É bom ter um Mentor!
Este mês passei por uma experiência bem diferente na minha vida profissional… Decidi tomar uma atitude que até hoje, aos meus 36 anos, ainda não tinha tomado: recusei continuar fazendo projetos para um cliente.
Isso me deixou bastante abalada e triste. Venho de uma família que valoriza muito o trabalho e diz que meu avô dizia (eu não o conheci) “É melhor trabalhar, mesmo antes de receber, assim você tem a chance de ganhar. Se não trabalhar, não terá chance nenhuma”. Bom, com certeza ele não pensava em políticos corruptos quando dizia essa frase, mas isso é uma outra história…
Voltando para a minha situação, fiquei frustrada pois realmente chegou um ponto onde achei melhor não trabalhar mais para essa pessoa, e com certeza tenho uma boa parcela da culpa. Talvez por ter tido sorte com a maior parte dos meus clientes internos e externos até hoje, eu infelizmente não soube lidar com “uma pessoa mais difícil”, não soube filtrar a influência que ela estava tendo no rendimento das pessoas que trabalham comigo, e ainda por cima, tive que me esquecer daquilo que meu avô dizia…
Fiquei um pouco sem saber o que fazer com isso, ao mesmo tempo me senti aliviada e frustrada (confesso que um pouco mais aliviada…!), mas queria dividir isso com outras pessoas, saber se tomei uma decisão muito errada, e nessa hora me lembrei de uma pessoa maravilhosa, com quem posso contar sempre! Ela não é minha mentora oficialmente, nunca a pedi formalmente para ser, mas para mim é uma grande mentora!
Contei para ela o que tinha acontecido e descobri que, essa pessoa que eu admiro tanto, também já recusou trabalhar com alguns clientes! Ela, que para mim sabia lidar com qualquer situação, também já preferiu dizer não. Para mim foi muito bom poder compartilhar este momento, onde estava na dúvida sobre a decisão que tinha tomado, e foi melhor ainda ouvir de uma pessoa bem mais experiente e de sucesso que isso pode acontecer, e provavelmente vai acontecer com quem trabalhar e tiver clientes. “Só bate de carro quem tem carro”, diz meu marido.
Aproveito para informar que o Conexão Mercado deu início ao Programa de Mentoring 2012 da Trevisan, onde foram selecinados 6 alunos que terão oficialmente um mentor por 12 meses. Desejo que esses relacionamentos amadureçam e que este processo de mentoria seja muito proveitoso para todos os mentorados, mas também para os mentores.
Aproveito para dizer também que cada um de nós já tem um mentor, uma pessoa a quem recorremos em momentos de dúvida, alguém a quem pedimos opiniões, e muitas vezes, como no meu caso, este não é um mentor formal – e nem precisa ser. Se você já sabe quem é o seu, continue cultivando este relacionamento. Se ainda não sabe quem é, ou gostaria de ter outros, vá em frente. Só depende de você!
Fernanda Lopes de Macedo Thees