Sobre o curso

O mercado de criptomoedas explodiu nos últimos anos, abrindo um mundo de oportunidades para profissionais qualificados. Se você é graduado e busca uma carreira nessa área promissora, o MBA em Criptoativos da Trevisan Escola de Negócios é a escolha perfeita para você.

Com nosso programa, você vai adquirir expertise em avaliação e seleção de criptoativos, aprender sobre as últimas tendências do mercado, se preparar para atuar com finanças descentralizadas e dominar as tecnologias blockchain e smart contracts.

Ao se formar, você estará pronto para assumir cargos de alto nível, como Especialista em Investimentos, Consultor Jurídico em Criptoativos, Analista de Blockchain e Smart Contracts ou Gestor de Projetos de Tokenização de Ativos.

Oportunidades não faltam: o salário médio para Especialistas em Investimentos é de R$ 55.000,00 (Glassdoor) e a demanda por profissionais qualificados só tende a crescer.

Invista em você mesmo e prepare-se para o futuro dos investimentos. Inscreva-se no MBA em Criptoativos da Trevisan Escola de Negócios e dê o primeiro passo para uma carreira de sucesso.

A Trevisan Escola de Negócios: o futuro dos investimentos começa aqui.

A quem se destina

Se você é graduado e possui interesse em atuar, ou ao menos se aprofundar, na área de investimentos, gerenciamento de fundos ou empreendimento em temas ligados a criptomoedas, tokens fungíveis e não-fungíveis (NFTs), finanças descentralizadas, real world assets ou outros ativos digitais, o MBA em Criptoativos da Trevisan Escola de Negócios é a pedida certa para você.

Nos últimos anos, o mercado de criptoativos cresceu mais de 10 vezes, abrindo inúmeras portas, inclusive para empreendedores. Empresas e profissionais estão entrando, cada vez mais, nesse ecossistema e, diante desse cenário, é necessário ter profissionais qualificados para atuar no ramo. Através do nosso MBA, você pode aproveitar as atuais e crescentes oportunidades neste setor!

O salário médio de um Especialista em Investimentos é de R$ 55.000,00*

*Fonte: Glassdoor.

Modalidade Ao vivo

Este é um MBA ao vivo com aulas semanais às terças e quintas, das 19h às 22h30. No início do curso é disponibilizado o calendário acadêmico para que você consiga se planejar e participar de todas as aulas online ao vivo.

No entanto, para completar a sua formação, 20% do conteúdo é composto por matérias assíncronas, disponibilizadas no primeiro dia de aula, que devem ser concluídas até o último dia do curso.

Diferenciais
  • Qualificação para atuar em um segmento em que são as oportunidades que disputam os profissionais.
  • Aulas ao vivo, com o conteúdo mais atualizado possível.
  • Professores que vivem o assunto (e não apenas o estudam).
  • Coordenadores com vasta experiência.
  • Estímulo ao networking.
Conteúdo do Curso

Módulo: Introdução ao Ecossistema de Criptoativos
Introdução aos Criptoativos – (16h)
Mercado de Capitais e Investimentos – (16h)
Web3, Blockchains e suas Arquiteturas – (16h)
Tokens Não-Fungíveis (NFTs) – (16h)

Módulo: Direito e os Criptoativos 
Regulação Nacional e Internacional – (16h)
Tributação – (16h)
Criptoativos, Blockchain e Temas do Direito 1 – (16h)
Criptoativos, Blockchain e Temas do Direito 2 – (16h)
Persecução Patrimonial – (16h)

Módulo: Finanças Aplicadas aos Criptoativos
Finanças e Valuation de Ativos – (16h)
Análises Técnica e Fundamentalista – (16h)
Finanças Descentralizadas (DeFi) – (16h)

Módulo: Aplicações Diversas em Criptoativos
Real World Assets (RWA) e a Tokenização de Tudo – (16h)
Smart Contracts – (16h)
Investigação On-chain – (16h)
Tokenomics – (16h)

Módulo: Criptoativos e Negócios
Teoria dos Jogos e o Problema da Confiança – (16h)
Empreendedorismo e o Ecossitema de Startups – (16h)
Venture Capital e Criptoativos – (16h)
Criptoativos e Blockchain para Negócios – (16h)

Módulo: Eletivas*
Eletiva 1 (EAD) – (22h)
Eletiva 2 (EAD) – (22h)
Eletiva 3 (EAD) – (22h)
Eletiva 4 (EAD) – (22h)
Eletiva 5 (EAD) – (24h)

*Complete sua grade escolhendo cinco disciplinas dentre as opções abaixo, elas devem ser solicitadas via requerimento:
Análise de Cenários Econômicos e Aplicações Estratégicas – (22h)
Combate a Fraudes e Lavagem de Dinheiro – (22h)
Compliance, Ética Corporativa e Prevenção a Fraudes – (22h)
Crimes Digitais – (22h)
Finanças Digitais – (22h)
Fusões e Aquisições – Contratos Complexos – (22h)
Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning – (22h)
Investigação, identificação e Tratamento de Fraudes – (22h)
Lei Geral de Proteção de Dados – (22h)
Liderança e Inovação em uma Economia Digita – (24h)
Marketing 4.0 – (22h)
Matemática Financeira – (22h)
Mercado de Derivativos – (22h)
Modelos de Negócios – (22h)
Planejamento Estratégico e Controladoria – (22h)

Com aulas semanais às terças e quintas, e um total de 432 horas/aula separadas em cinco módulos e cinco eletivas, a duração deste MBA é de 15 meses no total.

O TCC não é obrigatório para a sua formação, conforme a Resolução nº 1 de abril de 2018, do Ministério da Educação (http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85591-rces001-18/file).

ACESSO ÀS AULAS

Após a confirmação do pagamento, você terá acesso imediato às aulas das disciplinas 100% online do seu curso. As aulas ao vivo seguirão o cronograma disponibilizado na plataforma e pela coordenação do curso.

Aprovação, Certificado e Cadastro no ministério da educação

Para obter a certificação, o estudante deverá obter nota mínima 7 (sete) nas avaliações. Caso não alcance este requisito, o estudante deverá fazer novamente a(s) respectiva(s) disciplina(s) em caráter de dependência (DP), acarretando na cobrança de valor financeiro adicional.

Ao final do curso, o estudante que cumprir os requisitos para aprovação conforme Regulamento, é conferido o certificado de Pós-graduação lato sensu, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar, de acordo com a Resolução CNE/CES N° 1/2018 de 06 de abril de 2018, publicada no D.O.U. em 09 de abril de 2018.

Consulte aqui o cadastro do curso no Ministério da Educação.

Coordenação

Alexandre Senra. 
Procurador da República. Coordenador do Grupo de Apoio Criptoativos do MPF. Mestre em Direito. Mestrando em Digital Currencies & Blockchain. Certificado em Blockchain pelo MIT. Certificado em DeFi, NFTs e Metaverso pela UNIC. Crypto investigator pela TRMLabs. Foi o primeiro Encarregado de Proteção de Dados Pessoais do MPF. Participou da primeira venda de Bitcoins feita pela Justiça Federal Brasileira. Tem dado aulas, palestras, cursos e treinamentos sobre o assunto desde 2020.

 

Fernando Ruiz. 
Doutor em Administração de Empresas pela FGV-SP, é formado em Engenharia Elétrica (Telecom) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, cursou MBA na ESSEC (Paris/França) e é mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP.

Como empreendedor/empresário, há 10 anos lidera e é diretor-fundador da NeoStrategy Consulting (www.neostrategy.com.br), empresa de consultoria estratégica, de M&As e de inteligência competitiva. No ecossistema de start-ups, é investidor-anjo em vários clubes de anjo, mentor e advisor de diversas start-ups, foi founder de uma start-up de turismo e tem um portfólio de mais de 15 investidas diretamente e centenas (VCs/PEs), indiretamente.

Como acadêmico, além de coordenador de cursos na Escola de Negócios da Trevisan, é ou foi professor de negócios de outras dezenas de universidades, além de ter sidoi pesquisador de pós-doutorado em criptoativos no Insper/SP. Fez parte do conselho da Confederação Brasileira de Rugby e foi também presidente do Comitê Business in Growth da Amcham.

Como executivo, já atuou (em quase 20 anos de carreira, sendo mais de 15 em consultoria) em empresas como Deloitte, Banco Itaú, Accenture, Maksen Consulting, Promon, FIA Consulting e Organizações Globo como executivo ou colaborador e para a ONU, Rio 2016, Sport Clube do Recife, Visa, Unilever, AT&T, Sadia, Roche, Votorantim, RiHappy/PBKids, Angola Cables, Grupo Abril, Inmarsat, Contax, Hotel Unique, Rede Bourbon de Hotéis, inpEV, MASP, Energias do Brasil, Papaiz, Cimpor, Tupy Fundições, Conf. Brasileira de Tênis e CBRugby, entre dezenas de outras, como consultor.

Tem 3 livros e diversos artigos publicados na área de negócios e grande experiência e vivência internacional, tendo já estudado, trabalhado, vivido ou conhecido mais de 110 países.

Docentes

Alguns docentes já confirmados:

Afonso Dalvi
Certificado pela Blockchain Council nos cursos de NFT developer e Polygon developer; formação em Introduction to Digital Currencies pela University of Nicosia, bem como nos cursos: Ethereum Blockchain Developer Bootcamp With Solidity, Master em Ethereum & Solidity Programming from Scratch na Udemy. Advogado, Pós-graduado em Direito Digital com especialização em Tokenização e Mercado Financeiro, e Direitos autorais, NFT e mercado de artes – ITS Rio.


Ana Paula Rabello
Bacharel em Ciências Contábeis, Perita Judicial atuante no Estado do Rio Grande do Sul, pós-graduada em Gestão Tributária e Perícias Judiciais. É a primeira contadora a adentrar em tributação de criptomoedas no Brasil. Entusiasta de criptoativos e investidora de bitcoin, fundadora do Declarando Bitcoin, blog referência sobre conteúdos do tema no país. Autora do e-book “Como Declarar Bitcoin e Outras Criptomoedas no Imposto de Renda”, lançado em parceria com o Portal do Bitcoin (2020 e 2021) e atualizado (2022) em parceria com a maior exchange da América Latina, o Mercado Bitcoin. Ana Paula ficou conhecida como a ‘Loira do Imposto’ pela série SAC da loira no Youtube e também pelo programa de entrevistas LoiraPOD, em que aborda temas relevantes com convidados do mundo cripto. Fonte dos principais veículos de imprensa especializada no assunto e autora do curso “Tributação de Criptoativos – abordagem prática para contadores” em que já formou duas turmas de novos especialistas no mercado.


Caio Fernando Sanas
Advogado no mercado de criptoativos. Mestre em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de São Paulo. Presidente da Comissão de Blockchain e Ativos Virtuais da 36 Subseção da OAB/SP. Professor de blockchain e Criptoativos da FGV. Participou do projeto de lei de ativos virtuais na Câmara dos Deputados. Autor do livro: O futuro dos contratos.



Caroline Nunes
CEO/Founder da InspireIP. Advogada especialista em Propriedade Intelectual, mestra em Direito de Entretenimento pela University of Southern California, consultora de blockchain do Baptista Luz Advogados.




Daniel Niero
Empresário, Fundador do El Canary Privacy & Ethics, engenheiro de Cyber Segurança e Privacidade, liderou mais 200 projetos de Segurança Cibernética para multinacionais nos segmentos de energia, tecnologtokenização finanças, para empresas privadas e governamentais como Exército e Marinha. É instrutor oficial do PECB, uma das maiores instituições de certificação profissional de Montreal, palestrante nos principais eventos, sendo escolhido entre um dos professores mais bem avaliados do segmento. Com background tecnológico em infraestrutura e segurança, atua com Bitcoin e tecnologias de DLT desde 2012, sendo um dos pioneiros no assunto, se tornando umas das referências técnicas em Blockchain e tokenização de ativos no Brasil.



Daniela Zschaber

Product Marketing Manager na Blockful, Chainlink Community Advocate e professora de pós-graduação em Criptomoedas.




José Santos
Fundador da ID Labs, uma comunidade dedicada a moldar novos horizontes de negócios e investimentos na era Web3. Com mais de 100 horas de conteúdo sobre AirDrops no YouTube impactou positivamente centenas de indivíduos. É embaixador da Layer3, uma plataforma global de interações em redes de blockchains e aplicativos Web3. Desenvolveu dashboards públicos e instrutivos, fornecendo insights fundamentais para os investidores do universo cripto tomarem decisões informadas. Advisor na Kadmotek Ventures e na State Of The Art University, acredita na sinergia entre tecnologia e visão estratégica. Finalista em dois hackathons, concebendo soluções inovadoras baseadas em blockchain. +10 anos de experiência em projetos orientados por dados, traz ao cenário uma perspectiva sólida e versátil. Possui MBA em Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data.


Lauro Gripa
Fundador da comunidade brasileira e líder dos embaixadores da língua portuguesa na Polkadot & Kusama. Investidor e usuário de Ethereum desde 2016. Formado na UDESC, tem mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de software e busca se especializar em qualidade de software, segurança e privacidade. Voluntariamente produz conteúdos gratuitos sobre sistemas descentralizados de grande escala. Membro e desenvolvedor da Sociedade Kusama, onde ajudou a digitalizar e imortalizar a memória de Gilberto Gil e sua obra no blockchain.


Lauro Inada Filho
Head de Crypto na Quad Financial. Especialista em Análise fundamentalista de Criptoativos, Blockchain Games e NFTs. Co-Founder da Uni Guild Games, com guildas nos principais jogos P2E. Certificado na Univ de Nicosia em Criptoativos +10 Experiência em TI. MBA em gestão empresaria na FIA-USP. Formado em Ciências da Computação na USP.



Leandro Pereira
Especialista em desenvolvimento de negócios e inovação, com mais de 25 anos de experiência na área de Tecnologia, Telecomunicações, IoT e Blockchain. Atuação com projetos de Tokenização de Ativos Digitais em DLTs e Blockchains. Líder Técnico de Infraestrutura para Ativos Digitais na Nuclea.

 


BrPunk
Punk #7406. Colecionador, Investidor, Instrutor e Curador de Eventos.






Rafael Castaneda
Criptólogo e Tecnofilósofo; Castaneda se formou como Mestre em Sistemas e Computação pelo IME-RJ e conta com mais de 20 anos como engenheiro de software, líder técnico e professor/pesquisador em diversos níveis de educação. Hoje atua no mercado como analista de criptoativos e produtor de conteúdo com o seu próprio canal “Casta Crypto”, onde cultiva uma nova maneira de se compreender o fenômeno das blockchains, através de um olhar filosófico, sociológico e econômico.


Rocelo Lopes
No mercado de criptomoedas desde 2013, Rocelo Lopes se consolidou como especialista em criptoeconomia e, hoje, é CEO da SmartPay. É conhecido no mercado nacional e internacional por seus produtos e serviços utilizando tecnologia Blockchain, além de ser o responsável por construir a primeira mineração em escala industrial da América Latina. Foi considerado pela Cointelegraph o quarto principal nome do mercado brasileiro numa lista de 50 profissionais. Hoje, se dedica ao desenvolvimento da ferramenta SWAPX e do app Truther, além de disseminar seu conhecimento voltado para blockchain, tokenização, segurança nas transações em criptos e no suporte à regulamentação do tema no Brasil.


Rodrigo Caggiano
Head de produtos, com mais de 25 anos de experiência na gestão de equipes multidisciplinares e responsável pela criação de diversos produtos digitais. Tem bacharelado em Publicidade e Propaganda pela UNIP, com pós em Gestão de Projetos pela Anhembi Morumbi. Co-founder da MobiUP desenvolvimento de plataformas digitais, atuando como responsável pela gestão das equipes de desenvolvimento: de projetos baseados em blockchain, de plataforma de tokenização as a service, de criação do gateway de pagamentos (on- e off-ramp) ItsPaY de criação de protocolos de DeFi, dentro muitos outros.


Tim Balabuch
Com mais de dez anos de experiência em design de UI/UX, Tim trabalhou com grandes equipes e startups em ascensão, contribuindo com todo o processo e desenvolvimento de produtos cross-device. Tem experiência em diversas áreas como educação, finanças, healthcare e principalmente blockchain. Bacharel em Design – Universidade Católica Dom Bosco (2011). Possui certificações em Blockchain, Bitcoin e Criptomoedas pela PUC-RS; Digital Skills: User Experience – Accenture; PH555x: Improving Global Health: Focusing on Quality and Safety – HarvardX; Fundamentals of Project Planning and Management – University of Virginia; Hello Design Thinking – IDEO U.


Vinicius Bitencourt
Empreendedor e advogado especializado em tecnologia, inovação e negócios internacionais. Graduado em Negócios Internacionais e Marketing pela Virginia Intermont College, com um MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV, lidera como Diretor de Novos Negócios na Bitencourt Advogados e advogado internacional na Silva Schütz Advogados, com atuação em blockchain e projetos web 3.
Vinicius também é sócio da Flow Vista, um ecossistema de soluções em Governança, Estratégia e Operação em Negócios Internacionais para empresas brasileiras e estrangeiras. É Mentor de Startups e Presidente da Comissão de Startups e Investimentos na OAB Palhoça/SC. Tem experiência profissional em mais de 20 países orientando e impulsionando projetos inovadores no cenário nacional e internacional.


Vytautas Fabiano Silva Zumas
Pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal, pós-graduado em Ethical Hacking e Cybersegurança e mestre em Blockchain and Digital Currency pela Universidade de Nicosia, Chipre. Coautor do livro Criptolavagem e Compliance – tipologias de lavagem de dinheiro por meio de criptoativos e sua prevenção. Desenvolvedor da plataforma www.blocksherlock.com.

Processo Seletivo e Matrícula

O processo seletivo é composto pelas seguintes etapas:
1ª Etapa Inscrição – Preenchimento da ficha ou compra direta no site
2ª Etapa Pagamento – Pagamento da taxa de matricula
3ª Etapa Matricula – Entrega, via sistema, dos documentos abaixo:
• Cópia do RG e CPF ou Registro Funcional/ Carteirinha do Conselho Profissional (válidas
como documento de identificação – necessário conter número do RG, CPF e
naturalidade do aluno), CNH (aceita mediante apresentação de documento
complementar que informe a naturalidade do aluno), Passaporte ou RNE para alunos
estrangeiros.
• Cópia Certidão de Nascimento ou Casamento (necessário o envio caso o documento de
identificação não conste a naturalidade)
• Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso) – Para fins de matricula, caso ainda
não possua o diploma, será aceito o certificado de conclusão ou declaração da
conclusão do curso de graduação. Lembrando que para a conclusão do curso e
expedição do certificado de pós-graduação é obrigatório o envio da cópia do diploma
de graduação.


(*) Na impossibilidade de entrega do Diploma de Graduação no momento da matrícula, em caráter temporário, será aceita a cópia autenticada da Declaração de Conclusão da Graduação, com data da colação de grau. Nestes casos, serão estipulados novos prazos para entrega do Diploma, documento imprescindível para matrícula em cursos de pós-graduação.
Em caso de cancelamento da matrícula em até 7 dias, contados a partir do recebimento do acesso às aulas, será realizado a devolução do valor integral.

Motivos para começar o seu MBA com a Trevisan

A Trevisan é a única Escola de Negócios que oferece cursos no formato totalmente digital para atender às demandas por conveniência e disponibilidade.

Temos um modelo pedagógico desenvolvimento totalmente pensado neste ambiente, com foco na descoberta, desafio contínuo e desenvolvimento das principais habilidades e competências buscadas pelo mercado de trabalho atual.

Para fomentar este aprimoramento profissional, você pode criar trilhas individualizadas de aprendizado, conforme o seu perfil e necessidades, utilizando a Degreed, a maior plataforma de desenvolvimento. O acesso é recebido ao se matricular em algum dos nossos MBAs, e não tem custos adicionais para o estudante.

E por contar com aulas online ao vivo, este curso permite que você faça networking com profissionais de outras cidades, estados e países, trocando experiências e conhecimentos no decorrer dos módulos e aulas.

Mantenha o conhecimento fresco em sua mente com o conceito de aprendizado para a vida toda. Mesmo após se formar, você pode acessar as aulas e conteúdos por até seis meses, tudo para que o seu conhecimento jamais fique obsoleto!