Sobre o Curso

Com o objetivo de estimular o investimento no esporte social, o governo federal e alguns estaduais criaram legislações que permitem a aplicação de recursos de pessoas jurídicas e físicas em projetos esportivos em troca de benefícios fiscais.

Só a lei federal propiciou que projetos de cunho sócio-desportivo captassem mais de R$ 250 milhões em 2023, se tornando certamente a principal fonte de investimento de entidades esportivas. Mas para isso há um longo e sofisticado processo de submissão e aprovação das propostas.

Este curso visa preparar tanto os proponentes quanto as empresas patrocinadoras, bem como consultores de mercado, para entender os benefícios da lei, seus mecanismos e as oportunidades de benefícios esportivos e mercadológicos.

Objetivo

  • Apresentar os conceitos básicos da legislação federal de incentivo ao esporte
  • Explicar os processos de análise e aprovação dos projetos
  • Orientar sobre as fases de andamento dos projetos
  • Esclarecer ferramentas de comunicação com o Ministério do Esporte (Sistemas)
  • Exercitar casos práticos relacionados à elaboração de projetos
Saiba mais

Conteúdo do curso

Conceitos gerais

  • Lei de Incentivo ao Esporte Federal: Histórico e Legislação
  • Características e exigências do proponente
  • Cadastro de Proponente e Elaboração de Projeto
  • Processo de Aprovação e Publicação de Projeto
  • Análise Técnica e Orçamentária
  • Comissão de Aprovação

 Captação de Recursos

  • Potenciais patrocinadores e investidores
  • Pessoa jurídica e pessoa física
  • Proposta de Captação

 Execução do Projeto

  • Liberação de Recursos e regularização das contas
  • Processos de Compra e Licitação
  • Desenvolvimento das atividades
  • Relatórios de execução

 Prestação de Contas

  • Demonstrativos e relatórios
  • Comprovações de Receitas e Despesas
  • Outras Leis de Incentivo ao Esporte

Docentes

Conheça seus professores

Fabiano Ferreira de Mendonça Redondo

Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo; Especialização em Marketing na FIU – Miami; Especialista em Marketing pela ESPM – São Paulo; Proprietário da Marketing Redondo Marketing Esportivo (desde 1995), atendendo clientes como as Confederações Brasileiras de Handebol, Ginástica, Rugby, Voleibol, Futsal, entre outras; Atua com Leis de Incentivo ao Esporte desde 2006 (Primeiro ano da Lei), já tendo sido responsável pelo protocolo de mais de 600 projetos.

Perguntas Frequentes

Objetivo

  • Apresentar os conceitos básicos da legislação federal de incentivo ao esporte
  • Explicar os processos de análise e aprovação dos projetos
  • Orientar sobre as fases de andamento dos projetos
  • Esclarecer ferramentas de comunicação com o Ministério do Esporte (Sistemas)
  • Exercitar casos práticos relacionados à elaboração de projetos

Modalidade Ao vivo

Ideal para quem busca praticidade, autonomia e comodidade, mas prioriza o contato virtual com colegas e professores. As aulas virtuais dão autonomia para o aluno estudar onde quiser!
Disponibilizaremos o calendário acadêmico para que o aluno faça o seu planejamento e participe das aulas ao vivo. A participação é fundamental para o sucesso do aprendizado.

*Após da data de encerramento do curso, as aulas permanecerão acessíveis aos estudantes por um período de seis meses. Aproveite esta oportunidade para revisitar o conteúdo sempre que precisar.

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