Profissional do esporte deve equilibrar paixão com visão de negócio

Aproveitar o momento de pandemia para se capacitar nos assuntos e nas novas competências requeridas pelo mercado, para em seguida aproveitar as oportunidades que certamente aparecerão. Foi esta a mensagem que ficou da edição #7 da série “Como Seguir o Jogo”, sobre Mercado de Trabalho no Esporte Pós-Pandemia, realizado em 3 de junho.

Depois da chamada década de outro para o esporte no Brasil, com a realização dos megaeventos esportivos entre 2007 e 2016, o mercado se encolheu com a recessão econômica e está sendo também profundamente impactado com a pandemia. “A preocupação é correta, mas com o mercado se reaquecendo a tendência é as oportunidades voltarem a aparecer”, disse Eduardo Corch, especialista em marketing esportivo e professor da Trevisan. Mesmo neste momento, alguns segmentos têm crescido, principalmente os relacionados a conteúdos digitais e e-commerce, como lembra Marcello Giulio, headhunter e professor de Liderança e Psicologia Esportivo da Trevisan. Segundo ele, “para o futuro pós-pandemia competências como flexibilidade, liderança participativa, saber delegar e ter estabilidade emocional serão mais valorizadas ainda”.

Por fazer parte da indústria do entretenimento e lazer, o profissional que trabalha com esporte precisa ter uma boa dose de paixão e otimismo. “A vantagem para as empresas do ecossistema esportivo é ser um mercado de trabalho muito atraente, que traz pessoal de alto nível de diversas formações”, lembra Eduardo Baraldi, CEO da Octagon Brasil & México. Mas ele ressalta a importância de se aperfeiçoar nos novos conhecimentos exigidos pelo momento atual, como por exemplo ciência de dados e estatística. E Eduardo Corch lembra também que ser apaixonado não é suficiente: “ele precisa enxergar o esporte como um negócio, e entender os desafios estratégicos e mercadológicos que estão envolvidos”.

Se o formato da experiência do fã do esporte vai mudar, importa menos. Como disse Eduardo Baraldi, a paixão do fã sempre vai estar lá. Cabem aos profissionais do setor criarem momentos que sejam memoráveis para ele, tanto no ambiente presencial quanto no virtual. Dessa forma, o setor voltará a crescer e a proporcionar oportunidades de carreira.

Confira aqui o debate completo

Conheça mais sobre nosso curso Estratégias de Marketing Esportivo.

WhatsApp Fale com nossos consultores