Análise de métricas
Como você sabe se seu projeto ou sua estratégia estão no rumo certo? Não, esta não é uma área onde o feeling funcione. O desempenho do negócio, do projeto, o resultado da estratégia é avaliado a partir da análise das métricas de desempenho, ou seja, o conjunto de indicadores relacionados com os objetivos que se quer alcançar – os famosos KPIs, Key Performance Indicators. Retorno sobre investimento (ROI), custo de captação de clientes (CAC), market share estão entre os KPIs mais usados, mas é desejável escolher um conjunto específico de métricas, entre o oceano de dados à disposição, conforme as especificidades de cada projeto ou estratégia. Porque é a partir da análise e acompanhamento desses indicadores que se consegue monitorar a evolução do trabalho e avaliar o que está funcionando e o que precisa ser corrigido, alterado ou abandonado. Existem muitos softwares de análise disponíveis para esse trabalho, mas é bom lembrar que os relatórios gerados só têm valor se forem interpretados corretamente e transformados em insights.
Saiba mais no nosso MBA em Gestão Financeira.