Comunicação assertiva
comunicação é o ato de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra em troca (dicionário Houaiss). Só isso. O problema começa quando a mensagem transmitida não é a mesma recebida. Ou, como disse Cecília Meirelles, na diferença entre o que se diz e o que se entende. Por isso é essencial o desenvolvimento do que se chama de comunicação assertiva, ou seja, a habilidade de transmitir uma mensagem com clareza e objetividade, de modo a assegurar que o outro compreendeu e – sucesso total – assimilou o que foi transmitido. Para esse processo acontecer, algumas atitudes são imprescindíveis. A mais importante é conhecer e compreender o contexto e a linguagem das pessoas para quem se vai falar – seja pessoalmente, seja por escrito ou por meio eletrônico. Isso permite não apenas escolher palavras, tom de voz e jeito de falar adequados, mas também a manter o clima de respeito e colaboração. Por outro lado, uma comunicação ineficiente pode estar na raiz dos problemas de execução de processos e certamente é responsável por destruir o bom clima organizacional.