Tributação e a agenda ESG

Uma das maiores contribuições das empresas à sociedade é o pagamento de tributos (impostos), uma vez que são eles que financiam a prestação de serviços e obras públicas pelos governos.  É por isso que a tributação deixou de ser assunto exclusivo do compliance e das autoridades fiscais, estando cada vez mais integrado à agenda ESG. Stakeholders pedem cada vez mais transparência na medição e divulgação  de planos e avanços das pautas ESG pelas empresas, a ponto de que, hoje, essas pautas já se configuram em um importante componente estrutural do desempenho geral dos negócios. Tanto que o padrão GRI 207 – Tax integra as demonstrações de despesas tributárias à agenda ESG, exigindo que as equipes fiscais estejam alinhadas com a estratégia de sustentabilidade de sua organização. Hoje, o pagamento de tributos é um elemento crítico do “S” e do “G”, podendo ser também do “E” da agenda ESG. A pesquisa Tax ESG da consultoria PwC mostra que embora 75% das empresas ainda não ofereçam informações tributárias em seus relatórios de sustentabilidade, 81% delas consideram os incentivos fiscais relevantes ou muito relevantes para a implementação de práticas ESG.
Quer saber mais? Acesse já o link!