça o seu planejamento e consiga participar de todas as aulas deste MBA ao vivo online.

Acesso às Aulas

Após a confirmação do pagamento, você terá acesso imediato às aulas das disciplinas 100% online do seu curso. As aulas ao vivo seguirão o cronograma disponibilizado na plataforma e pela coordenação do curso.

Aprovação, Certificado e Cadastro no ministério da educação

Para obter a certificação, o estudante deverá obter nota mínima 7 (sete) nas avaliações. Caso não alcance este requisito, o estudante deverá fazer novamente a(s) respectiva(s) disciplina(s) em caráter de dependência (DP), acarretando na cobrança de valor financeiro adicional.

Ao final do curso, o estudante que cumprir os requisitos para aprovação conforme Regulamento, é conferido o certificado de Pós-graduação lato sensu, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar, de acordo com a Resolução CNE/CES N° 1/2018 de 06 de abril de 2018, publicada no D.O.U. em 09 de abril de 2018.

Consulte aqui o cadastro do curso no Ministério da Educação.

Coordenação

Profa. Adriana Inácia Vieira

Advogada e profissional de GRC – Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Compliance, Pós-graduada em Processo Civil pela PUC de São Paulo e Pós-graduada em ESG & Impact.

Atualmente atua como Coordenadora do MBA de Gestão de Riscos e Compliance e MBA Executivo em ESG e Impact, Professora de disciplinas de GRC em cursos de Pós-Graduação e Extensão e Professora nos cursos de Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Trevisan Escola de Negócios.

Possui mais de 20 anos de experiência na área empresarial, obtida em empresas, escritórios de advocacia e consultoria. Autora de artigos e matérias sobre temas de GRC.

Alguns Docentes confirmados

Talita Martins

Mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, CEO da Equos Consultoria em ESG, Embaixadora do EMSEA da Climatempo.


André Castro Carvalho

Profissional com mais de 20 anos de experiência, sendo consultor para projetos no Brasil e no exterior nas temáticas relacionadas à governança, gestão de riscos, controles internos e conformidade.


Débora Paiva

Mestre em Responsabilidade social corporativa, estratégia de marketing e consultora em temas relacionados a diversidade, equidade e inclusão e ESG.


Daniela Stump

Sócia de ESG, Ambiental e Regulatório do DC Associados. Doutoranda e Mestre em Direito Ambiental pela USP, especialista em Direito Administrativo pela FGV. Certificada pelo CFA UK em ESG Investing. Coordenadora do curso de Mercado e Regulação de Carbono da Trevisan Escola de Negócios.


Rochana Grossi Freire

Economista, Especialista em assuntos relacionados à ESG, Jornalista (tbm) e Gerente ESG 2TREE Ambiental, membro do Conselho Eletrobras.


Francisleide Ribeiro Pustilnik

Especialista em Direito Ambiental, há 20 anos trabalha com sustentabilidade na estratégia empresarial, responsabilidade social, relações institucionais e engajamento comunitário, projetos socioambientais, economia solidária e terceiro setor.


Julio Espirito Santo

Especialista em Direito Ambiental, há 20 anos trabalha com sustentabilidade na estratégia empresarial, responsabilidade social, relações institucionais e engajamento comunitário, projetos socioambientais, economia solidária e terceiro setor.


André Vasconcelos

Administrador e contador, especialista em direito societário e mercado de capitais. Vice-presidente do Conselho de Administração do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), colunista do Faria Lima Journal e da IR Magazine, e membro do conselho editorial da Revista RI.

Processo Seletivo e Matrícula

O processo seletivo é composto pelas seguintes etapas:
1ª Etapa Inscrição – Preenchimento da ficha ou compra direta no site
2ª Etapa Pagamento – Pagamento da taxa de matricula
3ª Etapa Matricula – Entrega, via sistema, dos documentos abaixo:
• Cópia do RG e CPF ou Registro Funcional/ Carteirinha do Conselho Profissional (válidas
como documento de identificação – necessário conter número do RG, CPF e
naturalidade do aluno), CNH (aceita mediante apresentação de documento
complementar que informe a naturalidade do aluno), Passaporte ou RNE para alunos
estrangeiros.
• Cópia Certidão de Nascimento ou Casamento (necessário o envio caso o documento de
identificação não conste a naturalidade)
• Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso) – Para fins de matricula, caso ainda
não possua o diploma, será aceito o certificado de conclusão ou declaração da
conclusão do curso de graduação. Lembrando que para a conclusão do curso e
expedição do certificado de pós-graduação é obrigatório o envio da cópia do diploma
de graduação.


(*) Na impossibilidade de entrega do Diploma de Graduação no momento da matrícula, em caráter temporário, será aceita a cópia autenticada da Declaração de Conclusão da Graduação, com data da colação de grau. Nestes casos, serão estipulados novos prazos para entrega do Diploma, documento imprescindível para matrícula em cursos de pós-graduação.
Em caso de cancelamento da matrícula em até 7 dias, contados a partir do recebimento do acesso às aulas, será realizado a devolução do valor integral.

Motivos para começar o seu MBA com a Trevisan

Para quem deseja uma metodologia de ensino inovadora, somos a única Escola de Negócios que oferece cursos no formato 100% digital, proporcionando conveniência e disponibilidade para que você aproveite ao máximo cada tópico visto em aula.

Nosso foco está na descoberta, desafio contínuo e desenvolvimento das principais habilidades e competências, mesmo no ambiente virtual. Somado a isso, no momento de matrícula em um dos nossos MBAs você ganha acesso, sem custos adicionais, à Degreed, podendo criar percursos de aprendizado exclusivos conforme o seu perfil e necessidades.

Com as aulas ao vivo, mesmo na modalidade online, é possível fazer networking com outros estudantes e com os docentes, ampliando a rede de negócios e os conhecimentos.

Está pronto para ter um verdadeiro aprendizado para a vida toda? A Trevisan é o local certo para isso! Em nossa plataforma, você tem acesso a conteúdos atuais de alta qualidade que podem ser acessados em até seis meses após a sua formação, suficiente para que nenhum conhecimento se torne obsoleto e que você tenha máxima usabilidade prática do que foi visto em aula!