Investindo em conhecimento: entenda por que fazer um MBA

Você já se perguntou por que tantos profissionais estão fazendo um MBA? A resposta está na transformação que essa especialização consegue trazer para diferentes carreiras.

O Master in Business Administration é uma escolha popular entre quem busca acelerar o desenvolvimento profissional e assumir novos desafios no mundo dos negócios.

Este tipo de curso oferece a oportunidade de adquirir conhecimentos especializados em diversas áreas, como gestão, finanças, marketing, recursos humanos e estratégia empresarial.

Ele proporciona uma visão abrangente do mundo dos negócios e capacita profissionais a enfrentarem os desafios complexos do mercado globalizado de hoje.

Durante o curso, os estudantes podem interagir com colegas de diferentes origens e setores, ampliando horizontes e criando oportunidades de colaboração e crescimento em conjunto.

Outro ponto a considerar é o impacto nas perspectivas de carreira. Muitas empresas valorizam os profissionais com esta formação, pois reconhecem o valor deles como líderes e tomadores de decisões estratégicas. Um MBA pode abrir portas para promoções, novas oportunidades de emprego e empreendedorismo.

Esta ação é muito mais do que simplesmente obter um diploma; é investir no futuro profissional. Ao escolher embarcar nessa jornada, você adquire conhecimentos, habilidades e contatos que o acompanharão ao longo da sua carreira.

Ficou curioso para entender tudo sobre este tema? Então acompanhe este conteúdo com a Trevisan e saiba tudo o que torna esta uma decisão inteligente para você e a sua carreira!

O que é um MBA?

Este tipo de curso é um programa de pós-graduação voltado para quem deseja expandir conhecimentos em diversas áreas relacionadas aos negócios e aprimorar habilidades gerenciais e de liderança.

Os principais objetivos são capacitar os estudantes a entenderem melhor o funcionamento das organizações, desenvolver habilidades de tomada de decisão estratégica e liderança, e ter todo o preparo para enfrentar os desafios do ambiente empresarial.

Em termos de duração, ele pode variar de acordo com a instituição e o formato. Geralmente, os programas tradicionais têm duração de dois anos (4 semestres). No entanto, existem opções mais curtas, destinadas a profissionais que estão no mercado de trabalho e buscam uma formação mais rápida.

Quanto às modalidades, eles podem ser oferecidos de diferentes formas, como presencial, online (100% ao vivo ou com aulas gravadas) ou híbrida (combinando aulas presenciais e virtuais). Cada modalidade tem suas vantagens e desafios, sendo importante escolher aquela que melhor se adapta às suas necessidades e disponibilidade.

Para quem este tipo de curso é indicado?

Quem pode fazer um MBA? Ele é indicado para profissionais que buscam avançar em suas carreiras e assumir posições de liderança e gestão em empresas de diferentes setores e tamanhos.

É ideal para quem já possui experiência no mercado de trabalho e deseja aprimorar habilidades gerenciais, desenvolver visão estratégica dos negócios e expandir a rede de contatos.

Os profissionais que geralmente possuem interesse neste tipo de especialização incluem pessoas em cargos executivos, de gerência, empreendedores e consultores, e isso envolve profissionais de áreas como administração, finanças, marketing, recursos humanos, tecnologia da informação, entre outros.

Ao se formar, é possível almejar cargos de alta gerência e direção, como diretor-executivo (CEO), diretor financeiro (CFO), diretor de marketing (CMO), diretor de operações (COO) e outras posições de liderança em diferentes áreas funcionais da empresa.

Esta formação também abre portas para oportunidades de empreendedorismo e gestão de negócios próprios.

Logo, ele é indicado para quem deseja se destacar no mercado de trabalho e assumir posições de destaque em uma organização, visto que agrega valor ao currículo e proporciona conhecimentos e habilidades essenciais para enfrentar os desafios do mundo dos negócios.

Por que considerar iniciar um MBA?

Esta é uma escolha estratégica para quem busca se destacar e progredir na carreira profissional, afinal, ter um MBA no currículo oferece diversas vantagens.

Primeiro, ele proporciona um bom crescimento profissional por ser uma formação abrangente e atualizada em gestão e negócios, capacitando os estudantes com conhecimentos essenciais em áreas como liderança, estratégia, finanças, marketing e operações.

Estes programas geralmente incluem estudos de caso, projetos práticos e simulações que desafiam os estudantes a aplicar conhecimentos teóricos em situações reais para aprimorar a capacidade de análise crítica e encontrar soluções eficazes para os desafios organizacionais.

O desenvolvimento profissional é um ponto altamente presente neste tipo de formação e, por ser valorizado pelo mercado de trabalho, outra das vantagens do MBA é a chance de aumentar significativamente as oportunidades de carreira e o potencial de ganhos dos profissionais.

Muitas empresas o consideram como um diferencial importante na seleção de candidatos para cargos de liderança e gestão, valorizando a expertise e o conjunto de habilidades adquiridas durante o curso.

Oportunidades de crescimento: networking com outros profissionais

Ao se inscrever neste tipo de curso, você tem inúmeras oportunidades de networking valiosas, permitindo interagir com colegas de turma, docentes, palestrantes convidados e profissionais experientes do mercado.

Essa rede de contatos pode abrir novas portas profissionais, identificar oportunidades de emprego ou negócios em conjunto, obter conhecimentos e orientações com profissionais bem-sucedidos.

Desenvolvimento de habilidades estratégicas

Este é um investimento na carreira profissional que desenvolve habilidades essenciais para o sucesso no mundo dos negócios, e uma delas é a capacidade de análise crítica e tomada de decisões.

Durante as aulas, os estudantes são expostos a uma variedade de situações complexas e desafiadoras que exigem análise cuidadosa e raciocínio estratégico para identificar problemas, avaliar opções e tomar decisões eficazes.

Outra habilidade aprimorada é o planejamento estratégico, aprendendo a desenvolver planos de negócios abrangentes, definindo metas claras, identificando recursos necessários e estabelecendo estratégias para alcançar o sucesso organizacional, o que envolve análise de mercado, identificação de oportunidades de crescimento e formulação de estratégias competitivas para garantir a viabilidade e a sustentabilidade dos negócios.

Durante as aulas, é possível desenvolver capacidades de liderança e gestão de equipes. Você aprende a inspirar e motivar colaboradores, delegar tarefas de forma eficaz e resolver conflitos de maneira construtiva, habilidades estas fundamentais para o desenvolvimento de uma cultura organizacional positiva e para o alcance de objetivos coletivos.

Outros aspectos importantes são a comunicação e negociação. Os participantes do curso podem aprimorar habilidades de comunicação verbal e escrita, aprender técnicas de negociação para lidar com clientes, fornecedores e colegas de trabalho.

Impacto salarial e maior reconhecimento: o que é possível alcançar ao fazer um MBA?

A educação executiva pode causar um impacto significativo no salário e na visibilidade no mercado.

Estudos mostram que profissionais com um MBA no currículo tendem a receber salários mais altos em comparação àqueles que possuem apenas uma graduação, visto que este tipo de formação demonstra compromisso com a educação contínua e a busca pelo aprimoramento profissional, características valorizadas pelos empregadores.

Ele também pode abrir portas para novas oportunidades de carreira e promoções. Geralmente os empregadores consideram candidatos com este curso como mais qualificados e preparados para assumir cargos de liderança em uma organização.

Ou seja, é possível ter uma maior visibilidade e empregabilidade no mercado de trabalho, além da possibilidade de ser considerado para projetos desafiadores e estratégicos, ao concluir o curso.

Flexibilidade e variedade das especializações

Com o avanço da tecnologia, atualmente existem diversas modalidades de estudo disponíveis no mercado, pensando principalmente no melhor aproveitamento dos conteúdos.

Por exemplo, se você é uma pessoa muito atarefada, com uma rotina puxada no trabalho, se deslocar para aulas presenciais pode ser um grande desafio. Em casos assim, as aulas online (gravadas ou ao vivo) são uma ótima saída.

A principal diferença está em ter uma hora definida de início e término (no caso do ao vivo), ou poder acompanhar na hora em que preferir (com materiais gravados), permitindo que você monte uma agenda de estudos como preferir e, assim, aproveite ao máximo todos os assuntos.

Temos, ainda, a modalidade híbrida, que une o melhor dos dois mundos: aulas presenciais e online mescladas durante a semana.

Olhando agora pela perspectiva das áreas em que é possível encontrar um MBA, o destaque fica para: consultoria, finanças, tecnologia da informação, marketing e gestão estratégica.

Então se você atua em alguma destas áreas e pensa em dar o próximo passo em sua carreira frente a um cargo de gestão, este curso é a escolha certa!

Dicas práticas para se preparar para um MBA

Ter o preparo adequado para este tipo de curso pode gerar algumas dúvidas. Mas para te ajudar, considere as seguintes dicas:

  • Faça uma autoavaliação: identifique suas habilidades atuais e quais deseja melhorar, além de áreas de interesse para alinhar com os objetivos do curso;
  • Pesquise diferentes opções: explore os programas disponíveis, considerando a reputação da instituição, currículo do curso, modalidade (presencial, online, híbrido) e custo para ver o que vai de encontro à sua procura;
  • Adquira experiência profissional: busque oportunidades para ganhar experiência relevante em sua área de atuação, seja com a troca de conhecimentos com outros estudantes ou ao se conectar com docentes e palestrantes;
  • Tenha uma rotina bem definida: acompanhar as aulas e entregar atividades enquanto trabalha durante a semana pode ser desafiador, dependendo de como são os seus dias. Por isso, crie uma boa organização e aproveite ao máximo o seu curso.

Investir em um MBA é uma estratégia valiosa para impulsionar sua carreira em curto, médio e longo prazo. Além de aprimorar habilidades técnicas e de gestão, ele oferece oportunidades de networking, acesso a recursos e mentoria, e pode aumentar suas chances de progressão na carreira.

Ao considerar diferentes opções de cursos, fica mais fácil de encontrar aquele que melhor se adapta às suas necessidades e objetivos profissionais, maximizando os benefícios do investimento em sua educação e futuro profissional.

Gostou de saber os motivos pelos quais um curso de MBA é uma ótima opção? Então confira também o blog da Trevisan para conferir mais dicas que vão te ajudar a alavancar a sua carreira profissional!