As vantagens do e-commerce

O e-commerce ajudou um grande número de empresas a sobreviver ao difícil período da pandemia, chegando mesmo a crescer e ampliar suas operações. De sua parte, os clientes, especialmente os consumidores, mudaram seu comportamento de compra e hoje consideram o comércio eletrônico mais eficiente do que as lojas físicas. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o número de lojas virtuais brasileiras cresceu 6,82% e de 2021 para 2022 e o faturamento, nesse período aumentou 5%.  Foram cerca de 368,7 milhões de pedidos, com um ticket médio de R$ 460 por cliente no ano passado e as expectativas para 2023 é a de que o faturamento do e-commerce cresça 9,5%, podendo atingir os R$186 bilhões ao fim do ano. O gerenciamento do comércio on-line é semelhante ao dos negócios tradicionais, mas certamente trata-se de uma operação com menor risco para os empreendedores, uma vez que requer menos investimento, envolve menos custos fixos amplia consideravelmente a base geográfica de clientes. Tudo isto aumenta a margem de lucro do empreendedor, sem falar na possibilidade de criação de uma base de dados preciosa para sustentar estratégias de negócio.

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