Gestão da qualidade
Gestão de qualidade é uma atividade que impacta diretamente os processos e técnicas de produção da empresa. Trata-se de um trabalho contínuo que não pode ser esvaziado, muito menos negligenciado, sob pena de provocar rapidamente a perda de clientes – vale dizer, de competitividade e market share. Existem no mercado diversos sistemas que fornecem subsídios e ferramentas para a gestão de qualidade nas empresas, os mais conhecidos, talvez, as normas da International Organization for Standardization (ISO): a ISO 9001 é a referência para sistemas de gestão de qualidade. O fato é que a participação das empresas em diversos mercados, inclusive internos, passa pela exigência de uma certificação ISO 9001. Por ser contínua, perpassar todos os setores das empresas e exigir gestores qualificados para sua implementação, muitas vezes a gestão de qualidade é considerada um custo elevado demais. Mas se comparado ao fato de que é a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos que garante fidelização de clientes e ampliação de mercado, ela pode ser considerada mais adequadamente como um investimento.
Quer saber mais? Conheça o nosso MBA Gestão de Negócios em Estética.