A importância do estágio e outras atividades durante a faculdade.

SIM, fazer estágios durante o período da faculdade é extremamente importante, mas não precisa ser necessariamente um estágio, o interessante é se envolver em alguma atividade que te traga experiências. Mas como assim, que outros tipos de atividades???

Há muitas opções para os alunos engajados e que querem aprender e testar seus conhecimentos desde cedo:

– o próprio ESTÁGIO: Geralmente feito em empresas, dá ao aluno a oportunidade de conhecer melhor certos tipos de atividades, de entender melhor a cultura da empresa onde está inserido – e não só identificar se gosta ou não daquela cultura, mas se dar conta do impacto que tem a cultura organizacional sobre suas escolhas, e dá uma excelente chance de experimentar. Se como estagiário você passou por 4, 5, 6 empresas durante a faculdade, isso não é um grande problema no seu CV, pois você estava justamente na época de testar, ver o que mais gosta, conhecer novas áreas. Por outro lado, se depois de formado você troca de empresa a cada 6 a 12 meses, isso pode ser altamente prejudicial para seu CV no médio prazo. Outra questão a ser experimentada em estágios é trabalhar em pequenas X GRANDES empresas. Acredito que,como tudo, ambas trazem vantagens e desvantagens: em uma empresa grande você tem uma estrutura muito maior, pessoas específicas para fazer cada atividade – e até te ajudar em algumas, mas você também estará fazendo algo específico, e terá que fazer algo bastante bom para se destacar no meio da multidão. Por outro lado, se você está em uma empresa pequena, provavelmente receberá mais responsabilidades e terá mais exposição, tendo uma maior chance de se destacar, mas não terá toda a estrutura, benefícios, etc… Vale a pena testar as duas e ver por onde quer começar!

– outra opção é trabalhar nas EMPRESAS JUNIORES: No ano de 1967, Estudantes da L’Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales (ESSEC) de Paris (França), buscavam uma alternativa para aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos no ensino superior e ansiosos em ganhar experiência profissional, criaram a primeira Empresa Junior do mundo. No Brasil , a criação da primeira Empresa Junior aconteceu na Fundação Getulio Vargas/SP, em 1989. O movimento em São Paulo cresceu rapidamente e hoje conta com o maior número de empresas em todo o país. Rapidamente o movimento chegou a praticamente todos os estados do Brasil. Este é um movimento muito interessante pois dá ao aluno a oportunidade de ser “Presidente”, “Diretor”, ou de assumir responsabilidades muito cedo em sua carreira e, apesar do tamanho da responsabilidade não se comparar aos mesmos cargos de grandes empresas, algumas competências já começam a ser desenvolvidas, e esses alunos começam a ter hitórias para contar. Geralmente o trabalho é sem remuneração, mas é uma excelente experiência, além de ser muito bem visto por recrutadores.

– outras ATIVIDADES ACADÊMICAS: Além das empresas juniores que muitas, mas nem todas as faculdades oferecem, tem também todas as outras possibilidades acadêmicas, como ser representante de turma, fazer parte do DA (diretório academico), se engajar em órgãos dirigidos por estudantes (como a AIESEC), e muitas outras.

– o TRABALHO VOLUNTÁRIO: Além de mostrar uma preocupação do aluno com a sociedade – o que é muito bem visto em várias empresas, principalmente naquelas mais socialmente responsáveis, esses trabalhos também podem trazer uma grande carga de experiências e vivências que podem ser transferidas para o ambiente corporativo, como a liderança, trabalho em equipe, comprometimento, senso de responsabilidade, e muito mais.

– por último, mas não menos importante, temos a EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL: Muitas pessoas acreditam que a experiência internacional só é válida se for para trabalhar em uma empresa sólida e ser um estagiário na area X ou Y. É claro que isso é muito bom mas, novamente, há outras possibilidades. Você pode fazer um ano ou semestre da faculdade em alguma escola fora do Brasil (claro que isso depende de um acordo entre as escolas caso você não queira perder o semestre – mas também pode valer a pena trancar o semestre em troca da experiência…), pode trancar a faculdade e ficar algum periodo fazendo um curso de idiomas e trabalhando (como analista, como babá, como garçon – por que não???), enfim, pode fazer muitas coisas. Aqui, novamente, o importante é se expor, querer aprender, passar a entender novas culturas, abrir a cabeça, ver como outras pessoas pensam e fazem coisas que você sempre pensou e fez de forma bem diferente, abraçar a diversidade e expandir suas fronteiras físicas e mentais.

Estas são cinco opções que você pode ter para já começar a se desenvolver profissionalmente desde cedo, mas lembre-se de que há muitas outras, e nunca é cedo ou tarde demais para começar!

E para complementar, assistam ao video da Loite com Roberta Perdomo, gerente de RH da P&G, sobre a importância dos estágios e de ter histórias para contar…