O Sucesso do Marketing de Conteúdo

Quando se fala em marketing de conteúdo, imediatamente pensamos em blogs, podcasts, redes sociais etc. A verdade é que, embora seja presença obrigatória nas estratégias, o marketing de conteúdo tem mais de 100 anos e é uma das ações mais cativantes do mercado. É fácil entender porque: ele cria e estreita o relacionamento do público com as marcas antes de qualquer ação de venda, conquistando engajamento e fidelidade sem que o cliente se dê conta. A primeira ação de marketing de conteúdo registrada foi feita pela fabricante de máquinas agrícolas norte-americana John Deere, em 1895, com a publicação da revista “The Furrow”, que falava sobre agricultura. Em 1900, a fabricante de pneus Michelin quis estimular as pessoas a usarem seus carros para ir a restaurantes (e assim consumir pneus) e criou o mais importante guia gastronômico do mundo, o Guia Michelin.  No Brasil, entre centenas de cases de sucesso, alguns ainda moram no coração do público, como o Almanaque do Biotônico Fontoura, lançado em 1920 e editado por ninguém menos que Monteiro Lobato, que criou o famoso personagem Jeca Tatu especialmente para publicação – em 1982 a tiragem do Almanaque foi de 100 milhões de exemplares. O Livro de Receitas União, lançado em 1960, é item de coleção e tem suas edições disputadas em sebos de todo o País. E o Guia Quatro Rodas, lançado em 1965 e editado até 2014, foi o companheiro obrigatório de todos os viajantes.


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