ESG e o marketing responsável
Já parou para pensar que o marketing das marcas que abraçam o ESG vai muito além da simples produção de posts em datas comemorativas, como o Dia do Meio Ambiente? Quando é incorporado de forma eficaz no cotidiano das marcas, as práticas de ESG se transformam em algo intrínseco à sua identidade e cultura empresarial, mostrando ações tangíveis que transcendem a esfera da publicidade e do marketing e refletem manifestações concretas de compromisso com causas maiores.
A aposta no ESG torna a marca socialmente relevante e gera vantagem competitiva. No entanto, é imperativo que seja incorporado à cultura da empresa e os executivos compreendam sua ligação direta com o marketing, fazendo com que as estratégias de comunicação e publicidade se concentrem em valores que estejam de fato relacionados ao negócio.
A transparência desempenha um papel crucial na comunicação dos processos ESG. Qualquer tentativa de ‘maquiar’ a realidade pode resultar em crise de imagem, dada a constante conectividade do mundo atual. Alegar ter valores socioambientais apenas como parte de uma estratégia de marketing, sem efetivamente implementá-los, caracteriza o chamado “greenwashing” (lavagem verde).
Algumas empresas realizaram ações superficiais no passado, mas que não faziam parte da cultura organizacional, a exemplo das que lançaram produtos “verdes”, como estratégia de marketing, mas que representavam uma parcela insignificante das vendas e não refletiam verdadeiro compromisso com a sustentabilidade em outros aspectos.
Ao comunicar as ações ESG, a clareza e objetividade são essenciais. As campanhas devem ser compreensíveis tanto para acionistas quanto para funcionários e consumidores, enfatizando a integração da responsabilidade ambiental e social na busca por um negócio mais eficaz e inteligente. Visto que as interações de consumo atualmente se fundamentam, principalmente, em conexões emocionais e no relacionamento entre cliente e marca, essa abordagem contribui significativamente para atrair um público mais amplo e engajado.
O ESG representa poderosa ferramenta para fidelização do cliente, pois envolve ações de curto prazo com impacto a longo prazo, moldando a jornada do cliente em relação aos produtos e serviços oferecidos. Quando esses dois aspectos se combinam harmoniosamente, frequentemente resultam em um notável aumento no Lifetime Value (LTV).
Para aproveitar ao máximo o potencial de atração e fidelização que o ESG oferece, é crucial garantir que seus canais estejam preparados para uma campanha consistente. Isso implica não apenas em apresentar produtos, mas também comunicar de forma transparente o que ocorre na empresa de dentro pra fora.