Os pilares da Governança

Quando falamos em Governança é comum relacioná-la à liderança de alto escalão dentro de uma empresa. Esse é o contexto no qual os demais níveis da hierarquia se alinham às práticas e comportamentos necessários. No entanto, é fundamental enfatizar que os princípios devem ser difundidos para toda a organização, respeitando suas respectivas estruturas.

Para aprofundar a importância desse tema, a newsletter deste mês traz informações sobre os pilares da Governança.

Para manter alto nível de competitividade, uma organização deve ter ambição clara em todos os níveis hierárquicos, alinhando decisões de curto, médio e longo prazo. Para evitar desvios, é determinante aplicar as melhores práticas de governança, fundamentadas em transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

O princípio crucial para fortalecer o pilar “G” é diversificar o conselho administrativo, priorizando a inclusão em termos de gênero, orientação sexual, etnia/raça, origem, entre outros marcadores sociais. Essa diversidade contribui para soluções inovadoras e compreensão ampla das demandas dos stakeholders.

Outro ponto importante é a transparência no desempenho ESG das corporações, permitindo que as partes interessadas monitorem sua atuação com base em dados confiáveis e sempre consolidando compromissos.

O princípio ligado à ética dentro da governança deve abordar dilemas que permeiam todos os setores, ressaltando a importância de privilegiar um capital humano diverso e inclusivo, coibindo assédios e assegurando remunerações justas.

A formação de comitês especializados visa não apenas propor soluções inovadoras e captar dados, mas também fornecer análises que orientem decisões confiáveis do conselho de administração. Isso contribui para fortalecer o pilar “G”, além de promover o engajamento de novos talentos.

O ecossistema de governança está impactando vários setores econômicos, incentivando práticas sustentáveis e responsáveis. As empresas devem estar atentas às demandas do mercado e às expectativas dos stakeholders, investindo em políticas e práticas de governança adequadas para construir uma imagem positiva e confiável, resultando na valorização do negócio.

Curso ESG da Trevisan Escola de Negócios

O tema acima faz parte das aulas da Trevisan Escola de Negócios, que faz você viver o aprendizado na prática. Em nossa grade de cursos, oferecemos o MBA Executivo em ESG e Impact e o Negócios, Sociedade e ESG, fundamentais para que profissionais possam implementar fatores ambientais, sociais e de governança no meio corporativo. Confira a grade completa aqui.