As mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço e por aqui não poderia ser diferente!

Neste Dia Internacional da Mulher, preparamos um conteúdo sobre a presença feminina na Trevisan. As mulheres estão conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e por aqui não poderia ser diferente. Elas dominam as salas de aula — mesmo que virtualmente —, sejam como estudantes, no corpo docente e na coordenação dos cursos.  

Hoje, temos mais de 1.473 matriculadas nos cursos da Trevisan Escola de Negócios. Para compartilhar todo o ensinamento e experiências dos cursos, contamos com mais de 14 professoras. As mulheres também estão presentes na coordenação dos cursos, hoje temos 6 coordenadoras. E, na parte administrativa, contamos com 23 colaboradoras

Os dados são significativos e a nossa ideia é que ao longo dos anos, a presença feminina na Trevisan cresça ainda mais! Queremos ver as mulheres ocupando cada vez mais os cargos de liderança e conquistando ainda mais espaço no mercado de trabalho. 

Presença feminina nas universidades!

Além da forte presença feminina na Trevisan, as mulheres são maioria dentro das universidades brasileiras. Isso porque, de acordo com os dados divulgados no ano de 2018, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as mulheres representam 57% do total de matrículas. 

A presença feminina nas universidades não para de crescer, no ano de 2020 o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contou com 59,5% do total de mulheres inscritas, na faixa etária de 21 a 30 anos. 

Luta das mulheres!

Houve muita luta para que as mulheres pudessem conquistar os cargos que ocupam hoje — vale lembrar que ainda não terminou e tem muito espaço para ser conquistado —. 

Durante o século XIX, as mulheres almejavam por melhores condições de vida, trabalho e por igualdade social. Em maio de 1908 nos EUA, elas se uniram para lutar pela igualdade na economia e política no país. Frente a esse acontecimento histórico, foi celebrado o primeiro Dia da Mulher

Dia Internacional da Mulher

Frente às lutas, no ano de 1921, em 8 de março, foi considerado oficialmente o Dia Internacional da Mulher. Porém, a data só passou a ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 50 anos depois, em 1975.

Conquistas das mulheres!

Para enaltecer ainda mais a presença feminina e fazer com que as mulheres conquistem ainda mais espaço na sociedade, separamos 5 livros para mulheres empreendedoras, são eles:

1 – Empreendedorismo Feminino – Mulheres de Alto Impacto – Editora Gregory

O livro apresenta o dia a dia de 28 mulheres que lutam para conciliar a vida profissional, pessoal e suas conquistas. O ponto comum entre elas está na resiliência de enfrentar todos os problemas que a vida apresenta. 

2 – Empreendedorismo Criativo – Mariana Castro – Editora Portfolio Penguin

A autora busca despertar a criatividade das mulheres e faz com que elas busquem possibilidades naquilo que acreditam. Além disso, apresenta empresas e produtos que cresceram com essa visão.

3 – Extraordinárias: Mulheres que Revolucionaram o Brasil – Aryane Cararo e Duda Porto de Souza – Editora Companhia das Letras

Relata a trajetória da Maria da Penha, Bertha Lutz e de tantas outras mulheres que lutaram, enfrentaram e conquistaram seus direitos. Além de relatar todas essas histórias, também mostra a força da luta das mulheres brasileiras. 

4 – Faça Acontecer: Mulheres, trabalho e vontade de liderar – Sheryl Sandberg – Editora Companhia das Letras

Durante a leitura, a autora busca incentivar as mulheres a conquistarem seus objetivos e se arriscarem sem medo em busca do que elas acreditam. Além disso, apresenta o porquê da carreira feminina continuar estagnada. 

5 – Manual da CEO: As Estratégias Essenciais Das Mulheres Bem-sucedidas – de Sharon Hadary e Laura Henderson

As autoras criaram um manual sobre como ser um gestora, além de apresentar a realidade feminina em um cargo de liderança. A obra é ótima para as mulheres que buscam pelo crescimento profissional. 

Feliz Dia Internacional das Mulheres!

Gostou das sugestões de livros que indicamos para você? Caso tenha algum título bem especial e queira compartilhar conosco, deixe o nome nos comentários do artigo!

Nós, da Trevisan Escola de Negócios, desejamos excelente Dia Internacional das Mulheres, gostaríamos de parabenizar cada uma de vocês! Conte sempre conosco, estamos nessa luta com vocês! 🌹