Afinal, o que é administração?

Atualmente, administração é fazer com que empresas alcancem um objetivo determinado, utilizando, da melhor maneira possível, seus limitados recursos, despendendo o menor esforço possível para isso e buscando o melhor entrosamento possível das pessoas envolvidas. Se pudéssemos traduzir em poucas palavras, seria a “capacidade de atingir resultados positivos por meio das pessoas”.
Pode-se dizer que a administração teve início no Egito antigo e desenvolveu-se através da Igreja Católica e, depois, pelo exército. Nesta época, a sociedade precisava organizar-se para poder montar estruturas muito grandes e complexas, mas que exigia simplicidade e que deveria funcionar por muitos anos.
Nos dias de hoje, com a proximidade ocasionada pelo avanço tecnológico, principalmente com as comunicações encurtando distâncias e discutindo o mundo on-line, o desafio da administração será sempre buscar novas formas de juntar e entender as informações que o mundo vem nos enviando e tentar juntá-las criativamente, buscando novos modos de criar ou recriar nosso futuro, com mais inovação, trabalho e desenvolvimento.
A administração é uma atividade essencial ao esforço humano coletivo, seja na indústria, serviço, exército, hospitais, igreja etc. O homem cada vez mais necessita de cooperação nas atividades grupais.
De acordo com a Teoria Administrativa, há quatro funções principais do administrador para o desenvolvimento e manutenção das organizações, que são:
– Planejamento para determinação dos objetivos: as organizações não vivem para si próprias, são órgãos sociais que visam à realização de uma tarefa social;
– Liderança: todas as organizações são diferentes em seus objetivos, seus propósitos, mas são essencialmente semelhantes na condução das pessoas para realização deste objetivo;
– Organização: é o desempenho individual de colocar a pessoa certa no lugar certo buscando a eficácia do trabalho dentro das organizações. São os indivíduos que fazem, decidem e planejam; e
– Controlar: que é saber se todos os caminhos determinados foram ou estão sendo seguidos.
Vejam que, se a administração permite que as pessoas atinjam os objetivos e planejar é o processo de estabelecê-los, logo uma das mais importantes atividades de um bom administrador é, sem dúvida, o planejar as atividades empresariais em uma sequência lógica para atingir seus resultados.
Devemos pensar organizadamente para que possamos evitar mal entendidos e perceber as reais mudanças que estão afetando o nosso cotidiano e de todos. Planejar e administrar devem estar sempre obedecendo a uma lógica clara, com foco e com firmeza de propósito, tornando essa área de conhecimento imprescindível para a sobrevivência de sua empresa e o desenvolvimento de nossa sociedade.
Uma boa semana a todos!

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