PROJETO DE VIDA NA PONTA DO LÁPIS

Considerado um dos maiores projetos sociais de educação financeira e com atuação ativa dentro das escolas públicas do estado de São Paulo, o Projeto de Vida na Ponta do Lápis foi desenvolvido em colaboração entre a Brasilprev, Principal e a Trevisan Escola de Negócios e tem ganhado cada vez mais notoriedade e procura por parte dos professores em todo Brasil.

Há mais de 10 anos realizando palestras gratuitas que atendem principalmente estudantes de baixa renda, membros de associações de bairros e outras entidades sociais, o projeto tem a grande missão de alertar e orientar os jovens sobre a importância do planejamento e da educação financeira desde cedo. Um destaque é o elevado índice de satisfação das apresentações, superior a 90%. Além disso, os alunos afirmam que os temas abordados os deixam mais seguros para tomar decisões em relação ao dinheiro e, assim, atingir seus objetivos pessoais, uma vez que entendem os benefícios do planejamento financeiro.

O PVPL também tem como uma de suas diretrizes apoiar jovens universitários a participarem e realizarem as palestras do projeto. Atualmente, a equipe conta com mais de 20 estudantes do ensino superior que, anualmente, participam de treinamentos e cursos de reciclagem para que estejam aptos a realizar as palestras e esclarecer as dúvidas dos alunos. Além do grande desenvolvimento interpessoal adquirido por esses universitários, eles ainda contam com uma bolsa auxílio para tal feito.

Por conta da relevância do projeto, em 2016, o PVPL foi certificado com o Selo ENEF da Estratégia Nacional de Educação Financeira, reconhecimento renovado em 2018. Promovido por órgãos do Governo Federal e da sociedade civil, o selo é direcionado a empresas que contribuem para o fortalecimento da cidadania, da solidez do sistema financeiro nacional e da tomada de decisões conscientes por parte dos cidadãos.

“A Brasilprev entende o seu compromisso com a educação financeira do país, pois essa é uma dimensão fundamental para que os cidadãos planejem e conquistem os seus objetivos em plenitude. Por isso, há 10 anos, criamos o PVPL e, hoje, temos orgulho em anunciar a superação da marca de 110 mil pessoas beneficiadas, o que revela a ótima aceitação e o quão relevante é o projeto para a sociedade”, afirma a diretora da Brasilprev, Ângela Beatriz de Assis. “Principalmente neste momento, nesta nova realidade, em que a pandemia expõe a necessidade de se preparar financeiramente para possíveis percalços e desafios nas nossas trajetórias.”.

Para o diretor da Trevisan, Fernando Trevisan, o projeto tem um impacto direto nos jovens: “O trabalho tem grande importância em dois sentidos: O primeiro é levar para jovens de baixa renda, muitas vezes pela primeira vez, conceitos fundamentais de administração do seu orçamento pessoal, que pode ter impacto direto no dia a dia de suas famílias e no seu futuro profissional. Além disso, o projeto oferece a alunos universitários a oportunidade de desenvolver suas habilidades de comunicação interpessoal, obter um ganho extra para auxiliar seus estudos e aplicar na prática muito do que ele trabalha em sala de aula”.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Com o estabelecimento da dinâmica de isolamento social causado pela crise da Covid-19, as palestras neste momento estão sendo realizadas remotamente. No formato de ensino à distância (EAD), já foram ministradas mais de 100 edições online do PVPL, atingindo mais de 4 mil pessoas.

O primeiro contato com os alunos permanecerá via palestra no modelo híbrido (presencial ou digital) e, a partir de março de 2021, a jornada dos expectadores será complementada através da criação de uma plataforma online para reforçar o processo de aprendizado e fomentar a cultura do planejamento financeiro. Serão disponibilizados vídeos, e-books, podcasts, simulados e fórum de discussão, transformando assim um projeto estruturado em palestras, em um curso mais abrangente e completo, inclusive com certificado. Os universitários ativos na execução do projeto serão capacitados e terão como atividade principal tutoriar os participantes durante todo o processo.

Por fim, com a transformação digital do projeto, ele passa a ter uma abrangência maior, aumentando a sua capilaridade para as fronteiras além da Grande São Paulo, com atendimento a nível nacional.