Business Data Driven: como as decisões orientadas a dados proporcionam uma transformação nas empresas
Parece óbvio que as empresas tomam suas decisões através dos dados, mas, para muitas instituições, essa é uma transformação na maneira como as informações são tratadas.
Normalmente as decisões são tomadas de forma instintiva ao que está acontecendo, o que faz com que a organização torne-se lenta em relação às mudanças que estão ocorrendo.
A avalanche de dados que as organizações precisam tratar diariamente e o advento de novas tecnologias, como Big Data, Ciência de Dados, IoT, Computação em Nuvem, geram grandes desafios para os tomadores de decisão.
Pensando nisso, nós, da Trevisan Escola de Negócios, desenvolvemos um conteúdo completo sobre Business Data Driven. Quer saber mais? Então acompanhe conosco!
O que é Business Data Driven?
Business Data Driven, ou Negócio Orientado a Dados, em tradução livre, é um termo que define qualquer empresa orientada por dados ou centrada neles, utilizando tecnologias e métodos de análise para tomar decisões, ao invés de fazer uso da intuição, experiência pessoal ou outros fatores incertos.
Isso permite obter informações relevantes de todos os cenários, sejam internos ou externos, bem como, dados rastreáveis e confiáveis sobre as técnicas de negócios. Dessa forma, a empresa possui uma visão global do ecossistema em que está inserida, obtendo a informação necessária no momento em que ela é útil para a tomada de decisões.
Essas organizações possuem sólidos métodos de armazenamento de dados, de forma organizada e acessível para todos que precisam usufruir dessas informações, em todas as suas camadas, do operacional ao estratégico.
Na era dos dados, trazida pela revolução industrial 4.0, as informações passam a ser geradas tanto internamente, quanto externamente, como nas redes sociais, nos sites e no e-commerce, possuindo formatos distintos. Isso gera às empresas a capacidade de conhecer o cliente não só pelo relacionamento com eles, mas também por uma análise abrangente de todo o comportamento.
A análise preditiva transfere à empresa o poder de prever tendências futuras. Por isso, o uso de inteligência artificial está, aos poucos, tornando-se parte do dia a dia das organizações.
As áreas das instituições que mais se beneficiam da estratégia Data Driven são:
- Marketing;
- Finanças;
- Estratégia;
- Recursos Humanos;
- Jurídico;
- Comercial;
- C-Level;
- Outras.
Logo, vemos que o principal objetivo é gerar novas ideias para a liderança e gestão da empresa, que serão utilizadas para aumentar não somente a eficiência do negócio, mas também a produtividade e a lucratividade.
Os dados podem ser coletados por meio de variadas fontes, como redes sociais, sistemas internos, provedores de sistemas de nuvens e pesquisa do mercado, entre outros. O importante, porém, é que essa captação seja organizada e estruturada, ajudando na gestão e na análise de dados eficiente, de forma a gerar decisões assertivas
O impacto e importância dos dados nas empresas
Com a transformação digital, somos tomados por diversas informações o tempo todo. Diz-se que, hoje, os dados são os bens mais valiosos para uma empresa, não importando qual ramo ela faz parte. E por quê?
Independentemente do tipo de tecnologia usada — sejam celulares, computadores, tablets ou outros —, diversos dados são gerados e movimentados ao navegar na Internet. Frente a isso, é possível entender como as pessoas se comportam, entendendo padrões e tendências.
Sendo assim, fazer uma boa gestão de dados e, após isso, uma análise minuciosa dessas informações, são processos fundamentais na tomada de decisão.
Com a quantidade crescente de informações disponíveis, fica mais fácil decidir qual rumo uma empresa deve tomar para atingir o seu público de forma precisa e assertiva.
Uma decisão sem um dado é apenas um palpite. E quando falamos sobre o ambiente corporativo, onde as escolhas podem representar a diferença entre lucro e falência, usar as informações a seu favor se torna essencial nas organizações.
O que esperar de um curso nesta área?
Ao realizar um curso na área de Business Data Driven, o aluno irá adquirir conhecimentos sobre as principais técnicas e ferramentas para análise de dados em uma perspectiva de negócios, bem como, habilidades em negócios digitais e soluções digitais
Além disso, o curso prepara o aluno para atuar como transformador digital em diferentes áreas de negócios, entendendo como os dados podem ser utilizados para tomadas de decisão estratégicas e agregando valor para a empresa.
Se você quer aprender tudo sobre esse tema, uma ótima opção é o MBA em Business Data Driven. da Trevisan. Dividido em quatro módulos, durante a sua especialização conosco você vai aprender sobre:
Transformação Digital
- Cultura Ágil / Gestão de Projetos Ágeis;
- Liderança e Inovação em uma Economia Digital;
- Governança de Dados;
- Gestão Estratégica de Negócios e TI;
- IoT / Metaverso;
- Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning;
- Workshop – Empreendedorismo Digital (com um profissional referência).
TI Digital
- Blockchain e Tecnologias Disruptivas;
- Business Intelligence (Data Mart; Data Warehouse e Data Lake);
- Análise de Dados;
- Cloud Computing / Data Science;
- Metodologias para Gestão e Desenvolvimento de Projetos em D.S.;
- Workshop – Soluções em Cloud Computing (com um profissional referência).
Tornando-se Data Driven
- LGPD e Legislações Internacionais para Controle de Dados;
- Soluções Digitais (Aplicativos);
- Transforme Dados em Ativos Valiosos;
- Arquitetura de Soluções Corporativas;
- Inteligência Artificial;
- Visualização de Dados;
- Business Analytics e Roadmaps por Data Driven;
- Workshop – Tornando-se Data Driven (com um profissional referência).
Soluções Digitais
- Automatização de Processos Repetitivos – Ganhe Escala;
- People Analytics;
- Marketing Analytics;
- Contabilidade Digital
- Finanças Digitais;
- Aplicações de Data Analytics (Business Analytics)
- Workshop – Soluções Digitais para Negócios
Nosso curso possui 432 horas/aula e você conta com os melhores professores para ajudar na sua formação!
Ficou interessado sobre o assunto? Então confira também o podcast que o coordenador do nosso curso, Fabio Oliveira, teve com Humberto Fukuda e Luciano Pinho, clicando aqui!