Já ouviu falar em Kanban?
Você já ouviu falar de Kanban mas não sabe exatamente para que serve? Basicamente, o Kanban é um sistema de gestão muito simples que cria um fluxo de trabalho organizado e flexível. Ele permite observar todas as etapas do projeto e o trabalho que está sendo realizado em cada uma, identificando possíveis gargalos e permitindo correções pontuais. É uma das ferramentas mais usadas em programas de metodologias ágeis.
Por causa de sua simplicidade, o Kanban apresenta resultados rápidos, sem exigir mudanças drásticas de processos ou de equipe. O método é visual – Kanban, em japonês, significa exatamente “cartão” – e consiste em organizar em um quadro o fluxo pré definido de tarefas, limitando, ao mesmo tempo, a quantidade de trabalho em andamento – Work in Progress, ou WIP. Em sua configuração mais básica, é organizado em colunas nas quais cartões descrevem as tarefas a fazer, as tarefas em andamento e as tarefas concluídas, mas aceita outras colunas que forem necessárias. E embora tenha nascido no ambiente corporativo, ele pode ser usado até mesmo para seus projetos pessoais.