Com o fim do ano chegando, cria-se aquela expectativa para o recebimento do décimo terceiro salário. Mas atenção! Para aqueles que tiveram o contrato de trabalho suspenso durante a pandemia do corona vírus, pode haver alteração no valor do benefício. Portanto, antes de programar de que forma irá gastar o dinheiro é bom fazer os cálculos.

É fato que alguns acabam aproveitando o benefício para fazer as compras de Natal, outros acabam quitando algumas dívidas e, ainda, há aqueles que investem todo o valor em sua carteira de investimentos. Qual seria a melhor forma de utilizar esse dinheiro?

A regra é uma só: se programar! Ao receber o décimo terceiro, faça um filtro afim de definir as suas prioridades. É indicado que, primeiramente, pague todas as suas dívidas e contas pendentes ou reserve para as contas daquele mês que você acredita que possa atrasar, como por exemplo, aquelas contas típicas de início de ano, como IPVA, IPTU, matrícula escolar e etc. O próximo passo, caso sobre dinheiro, é importante que você invista pensando no futuro, afim de alcançar seus objetivos, como aquelas férias dos seus sonhos, um carro novo, a casa própria ou, simplesmente, pensando em sua aposentadoria. Depois de passar por essas duas etapas do filtro, se ainda sobrar dinheiro, o ideal é que gaste com as coisas que você realmente goste e lhe dê prazer, seja um jantar em bom restaurante ou a aquisição de algum bem ou serviço que tanto desejava.

Sendo assim, coloque no papel tudo o que você ganha, quanto você gasta e para onde vai esse dinheiro. Com certeza essas dicas irão te ajudar a controlar seu orçamento e planejar o seu futuro, além de te deixar mais preparado para os imprevistos e, acredite, eles sempre aparecem.

Prof° Rodrigo Siviéri