Inteligência emocional
Inteligência emocional. A expressão (e a organização do conceito) foi disseminada no livro de Daniel Goleman, publicado em 1995. Trata-se da capacidade de perceber, controlar e avaliar emoções e, partir disso, desenvolver autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e habilidades capazes de, entre outras coisas, aprimorar os skills de liderança. Ou seja, inteligência emocional é uma das aptidões que sustentam o sucesso profissional. Muitos pesquisadores acreditam que a inteligência emocional é inata. Mas sabe-se que ela pode ser desenvolvida e sua prática melhora os processos de tomada de decisões, aumenta a resiliência, coloca o foco em soluções e não nos erros, permite otimizar o tempo e a produtividade, possibilita relacionamentos mais saudáveis e empáticos melhora a autoestima e conduz à conquista de objetivos. Segundo Daniel Goleman, 80% do sucesso das pessoas estão relacionados ao desenvolvimento da inteligência emocional.
Saiba mais no nosso curso Inteligência Emocional.