Por que fazer um MBA online é uma boa ideia?

Para profissionais em busca de aprimoramento e crescimento na carreira, o MBA é uma das melhores opções. Mas você já considerou os benefícios de optar por um MBA online

Neste artigo, nós, da Trevisan Escola de Negócios, exploramos os motivos pelos quais fazer um MBA na modalidade de ensino a distância é uma ótima ideia, como a flexibilidade, o custo-benefício, as opções de especializações, o networking profissional, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, o reconhecimento pós-curso e o desenvolvimento de habilidades práticas. Continue lendo para saber mais! 

O que é um MBA online?

Um MBA online é um programa de Mestrado em Administração de Negócios oferecido de forma virtual, representando uma abordagem moderna e flexível para a obtenção de uma qualificação de alto nível em gestão e administração.

Diferentemente dos cursos presenciais, essa modalidade permite que os alunos acessem conteúdos e interajam com professores e colegas remotamente, utilizando as ferramentas digitais mais avançadas disponíveis.

Ao escolher um MBA online, os estudantes têm a oportunidade de moldar sua experiência educacional de acordo com suas necessidades individuais e circunstâncias. Essa flexibilidade é especialmente valiosa para profissionais que buscam aprimorar suas habilidades enquanto continuam ativos no mercado de trabalho ou gerenciam compromissos pessoais.

Benefícios de fazer um MBA online 

Agora que você já sabe o que é um MBA online e como ele se diferencia no MBA tradicional, vamos abordar os principais benefícios de optar por essa modalidade de ensino:

Flexibilidade e conveniência

Um dos principais atrativos do MBA online é a flexibilidade que oferece. Os alunos têm a liberdade de estudar de onde desejarem, eliminando barreiras geográficas e permitindo conciliar trabalho e estudo

Isso é particularmente benéfico para aqueles que possuem agendas profissionais intensas, viagens frequentes ou outras responsabilidades que tornam desafiador frequentar aulas presenciais regularmente.

A flexibilidade do MBA online não se limita apenas ao cronograma, mas também à própria estrutura do curso. Muitos programas permitem que os alunos progridam no seu próprio ritmo, revisando materiais e participando de discussões conforme sua disponibilidade. Isso cria uma dinâmica de aprendizado adaptada às necessidades individuais, contribuindo para uma absorção mais efetiva do conteúdo.

Custo-benefício

Contrariando a ideia de que qualidade está atrelada a altos custos, o MBA online apresenta um excelente custo-benefício. Ao escolher essa modalidade, os alunos evitam gastos com transporte e alimentação, tornando a educação mais acessível.

A modalidade de ensino a distância permite a redução de custos operacionais, possibilitando que as instituições ofereçam mensalidades mais acessíveis, sem comprometer a excelência acadêmica.

Ampla variedade de especializações

Dentro do universo do MBA online, é possível encontrar uma vasta gama de especializações. Seja na área de gestão, finanças, marketing ou empreendedorismo, as opções são diversas, proporcionando uma educação personalizada e alinhada com as demandas do mercado de trabalho.

A possibilidade de escolher uma especialização que esteja diretamente relacionada aos objetivos profissionais do aluno contribui para um aprendizado mais direcionado e aplicável. Isso permite que o estudante desenvolva competências específicas que serão valiosas em seu desenvolvimento profissional.

Possibilidade de networking profissional

A natureza online do MBA facilita a interação e o networking com profissionais de diferentes partes do mundo, criando oportunidades valiosas de aprendizado, compartilhamento de experiências e conexões – pontos estes fundamentais para o desenvolvimento da carreira.

Os fóruns de discussão, projetos em grupo e eventos online promovem a colaboração entre alunos de diversas origens e culturas. Essa diversidade de perspectivas enriquece as discussões acadêmicas e amplia a visão dos estudantes sobre as práticas de negócios globais.

Equilíbrio entre vida profissional e pessoal

A flexibilidade oferecida pelo MBA online permite que os profissionais mantenham um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. É possível conciliar os estudos com o trabalho e compromissos familiares, permitindo uma abordagem mais holística do desenvolvimento profissional.

Aqueles já inseridos no mercado de trabalho aproveitam a oportunidade de avançar na carreira sem interromper suas atividades profissionais. A flexibilidade de horários e a possibilidade de estudar de qualquer lugar eliminam as barreiras que poderiam impedir o avanço acadêmico.

Reconhecimento e credibilidade 

Concluir a especialização e conquistar um certificado de MBA confere reconhecimento e credibilidade ao profissional. As habilidades adquiridas e a titulação obtida são valorizadas no mercado de trabalho, abrindo portas para novas oportunidades de carreira.

Desenvolvimento de habilidades práticas

O MBA online foca não apenas na teoria, mas também no desenvolvimento de habilidades de liderança práticas. Os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados imediatamente no ambiente de trabalho, proporcionando resultados tangíveis e impacto direto nas atividades profissionais.

Os projetos práticos, estudos de caso e simulações de negócios oferecem aos alunos a oportunidade de enfrentar desafios do mundo real. Essa abordagem prática fortalece a compreensão dos conceitos, prepara os profissionais para lidar com situações complexas no ambiente empresarial.

O futuro é online

O ambiente de negócios está cada vez mais globalizado e digital. Fazer um MBA online prepara os profissionais para esse cenário em constante evolução, proporcionando as habilidades e a mentalidade necessárias para se destacar em um mercado competitivo e dinâmico.

A transformação digital impacta diretamente as práticas de gestão e as estratégias empresariais. Estar atualizado com as tendências do mercado, as tecnologias emergentes e as melhores práticas globais é fundamental para o sucesso profissional a longo prazo.

Nesse contexto, a Trevisan oferece opções de especialização em MBA na modalidade online e na modalidade online ao vivo, entendas as diferenças:

  • MBA online – é ideal para quem busca praticidade, autonomia e comodidade.  Com aulas 100% online, o aluno pode estudar onde, quando e como quiser. Todas as aulas estão disponíveis no ambiente de aprendizagem 24 horas por dia, nos 7 dias da semana;
  • MBA online ao vivo – ideal para quem busca praticidade, autonomia e comodidade, mas prioriza o contato virtual com colegas e professores. Cerca de 20% do conteúdo do curso é composto por matérias online (assíncronas).

Para explorar mais sobre o universo do MBA online, visite o blog da Trevisan e se prepare para se destacar no mercado de trabalho globalizado. Acesse uma gama completa de informações e se aprofunde na variedade de programas oferecidos.