ESG e a Geração Z

A natureza multidisciplinar do ESG é um dos principais desafios que as organizações enfrentam para conquistar e reter profissionais com conhecimento e experiência em várias camadas da sustentabilidade. Um desafio crescente, a julgar pelos dados de um relatório recente do Royal Bank of Canada, segundo o qual, somente naquele país, em 10 anos haverá 400 mil novos empregos na área de sustentabilidade, na medida em que avançam os processos de descarbonização. Pesquisa da consultoria KPMG mostra que 46% dos profissionais desejam que as empresas onde trabalham tenham uma agenda ESG consistente. Destes, um em cada três profissionais da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) recusou uma oferta de emprego por falta de estratégia ESG da empresa contratante. Até 2025, estima-se que 75% da população ativa mundial será de millenials e, segundo relatório do Chartered Financial Analyst – CFA Institute, 87% dos jovens que entram no mercado de trabalho acreditam que a contribuição positiva para a sociedade e o meio ambiente é um componente importante para a sua escolha de carreira. Isso significa que a dificuldade de contratação de profissionais bem preparados para a gestão ESG pode afetar os esforços de recrutamento e retenção de todos os talentos muito em breve. A menos que as organizações tenham, um novo olhar sobre os jovens profissionais e ofereçam a eles oportunidades de encontrar propósito em uma carreira ESG.

Quer saber mais? Acesse já o link!