Desenvolvimento Sustentável Universal

Você conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e já se acostumou a ver seus ícones em placas, murais e internet. Mas você sabe como foram criados? Eles fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação global adotado pelos Estados-membros das Nações Unidas (ONU) em 2015, que visa a promover o desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental até o ano de 2030. Os 17 ODS seguem 8 princípios fundamentais.

Princípios fundamentais da Agenda 2030

  • Universalidade

Os ODS são aplicáveis a todos os países, independentemente de seu nível de desenvolvimento. Cada nação é responsável por adaptar as metas às suas realidades locais.

  • Integralidade

Os objetivos são interligados e indivisíveis, abordando os desafios globais de forma integrada. As dimensões econômica, social e ambiental devem ser tratadas conjuntamente.

  • Inovação e Parcerias

A implementação exige o uso de novas tecnologias, abordagens criativas e parcerias entre governos, setor privado, sociedade civil e indivíduos.

  • Inclusão e Equidade

Ninguém deve ser deixado para trás. A Agenda prioriza a redução das desigualdades, garantindo que os benefícios do desenvolvimento sejam compartilhados por todos, especialmente os mais vulneráveis.

  • Respeito aos Direitos Humanos

Baseia-se nos princípios dos direitos humanos, incluindo dignidade, igualdade e não discriminação.

  • Sustentabilidade

Busca promover um equilíbrio entre o crescimento econômico, a preservação do meio ambiente e o bem-estar social, garantindo que as necessidades das gerações atuais sejam atendidas sem comprometer as gerações futuras.

  • Responsabilidade Compartilhada

Todos os países, organizações e indivíduos têm um papel a desempenhar para alcançar os ODS.

Quer saber mais? Acesse já o link! https://bit.ly/3Ebjb6Y

WhatsApp Fale com nossos consultores
Desenvolvido por: UmDigital