Você já entrevistou alguém? Pois deveria. Você também pode!

Você já entrevistou alguém? Pois deveria. Você pode estar pensando: mas como? Não sou de RH, nem sou entrevistador!

Mas entrevista não é apenas a situação onde você é o candidato a uma vaga e está sendo avaliado pelo entrevistador. Você também pode realizar uma entrevista com um profissional mais sênior para buscar informações a respeito de um mercado, uma vaga, uma carreira ou mesmo um aconselhamento mais abrangente. Neste caso, a entrevista é considerada uma Entrevista de Pesquisa.

Na Entrevista de Pesquisa você é o entrevistador, embora seja verdade que esta pessoa também estará lhe avaliando de alguma forma. Quando você está na dúvida sobre qual passo dar, para qual empresa ir, ou qual será o novo caminho a seguir em sua carreira profissional, é muito importante conhecer os aspectos mais relevantes para ser bem-sucedido nesta escolha. A melhor forma de conhecer sobre uma determinada empresa, área ou mercado é conversar com alguém que trabalha nele. E, se possível, conversar com mais de uma pessoa.

Nesses encontros você terá a oportunidade de reunir informações detalhadas sobre os pontos de seu interesse, por exemplo, características essenciais para o ingresso nessa área, conhecimentos técnicos necessários, perspectivas de carreira, como é o dia-a-dia desse trabalho, entre outras inúmeras informações. Você também pode propor essas entrevistas para fazer perguntas diretamente relacionadas às suas preferências e preocupações. Por exemplo, pode pedir feedback sobre seu currículo, perguntar se sua experiência está alinhada com a experiência mínima necessária para certa posição ou perguntar como deveria se preparar para uma carreira na área X.

Veja alguns pontos:

1) Prepare-se: Para que essa entrevista seja proveitosa é fundamental que você se planeje, organizando temas e perguntas relevantes. Separar perguntas entre mais prioritárias e menos prioritárias é uma maneira de você se preparar para o andamento do encontro que pode ser mais ou menos aberto, ou ainda, alguma de suas perguntas pode receber uma larga explicação e tomar mais tempo do que o esperado, por isso, tenha em mãos suas prioridades. Caso prefira, o que também é mais recomendável, leve impressas as perguntas. Assim poderá verificar se tudo está saindo conforme o planejado, se suas principais dúvidas estão sendo esclarecidas e se, eventualmente, você não está se esquecendo de nada.

2) Como se vestir?: Como em uma entrevista a uma posição de emprego, a questão da roupa que vestir, chegar adiantadamente e ser simpático, tudo isto deve ser feito igual. A diferença é que você é quem conduzirá a conversa.

3) Saiba conduzir: Permita que o seu entrevistado também faça colocações sobre pontos que ele acredita ser relevantes, mas caso você perceba que está desfocando o assunto, poderá como delicadeza retomá-lo. Diga gentilmente, por exemplo: “Isto é muito útil, muito obrigado. Você se incomodaria de me responder outra pergunta?”

4) Faça anotações: Deixe registradas as principais ideias, os conselhos mais importantes e os detalhes mais relevantes. Porém, dê atenção ao profissional na hora que ele estiver contanto seus pontos de vistas. É importante manter o contato visual na conversação.

5) Avaliando e sendo avaliado: Não se esqueça de que é natural que as pessoas lhe avaliem. De repente, essa entrevista acaba sendo a sua chave para aquela posição que você tanto quer. Ou, no caso de ainda estar entendendo para onde quer ir, pode aparecer uma oferta interessante que lhe mostra o caminho.

6) Fazendo desse contato uma relação de longo-prazo: Seja com quem for, sempre agradeça a oportunidade de ter tido esta conversa. Caso no futuro essa oportunidade tenha lhe trazido ainda mais resultados, lembre-se de quem lhe ajudou. Diga o quanto as orientações recebidas foram importantes e que você está colhendo frutos. Esse simples contato reforça o agradecimento e fortalece o vínculo que foi criado. Pense sempre a longo prazo.

Além de enriquecer seus conhecimentos sobre várias áreas e carreiras, as entrevistas de pesquisa também vão aumentar sua network. Comece agora!

WhatsApp Fale com nossos consultores
Desenvolvido por: UmDigital