4 dicas para aplicar contabilidade gerencial na sua empresa!

A Contabilidade como conhecíamos antigamente não existe mais… E ainda bem! As Ciências Contábeis deixaram de ser um mero instrumento de registro patrimonial e apuração de tributos e passou a ser tática e estratégica. O fato é que cada vez mais os gestores compreendem o verdadeiro poder que a contabilidade tem de apoiar a tomada de decisão nas empresas.

Mas afinal, qual a diferença entre a Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira? A financeira está muito mais voltada aos registros dos fatos contábeis e financeiros para o público externo enquanto a gerencial compila informações de toda a empresa, tais como custos, estoques, financiamentos entre outros e desenvolve relatórios para o público interno.

Vale lembrar que a gestão eficiente de qualquer empresa está diretamente relacionada com uma sólida estrutura financeira e de capital. Neste sentido, confira algumas dicas de como aplicar na prática a contabilidade gerencial na sua empresa:

Excesso de estoque – Como já diziam os pensadores contábeis na antiguidade: “Dinheiro no estoque é dinheiro parado”. É necessária uma correta calibragem entre o que vende e o que se compra/fabrica. O ciclo operacional da empresa deverá estar corretamente estruturado com o ciclo financeiro.

Análise do custo do produto vendido – O empresário imagina muitas vezes que um determinado produto, por ser o de maior giro/vendas, é necessariamente o de maior lucratividade, o que não é verdade. A análise do custo versus preço de venda deverá ser rigorosa e estar diretamente relacionada com a estrutura de custos fixos e indiretos da empresa.

Fonte de financiamento e caixa – A empresa dobrou o faturamento e o lucro diminuiu, como isso é possível? Acredite! Não só é possível, mas é responsável por mais de 80% do índice em falências das empresas. Ela quebra não por falta de receita e sim por falta de administração das fontes de financiamento e do fluxo de caixa.

Política de orçamento – Esse é um ponto determinante e crucial para o desenvolvimento da empresa. Com o orçamento empresarial a empresa poderá prever possíveis necessidades e estar preparada para eventuais situações adversas, pois já terá os cenários devidamente previstos e calculados.

A contabilidade gerencial é imprescindível para empresas de qualquer tamanho e segmento. Através dela você adquire todo o controle necessário para administrar seu negócio de forma eficiente para obter resultados cada vez mais eficazes.

Prof. Cristiano de Souza Corrêa é Contador, consultor nas áreas contábil, tributária e financeira, graduado e mestre em Ciências Contábeis e Controladoria pela PUC/SP. Atualmente é Coordenador do curso de graduação e Professor de graduação e pós-graduação da Trevisan Escola Superior de Negócios. Leciona no curso de Administração de Empresas do Centro Universitário São Camilo. É pesquisador na área de Inteligência de Negócios (Business Intelligence), palestrante e conferencista.