Procurar emprego pode ser divertido.

Converso toda semana com pessoas que estão buscando novas oportunidades, seja por já terem se desligado de alguma empresa, ou por estarem insatisfeitas onde estão. O fato é que, procurar uma nova oportunidade nem sempre é divertido. Geralmente este é um momento onde estamos ansiosos, estressados, preocupados, e tudo isso reflete diretamente na busca. As pessoas se sentem derrotadas cada vez que recebem uma carta de rejeição. Ou pior, quando não ouvem absolutamente nada. Costumo dizer que procurar emprego dá muito trabalho, e dá mesmo, o que não significa que tenha que ser chato.

Na verdade, o motivo número 1 da procura de emprego não ser divertida é que não a fazemos assim! Nós acreditamos que este é um processo chato e desmoralizante. Não é verdade! Encontrar trabalho pode realmente ser um desafio – mas se você estiver disposto a se abrir durante o processo, ele pode ser agradável e interessante.

Veja algumas dicas dadas recentemente no Careerealism.com, com alguns comentários meus:

 Passo 1: Tenha foco nas atividades e sinta-se bem.

Na prática, a primeira coisa que você precisa para iniciar uma busca de emprego é ter seu CV pronto, revisado e impecável, mas sentar-se diante de seu computador por horas a fio, sem fazer nenhuma reflexão anterior, pode ser suficiente para dar vontade de desistir ali mesmo!

O primeiro passo é aumentar seu auto-conhecimento e fazer novas descobertas para lembrá-lo de seus pontos fortes e interesses profissionais. Você precisa se sentir bem sobre quem você é e sobre o que tem para oferecer como  profissional. Esta tarefa nem sempre é fácil de ser concluída sozinha. Nas minhas orientações, sempre trago este ponto para discussão e muitas vezes indico que as pessoas façam uma pesquisa e pergunte a colegas, parceiros, familiares, etc, sobre isso. Muitas vezes nós não conseguimos ver alguns pontos sozinhos, mas quando alguém os diz, fica claro que são realmente pontos fortes. Durante este processo as pessoas ficam mais confiantes em suas habilidades e capacidades – e todos nós sabemos que uma atitude confiante é vital para convencer gerentes de recursos humanos que somos a pessoa certa para o trabalho.

 Passo 2: Você deve escolher, e não somente ser escolhido.

É incrível como muitas pessoas que procuram emprego realmente acreditam que as únicas opções de trabalho são aquelas publicadas em quadros de trabalho, anunciadas em revistas, sites de vagas, Linkedin, etc. Se você está somente respondendo a oportunidades que vê, com certeza está sendo escolhido, além de estar perdendo muitas chances que não chegam a aparecer publicamente. Sempre sugiro que as pessoas criem uma lista de empresas onde gostariam de trabalhar, pesquisem sobre elas e, caso continuem interessados, entrem em contato, independentemente da empresa ter ou não uma vaga aberta. Por quê? Porque todas as empresas estão à procura de talentos, independentemente do que eles têm divulgado. E o simples fato de você demonstrar interesse genuino por uma organização, pode te levar até aquelas oportunidades que nunca chegam ao Mercado, ou te destacar nas outras.

 Passo 3: Passe tempo com pessoas das empresas que você admira e respeita

Isso não deveria ser nenhuma surpresa. Se você tem uma lista de empresas onde gostaria de trabalhar, nada mais natural do que tentar encontrar e conhecer pessoas que trabalham lá! Provavelmente, você acharia fácil fazer-lhes perguntas sobre o seu trabalho e a companhia, certo? E, você iria gostar de ouvir sobre isso, correto? Bem, isso é exatamente o que recomendo que façam – chamo aqui no Brasil de “Entrevista de Pesquisa”. Um bate-papo onde você quer saber mais sobre a organização, mas é claro que precisa causar uma boa impressão ao mesmo tempo, pois com certeza estará sendo observado também.

Como sabemos, networking é como mais de 80% dos empregos estão sendo obtidos hoje. Você estará se divertindo e utilizando a melhor técnica de pesquisa para encontrar um trabalho que esteja  de de acordo com seus interesses e valores.

O principal passo para tornar a busca por recolocação divertida é conhecer pessoas novas,  compartilhar experiências e aprender com os erros, ou seja, não fazer isso sozinho!

 Não acredita? Então procure o Conexão Mercado e podemos ajudá-lo ainda mais.

By Fernanda Thees