Impactos da economia global

O relatório “Perspectivas Econômicas Globais”, divulgado pelo Banco Mundial em junho, indica uma desaceleração de 3,1% para 2,1% na economia global em 2023, o que eleva o risco de estresse financeiro dos mercados emergentes e das economias em desenvolvimento. Nestes últimos – com exceção da China -, o crescimento econômico deve cair de 2,6% em 2022 para apenas 0,7% neste ano, devendo permanecer bastante fraco em 2024. Entre outros fatores, a inflação elevada da Zona do Euro e a dívida crescente dos EUA são dois dos principais complicadores que estão dificultando a vida dos países emergentes. Este é um dos muitos exemplos de como a globalização da economia afeta diretamente o desempenho dos países ao redor do mundo e como intercorrências aparentemente desconexas da realidade local interferem até mesmo na formulação de políticas monetárias e fiscal. Para as organizações, compreender, analisar, traçar cenários e perspectivas e prever o andamento da economia global é crucial não apenas para manter suas relações de comércio internacionais como também para antecipar tendências nos mercados domésticos e se preparar para elas.

Quer saber mais? Acesse já o link na bio!