A tecnologia e o ensino de negócios
Matéria de hoje do Valor Econômico (“Ensino Executivo: Novas ferramentas estão mudando a forma de ensinar e aprender sobre o mundos dos negócios”), republicada do jornal inglês Financial Times, trata sobre a utilização das novas ferramentas de tecnologia nas escolas de negócios do mundo. Kindle, facebook, podcast, livros customizados, vídeos, ensino online são alguns dos itens que têm sido incorporados por algumas faculdades do exterior nas suas aulas e no relacionamento extra-classe com alunos e ex-alunos.
Aqui na Trevisan Escola de Negócios a tecnologia da informação é parte inerente da estratégia de ensino, de comunicação interna e de posicionamento de marca desde a sua fundação. As salas de aula são equipadas com lousa digital, que permite salvar o conteúdo desenvolvido pelo professor durante a aula e trazer muito mais eficiência ao tempo da aula. Faz parte também da nossa metodologia de ensino dos cursos de graduação o uso do notebook por parte do aluno, possibilitando o acessso à internet e a realização de exercícios de forma rápida e dinâmica.
Fora da sala de aula, o aluno pode acessar o conteúdo pelo sistema web e acompanhar as notícias sobre a faculdade pelas redes sociais: twitter, facebook e orkut. Consideramos que essas ferramentas são muito eficientes também para desenvolver o relacionamento com alunos que já se formaram. Para isso, temos utilizado o Linked In, uma rede social que tem um cunho mais profissional.
Como disse o reitor da Open University Business School na matéria, “a tecnologia é simplesmente um meio para se atingir um fim”. As escolas de negócios, assim como todas as instituições de ensino, têm o dever de acompanhar o desenvolvimento da tecnologia da infomação e incorporar tudo aquilo que traga mais eficiência no processo de ensino-aprendizagem e mais agilidade na comunicação com seus públicos.
Fernando Trevisan