Nunca é cedo ou tarde demais para planejar sua carreira!

Tive a grande honra de ser convidada a fazer parte do Blog da Trevisan e espero contribuir bastante com textos, indicações de artigos, livros e respostas às perguntas de vocês.

Como estamos no início do ano, esta é uma ótima hora para começar a planejar sua carreira. Para que você consiga um bom emprego ao terminar os estudos todos os livros que já li trazem a mesma recomendação: comece cedo! O fato é que muitas pessoas sabem disso e estão se preparando desde o início, mas outras não. O que fazer neste caso? COMECE ONDE ESTIVER. Nunca é cedo ou tarde demais para começar.

Seguem abaixo alguns pontos importantes para o início e desenvolvimento de sua carreira:

–       Desenvolva seu network (ou rede de relacionamentos).

A Trevisan iniciou oficialmente em 2009 o Alumni, grupo de alunos que já passaram pela faculdade mas que têm interesse em continuar em contato com a escola, professores e novos alunos. Esta é uma excelente oportunidade para todos, mas principalmente para aqueles que estão se formando este ano. Não deixe de se cadastrar no grupo Alumni Trevisan no Linked In.

–       Refaça (ou faça já!) seu CV. Se ainda não aconteceu, em breve você estará conversando com alguém sobre seus planos de trabalhar ou mudar de emprego e a pessoa dirá: “Que ótimo! Me mande seu CV e encaminharei para um amigo e para o RH da minha empresa.” Excelente oportunidade! Não garante nada, mas já é um bom começo. Mande seu CV imediatamente, não deixe passar o tempo pois pode parecer falta de interesse.

Como??? Você não tem um CV bem feito, ou ele não está atualizado? Não deixe isso acontecer. Mantenha seu CV sempre atualizado e se precisar peça ajuda a um profissional para orientá-lo ou fazer uma revisão com você.

–       Yes, you can. Sí, se puede. Caso ainda não saiba um segundo idioma, é hora de aprender. Você pode e deve dar grande importância a isso pois, hoje em dia, com a globalização e competição no mercado de trabalho, falar mais que um idioma já é pré-requisito em várias empresas multinacionais – e nacionais também! O idioma mais pedido é o ingles, mas vários outros também são importantes. Se você já sabe espanhol, alemão, mandarim, francês ou outros está de parabéns. Quanto mais, melhor. Sorte dos suíços, que crescem falando alemão, francês e italiano, e ainda aprendem logo o inglês como lingua estrangeira!

Fernanda Lopes de Macedo Thees