Megaeventos
Está certo que o Qatar tem reservas suficientes para investir US $220 bilhões na realização da Copa do Mundo de Futebol deste ano (valor estimado) — 19 vezes mais que o evento no Brasil em 2014 e 15 vezes mais que o da Rússia, em 2018. Imagine de alguma coisa der errado? Um megaevento como a Copa não pode ter falhas, especialmente em sua edição mais cara da história. No entanto, não é a quantidade de investimento que garante o sucesso do maior produto de entretenimento já criado. Articular e acomodar interesses e responsabilidades de governos, Fifa, comitês desportivos locais, seleções e mídia – sem falar nos negócios diretamente envolvidos, como indústria e comércio, marketing, etc. – não tem precedentes em outras atividades. Em 2014, a Copa do Mundo do Brasil injetou mais de US $30 bilhões na economia do País e o lucro da Fifa chegou a US $141 milhões. Neste ano, o contexto geopolítico insere ainda mais componentes na administração desse meganegócio.