Como escolher uma faculdade?

Escolher uma faculdade não é uma tarefa fácil. Sempre surge a dúvida sobre qual curso fazer, qual faculdade oferece uma boa formação e tem reconhecimento no mercado. Nesse momento é preciso um esforço extra do candidato, afinal ele vai passar os próximos anos nesse ambiente e precisa ser criterioso nessa escolha.
O primeiro passo é listar o que você considera mais importante em uma faculdade: reputação, localização, programa acadêmico, intercâmbio, laboratórios ou ainda estrutura. Após listar por ordem de importância esses critérios siga essas sugestões:
1.Procure saber em que tipo de ambiente você se sente mais confortável: em um lugar menor, como seu colégio, ou em ambientes maiores. Em seguida, liste as faculdades que lhe proporcionam este tipo de ambiente.

2.Procure saber a classificação da instituição nos principais rankings, como o Enade (Exame Nacional de Desempenhos dos Estudantes) ou guias especializados em classificações de cursos e instituições.

3.Visite a faculdade e converse com professores e alunos; se possível, assista a uma aula.

4.Conheça o plano de aula do seu curso e procure comparar os currículos das faculdades.

5.Veja localização da faculdade e trace um roteiro entre a instituição, sua residência e o seu trabalho.

6.Veja também a metodologia das avaliações e os critérios de nota de para aprovação do aluno.

Após selecionar as faculdades e cursos que interessam, anote o período de inscrições para o vestibular, valor da inscrição e período de matrículas.
Ao ser aprovado em mais de um processo seletivo, use como critério de desempate a lista por ordem de importância que você fez antes de selecionar as instituições.
O valor da mensalidade não deve ter um peso substancial no momento da escolha, porque atualmente existem diferentes possibilidades de se conseguir financiamento ou bolsa de estudos.
O importante é que se você tenha várias opções de cursos e faculdades e que faça a escolha da forma a conciliar a melhor relação custo/benefício.
Boas escolhas.