Entenda o que são harmonização e neutralidade tributária

Quando se fala em normas e regulamentações tributárias, dois princípios aparecem com destaque: o da harmonização tributária e o da neutralidade tributária. Você sabe o que significam? Vamos entender. A harmonização tributária é o processo de alinhar e coordenar os sistemas tributários de diferentes países ou regiões, com o objetivo de reduzir distorções e desigualdades causadas por diferenças fiscais. Esse conceito é particularmente relevante em blocos econômicos, como a União Europeia ou o Mercosul, onde os países membros com  sistemas tributários distintos buscam facilitar o comércio e a integração econômica. Já a neutralidade tributária é o princípio segundo o qual o sistema tributário deve ser desenhado de forma a interferir o mínimo possível nas decisões econômicas de indivíduos e empresas. Ou seja, ele objetiva garantir que as escolhas de produção, consumo, investimento ou localização de atividades econômicas sigam uma lógica estratégica e não de aproveitamento de incentivos ou fuga de penalidades fiscais. Dessa forma, a harmonização tributária reduz a concorrência fiscal desleal, facilita o comércio internacional, evita a dupla tributação e promove a justiça fiscal. Enquanto a neutralidade tributária evita distorções econômicas, promove a eficiência, estimula a competitividade, garante distribuição mais justa da carga tributária e facilita o cumprimento das obrigações fiscais, reduzindo os custos de conformidade.

Quer saber mais? Acesse já o link!