38 profissões para 2024

Com o fim de ano cada vez mais próximo, um ponto que precisamos nos atentar é a respeito das profissões para 2024 e o que esperar do mercado de trabalho durante os próximos 12 meses que estão por vir.

Pensando nisso, e como forma de te ajudar a encaminhar os estudos pensando nas novas tendências profissionais e demandas por pessoas qualificadas para que você esteja à frente da concorrência, trouxemos uma maneira para lhe ajudar a ganhar destaque no mercado de trabalho.

Por meio deste texto da Trevisan, você confere quais são as oito áreas com expectativa de maior crescimento e 38 carreiras de destaque em 2024. Acompanhe conosco e descubra as principais habilidades para os cargos! Boa leitura!

*As informações presentes neste texto têm como base o Guia Salarial Robert Half 2024.

8 áreas de destaque para o ano que está por vir

A cada ano surgem novas oportunidades de emprego e profissões em alta nos mais variados mercados, mas é muito comum que alguns ramos ganhem mais destaque do que outros.

Os motivos por trás disso são os mais variados: seja por ter mais perspectivas de emprego, empregos mais valorizados ou um aquecimento na área, entre outros. Com base nisso, o estudo da Robert Half aponta que existem oito setores que devem crescer em 2024:

  1. Engenharia;
  2. Finanças e Contabilidade;
  3. Jurídico;
  4. Mercado Financeiro;
  5. Recursos Humanos;
  6. Seguros;
  7. Tecnologia;
  8. Vendas e Marketing.

Ao todo, elencamos 38 cargos presentes nestas áreas. Então se você já atua em algum destes ou deseja fazer uma transição de carreira para eles, acompanhe abaixo quais são e se prepare para começar o ano novo com uma carreira atualizada!

Engenharia

Este é um campo que desempenha papel crucial em diversas indústrias, moldando o nosso mundo com inovação e expertise técnica.

Com um mercado de trabalho robusto e em constante evolução, profissionais de engenharia estão na linha de frente da transformação, enfrentando desafios complexos e impulsionando avanços significativos.

No cenário atual, a área demanda profissionais qualificados, e as perspectivas de crescimento são notáveis. À medida que nos aproximamos de 2024, alguns cargos surgem como destaque no universo da engenharia, um dos setores em crescimento que promete desafios emocionantes e oportunidades de impacto significativo.

Abaixo você explora algumas dessas carreiras promissoras que moldarão o futuro do setor:

  1. Gerente de Supply Chain;
  2. Gerente de Projetos;
  3. Especialista de ESG;
  4. Gerente de Produção.

As soft e hard skills necessárias para se destacar na área envolvem dominar português e inglês, SGI (Sistema de Gestão Integrada), ser uma pessoa que busca inovação, dominar o Microsoft Project e possuir tech skills, como linguagem de programação, programas de projeto, equipamentos mecânicos ou ferramentas, entre outras.

Finanças e Contabilidade

As oportunidades são vastas em finanças e contabilidade. Este setor desempenha um papel crucial nas organizações, moldando estratégias financeiras e garantindo a saúde fiscal das empresas.

Aqui, o mercado de trabalho é caracterizado por uma busca constante por profissionais qualificados e estrategistas financeiros capazes de lidar com desafios dinâmicos do cenário econômico. Habilidades analíticas aguçadas, compreensão aprofundada de regulamentações financeiras e adaptabilidade são elementos-chave para o sucesso.

O uso de tecnologias disruptivas – como inteligência artificial e blockchain – também está moldando a evolução dessas carreiras. E dentre as profissões mais demandadas para 2024, encontramos as seguintes:

  1. Planejador Financeiro;
  2. Controller;
  3. Profissional de Tesouraria;
  4. Contador Fiscal;
  5. Analista de Investimentos.

O Controller merece destaque por ser uma figura central e muito demandada, já que cria estratégias econômicas e financeiras para empresas. O salário gira em torno de R$ 17.500 para quem está começando e aproximadamente R$ 41.000 para quem atua em grandes empresas.

Já as habilidades para se destacar envolvem domínio do inglês, automatização de processos, Excel e BI, ERP de mercado, bem como estudos financeiros, de viabilidade e modelagem.

Jurídico

O ramo jurídico é um campo em que profissionais são responsáveis pela manutenção da ordem e a defesa dos interesses individuais e coletivos. No centro desse setor, a prática jurídica interpreta as leis, influenciando diretamente na estrutura da sociedade e da economia.

Neste mercado, a demanda por profissionais altamente qualificados é incessante. Interpretar leis de maneira perspicaz e aplicar estratégias jurídicas inovadoras se tornou mais crucial do que nunca, e com a tecnologia remodelando a prática jurídica, a necessidade de especialistas em áreas como direito digital e propriedade intelectual é ainda maior.

Ao olharmos para as carreiras de destaque para 2024 nesse setor, te convidamos a considerar uma jornada que vai além das salas de tribunal tradicionais; afinal, as carreiras de destaque para o ano que vem são:

  1. Profissional de M&A;
  2. Advogado de Contencioso Tributário;
  3. Gestor de Contratos;
  4. Advogado Generalista Corporativo;
  5. Advogado de Compliance.

Para alcançar um bom crescimento profissional neste ramo, é essencial ter inglês fluente, profundidade técnica e capacitação contínua, conhecimento do setor/mercado, perfil comercial e/ou empreendedor e conhecimento em gestão de pessoas, lembrando que é possível trabalhar em empresas e escritórios.

Mercado financeiro

O mercado financeiro é um ecossistema dinâmico que impulsiona a economia global e oferece inúmeras oportunidades para profissionais talentosos. Nesse universo, as habilidades do futuro necessárias para o sucesso profissional envolvem a gestão de recursos, análise de dados e tomada de decisões estratégicas.

No atual cenário, o mercado financeiro se junta à revolução digital, com a tecnologia desempenhando um papel central. A ascensão de finanças sustentáveis, fintechs e a crescente necessidade de especialistas em análise de dados estão redefinindo as demandas profissionais.

Neste ramo, é necessário entender as nuances das finanças tradicionais e se adaptar às mudanças tecnológicas constantes.

E ao considerarmos as carreiras de destaque, é importante entender que agilidade, pensamento analítico e compreensão profunda dos mercados são chaves do sucesso. Frente a isso, os seguintes cargos apontam como promissores para os próximos 366 dias, já que é um ano bissexto:

  1. Analista/Especialista/Diretor de Crédito;
  2. Analista/Especialista/Gerente Contábil;
  3. Profissional de RM Private;
  4. Especialista/Gerente/Diretor de Compliance;
  5. Analista/Associate de M&A.

Estas profissões demandam inglês fluente, conhecimento em analytics/dados, conhecimento em produtos de investimentos locais e internacionais, de normas regulatórias atuais e conhecimento setorial para análise de mercado.

Recursos Humanos

O campo do RH desempenha um papel crucial na dinâmica organizacional, responsável por gerenciar o ativo mais valioso de qualquer empresa: o capital humano.

Este mercado não se limita mais às tradicionais operações administrativas; hoje, eles são profissionais que atuam como parceiros estratégicos, colaborando estreitamente com a liderança para impulsionar o sucesso organizacional.

A digitalização dos processos, a ênfase na experiência do colaborador e a gestão proativa de talentos são elementos-chave nesse cenário dinâmico.

E conforme a função de RH se expande, os cargos de destaque para 2024 refletem essa evolução, fazendo com que as perspectivas futuras envolvam as seguintes funções:

  1. Profissional Generalista de RH;
  2. Business Partner;
  3. Gerente de Administração de Pessoal/Payroll;
  4. Analista de Atração de Seleção;
  5. Profissional de Remuneração.

E para ter um bom desenvolvimento de carreira no ramo, os principais conhecimentos envolvem dominar português e inglês (ou outros idiomas, dependendo se é uma empresa multinacional, por exemplo), desenvolvimento de liderança, Diversidade e Inclusão, ESG e estratégias de remuneração.

Seguros

Este setor é uma esfera essencial da indústria financeira, desempenhando um papel crucial na gestão de riscos e na proteção financeira. Em um cenário onde a incerteza é uma característica marcante, a relevância deste mercado se intensifica mais e mais.

Mas o mercado de trabalho não se limita apenas à avaliação de riscos e à emissão de apólices; profissionais estão cada vez mais envolvidos em funções estratégicas como análise de finanças, gestão de crédito, desenvolvimento comercial e subscrição, mudanças que refletem a necessidade de uma abordagem mais holística e proativa na gestão de operações de seguradoras.

Para quem busca uma carreira promissora no próximo ano, é possível investir em conhecimentos para ocupar os seguintes cargos:

  1. Analista/Gerente de Finanças;
  2. Analista/Gerente de Crédito;
  3. Executivo de Contas/Gerente Comercial;
  4. Analista/Gerente de Subscrição.

Para se sair bem neste ramo, é necessário ser fluente em inglês, ter conhecimento em analytics/dados, em normas regulatórias atuais, de produtos digitais de seguros e em cibersegurança.

Tecnologia

O setor de tecnologia é ótimo para a inovação e o crescimento. No cenário atual, a revolução digital ultrapassa os aspectos da sociedade, e o mercado de trabalho nessa área está à frente das transformações.

A demanda por talentos qualificados no setor de tecnologia está em crescente constante, impulsionada por avanços em inteligência artificial, automação, segurança da informação e gerenciamento de sistemas. Profissionais capacitados podem moldar o futuro da tecnologia, influenciando no design de soluções inovadoras e na garantia da segurança cibernética, entre outros pontos.

Assim, temos as seguintes funções em alta na perspectiva do mercado de trabalho:

  1. Engenheiro de Dados;
  2. Analista de Segurança da Informação;
  3. Gerente de TI;
  4. Desenvolvedor de RPA/Automação;
  5. Consultor ERP.

Dentre estes, é importante ressaltar que os três primeiros são os mais buscados no mercado atualmente (e a tendência é de crescimento no próximo ano). Mas para o bom desenvolvimento, é recomendado ter conhecimento em ERP, Cloud, Python, Salesforce e banco de dados.

Vendas e Marketing

É claro que este setor, onde estratégias inovadoras e adaptabilidade são essenciais, não podia ficar de fora da nossa lista.

Afinal, é um mercado competitivo e em constante evolução, intrinsecamente ligado à capacidade de compreender as nuances do comportamento do consumidor, incorporar novas tecnologias e utilizar análises de dados para direcionar campanhas mais eficazes.

Em um mundo digital em constante transformação, profissionais talentosos podem impactar os resultados comerciais e moldar a narrativa da marca.

Portanto, para quem busca uma carreira promissora no ramo, a habilidade de se adaptar às tendências do mercado, utilizar tecnologias emergentes e aprimorar habilidades interpessoais serão fatores determinantes para o sucesso. E os cargos de destaque para o próximo ano são:

  1. Gerente Comercial;
  2. Especialista em Vendas Técnicas;
  3. Analista de Marketing;
  4. Especialista em Business Intelligence;
  5. Analista de CRM.

Assim como no mercado anterior, os três primeiros desta lista já são, hoje, os mais buscados, e a tendência é crescer mais e mais.

O destaque fica principalmente para o analista de Marketing que, tendo experiência e atuando em grandes empresas, pode ganhar, aproximadamente, R$ 12.900, enquanto um gerente, na mesma situação, recebe um salário de até R$ 78.500.

Mas para quem busca inovação profissional, seja para entrar neste ramo ou se destacar nele, boas habilidades envolvem domínio do inglês, conhecimentos sólidos sobre o funil de vendas, Power BI, estratégia de negócios e de novos negócios.

Gostou de saber mais sobre o que esperar de 2024 no quesito dos principais cargos que estarão em alta? Então não perca tempo e comece a sua preparação para o mercado de trabalho hoje mesmo; esta é a principal forma de se destacar e conquistar ótimas posições profissionais!

E para conferir mais dicas que vão ajudar a guiar a sua carreira, confira também o blog da Trevisan e todos os conteúdos ricos e informativos que temos separados para você por lá!